quinta-feira, 25 de abril de 2013

Sobre 28 de abril


711 mil acidentes, 2.844 mortes e 14.811 incapacitados permanentes – Os números impressionantes dos acidentes de trabalho no Brasil.

Os dados acima, se ocorridos em um mesmo dia, seriam dados de uma tragédia que choraria o mundo. O fato é que esses dados se concentram em um único ano. Eles são resultado de estatísticas oficiais do Ministério da Previdência Brasileira de 2011. O panorama em 2012 não difere muito. Todos os anos são gastos em nosso País bilhões em recursos públicos com os acidentes do trabalho. Somente em 2008 foram R$ 46 bi, com assistência médica, benefícios por incapacidade temporária ou permanente, e pensões por morte de trabalhadores vítimas das más condições de trabalho.
Em Marília, segundo dados do SINAN e FINAT – banco de notificações de acidentes de trabalho - em 2012 foram registrados 2.468 ocorrências entre acidentes de trabalho ou doenças decorrentes de atividades laborais, sendo 247 acidentes graves e 06 fatais.
  Essa ocorrência atinge principalmente os homens, somando 73% dos casos notificados. Os acidentes acontecem na execução de tarefas típicas do trabalho, ou seja, tarefas cotidianas principalmente na primeira hora da jornada de trabalho ou após sete horas. A faixa etária mais acometida está entre 20-29 anos, que em geral sofrem lesões em mãos por esmagamento ou compressão. O ramo das atividades em que mais ocorrem acidentes são: a indústria de transformação (metalurgia e produtos alimentícios), seguidos pelo comércio e a construção civil. 
Devido a números como esse, que motiva o mundo todo no dia 28 de abril: Dia Internacional em memória às vítimas de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, a uma reflexão. É importantíssimo que saibamos os números reais das ocorrências com saúde e segurança dos trabalhadores, para que possamos agir preventivamente para evitar novas perdas. Fique atento em Marília em caso de risco de acidentes de trabalho, você pode informar pelo telefone 0800 7706510 ou 3413-4975 ou indo pessoalmente ao CEREST REGIONAL localizado na Rua Sergipe, nº. 895.

Profissionais do CEREST no Fórum Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados


       

           As profissionais da Equipe do Cerest: Camila C. Ribeiro (Terapeuta Ocupacional), Carla C. A. Bazzo (Técnica de Enfermagem) e Cristiane I. O. Fujinaga (Fisioterapeuta) estiveram presentes no encontro  do Fórum "Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados", que ocorreu dia 24 de abril no Hospital das Clínicas de São Paulo.  




Acesse o link abaixo para conhecer dados do curso e materiais:
Fórum Acidentes do Trabalho: Análise, Prevenção e Aspectos Associados