terça-feira, 30 de setembro de 2014

Sobre o 1º Seminário de Avaliação e Acompanhamento dos Cursos de Saúde do Trabalhador (SP)

Como parte das atividades de formatura do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, ocorreu entre os dias 24 e 25 de setembro,  o 1º Seminário de Avaliação e Acompanhamento dos Cursos de Saúde do Trabalhador na modalidade a distância dos municípios de São PauloO objetivo do seminário foi apresentar os trabalhos de conclusão de curso (TCC) desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso. Para isso, foram escolhidos três temas centrais de discussão, sendo eles: Vigilância em Saúde do Trabalhador; Avaliação do perfil produtivo dos municípios; e Reabilitação dos trabalhadores, com foco na prevenção da incapacidade prolongada. Ao todo 31 trabalhos de alunos foram expostos entre os dois dias de evento. 
O CEREST participou do evento, representado por Cristiano Marques Engenheiro de Segurança do Trabalho do CEREST que expôs o banner resultante de seu trabalho de conclusão do curso de Especialização em Saúde do Trabalhador.
Também foram expostos no Seminário o trabalho de Nastássia Uchiama A. Lopes (fisioterapeuta do CEREST) e Rogério Haber Badiz (ortopedista do CEREST) que também concluíram a especialização e através desta exposição apresentaram o resultado de seus trabalhos de conclusão de curso. Confira as fotos do evento de algumas mesas de discussão do evento: 








sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Sobre o IV Encontro Regional de Saúde do Trabalhador

Parte externa do folder de divulgação

Parte interna do folder de divulgação


É com imenso prazer que divulgamos a realização do nosso IV Encontro Regional de Saúde do Trabalhador. Seu tema foi cuidadosamente escolhido, para que o encontro seja um momento de reflexão que permita maior integração das ações das vigilâncias: sanitária, epidemiológica e ambiental para a realização das ações em saúde do trabalhador previstas na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora a serem executadas por essas instâncias vigilantes. 

Como o intuito é fortalecer e integrar vigilâncias e CEREST na realização de ações em Saúde do Trabalhador, o evento é totalmente dirigido à técnicos das vigilâncias sanitárias, epidemiológicas e ambientais dos 31 municípios pertencentes a área de atuação do CEREST Regional Marília.

Foram convidados por tanto, representantes dessas vigilâncias dos municípios de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Bernardino de Campos, Campos Novos Paulista, Canitar, Chavantes, Echaporã, Espírito Santo do Turvo, Fernão, Gália, Garça, Guaimbê, Guarantã, Ipaussu, Júlio de Mesquita, Lupércio, Marília, Ocauçu, Óleo, Oriente, Oscar Bressane, Ourinhos, Pompéia, Quintana, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Timburi, Ubirajará, Vera Cruz e Marília. 

O evento será realizado no dia 09 de Outubro de 2014, às 08:00h nas dependências do Alves Hotel em Marília, espaço já conhecido dos frequentadores de evento e parceiros de trabalho do CEREST.
Na mesa de discussão estarão presentes Simone Alves dos Santos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador em São Paulo. 
Simone, é uma figura querida e presente nas ações mais importantes do CEREST, já esteve em Marília em outros eventos que fizemos, nos apoiou na execução da Especialização em Saúde do Trabalhador realizada pelo CEREST e Fiocruz, assim como é presente mesmo à distância com orientações técnicas sempre que necessário.   

Desta vez, Simone divide a mesa com Luiz Sérgio Ozório - que se dedica a ao estudo e ações quando aos riscos à saúde ambiente e meios urbanos - e José Carlos do Carmo (Kal) - importante ator nas ações e discussões de saúde do trabalhador no país. 
Sem dúvidas o evento contribuirá para o fortalecimento da rede de vigilância em saúde do trabalhador que o CEREST Regional Marília busca articular. 

Nós do CEREST contamos com a participação de todos os parceiros da região, em caso de dúvidas, entrem em contato com CEREST (14)3413-4975.

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Catadores de material reciclável - Os riscos da atividade


         A reciclagem é uma atividade sustentável, que vem ganhando cada vez mais importância no Brasil. No entanto, os catadores de material reciclável, principalmente os autônomos, que não estão diretamente ligados a cooperativas e associações, ainda são um elo frágil dessa cadeia produtiva. Este vídeo mostra a precariedade das condições laborais desses trabalhadores e traz as recomendações da Fundacentro para minimizar os riscos na atividade e dar mais dignidade aos catadores.


