terça-feira, 18 de setembro de 2012

Cartilha de Saúde do Trabalhador direcionada a Agentes Comunitários


Falando em Saúde do Trabalhador tivemos um ganho importante este ano na Atenção Básica, foi publicada uma nova Cartilha direcionada a Agentes Comunitários, esta foi elaborada através de uma experiência no Município de Betim, MG sobre as ações de Saúde do Trabalhador com ênfase em conceitos e principalmente com estratégias de inserção de ações de Saúde do Trabalhador na Atenção Primária de Saúde, no SUS.
Essa cartilha reforça os processos de Educação Permanente dos ACS e o desenvolvimento de seu trabalho junto às equipes de saúde.
Nosso cenário hoje é claro, temos uma grande dificuldade que as equipes incorporem de fato as ações que visem promoção, proteção, vigilância e assistência como um todo, pois sempre prevalece a Assistência/Curativa. Gestões fragilizadas, voltadas para o imediatismo, bem como a falta de organização no processo de trabalho das equipes impedem o planejamento e acompanhamento das execuções. Esta cartilha resgata o que foi perdido, ensina como fazer um reconhecimento da população, evidenciando que o usuário pode ser um trabalhador, que seu trabalho pode ser um determinante para o seu adoecimento (processo saúde-doença), que podemos construir um perfil dos processos produtivos na área de abrangência e avaliar com a equipe  possíveis riscos e danos para a saúde dos trabalhadores, da população e do ambiente, permitindo assim elaborar estratégias de intervenções . 

Você poderá ter acesso à cartilha, através do link abaixo:

Boa leitura!!! Boas reflexões!