 
 
 
 

Saúde do Trabalhador: ENSP forma mais de 400 alunos

 (Publicada em

"Como parte das atividades de formatura do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, entre os dias 24 e 25 de setembro, ocorre o primeiro Seminário de Avaliação e Acompanhamento dos Cursos de Saúde do Trabalhador na modalidade a distância dos municípios de São Paulo. Coordenado pela pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Rita Mattos, o curso visa formar profissionais em Saúde do Trabalhador para apoiar a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde, com ênfase na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). Desenvolvido em 16 municípios do Estado de São Paulo, ao todo formará cerca de 450 especialistas em Saúde do Trabalhador. [Entre estes municípios, está Marília, que através do CEREST Regional e do apoio dos municípios de sua área de abrangência também participou deste grande projeto de especialização em Saúde do Trabalhador.]
O objetivo do seminário é apresentar os trabalhos de conclusão de curso (TCC) desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso. Para isso, foram escolhidos três temas centrais de discussão, sendo eles: Vigilância em Saúde do Trabalhador; Avaliação do perfil produtivo dos municípios; e Reabilitação dos trabalhadores, com foco na prevenção da incapacidade prolongada. Cada tema contará com a apresentação oral de quatro trabalhos de conclusão de curso, além de presença do orientador de aprendizado de alguns municípios nos quais o curso foi ofertado. As apresentações acontecerão também em formato de pôster. Ao todo 31 trabalhos de alunos serão expostos entre os dois dias de evento. A exposição de pôsteres ocorrerá das 11h30 às 12h30 em ambos os dias.

A abertura do evento está marcada para as 9 horas e contará com a participação da coordenadora do curso, Rita Mattos, e de pesquisadores do Cesteh/ENSP; da representante da Divisão de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Simone Alves do Santos; além do coordenador da Coordenação Geral em Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Jorge Machado. Na palestra de abertura do seminário será abordado o Panorama da Saúde do Trabalhador no Contexto da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador.

O primeiro tema a ser apresentado será a Vigilância em Saúde do Trabalhador e contará com a exposição do pesquisador do Cesteh e do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (DHIS/ENSP), Luis Carlos Fadel de Vasconcelos. Em seguida ocorrerá a apresentação de quatro TCC’s relacionados ao tema. Na manhã do dia 25 de setembro a Avaliação do perfil produtivo dos municípios será o tema em debate. A palestra será ministrada pelo orientador de aprendizagem do município de Presidente Prudente, Raul Borges Guimarães, e posteriormente os alunos apresentaram seus trabalhos. Além disso, o orientador de aprendizagem do município de Osasco, Vilton Raile, fará um relato sobre o processo de construção dos trabalhos de conclusão de curso do município.

O terceiro e último tema em questão será a Reabilitação dos trabalhadores, com foco na prevenção da incapacidade prolongada. O tema será exposto pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Monica Angelim Gomes de Lima, seguido da apresentação dos alunos. A última atividade prevista para o seminário é a apresentação do Programa de Formação e Qualificação em Saúde, Trabalho e Ambiente, proferida pela coordenadora nacional do curso, Rita Mattos. O Programa será apresentado também durante o 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (Sibsa) que ocorrerá de 19 a 22 de outubro em Belo Horizonte – Minas Gerais.

Sobre o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana nos municípios de São Paulo

Uma das atribuições da Política Nacional de Saúde do Trabalhador é promover a formação e a capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A Escola Nacional de Saúde Pública, como parte integrante da iniciativa, vem atuando na qualificação dos profissionais do SUS, em diversas regiões do país, com a Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGESAT/SVS). Entre as regiões de atuação está o Estado de São Paulo. O curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, no acordo do Estado de São Paulo, foi oferecido a 16 municípios, sendo eles: Mauá; Araraquara; Itapeva; Indaiatuba; Marília; Franca; São João da Boa Vista; Jundiaí; Bauru; Ribeirão Preto; Bebedouro; Franco da Rocha; Osasco; Presidente Prudente; Sorocaba; e Cruzeiro.

Segundo a coordenadora do curso, o projeto é de extrema importância, pois se trata do primeiro realizado em nível Estadual, resultando em novos especialistas em Saúde do Trabalhador. “Esse curso vem reforçar uma política pública de formação e fortalecimento da Renast. Na época do convênio, o gestor de São Paulo, Francisco Drummond Marcondes de Moura, entendeu que não haveria outra maneira de capacitar os profissionais senão por um macroprojeto como este curso a distância. Hoje estamos formando cerca de 450 especialistas, um número bastante exitoso para um curso a distância”, destacou Rita Mattos."

Além da participação no projeto de Especialização em Saúde do Trabalhador à distância, o CEREST Regional Marília, participou do Seminário. 
Solicitamos aos melhores autores dos melhores Trabalhos de Conclusão da Especialização que participassem do Seminário com banners. O CEREST também esteve presencialmente no evento, representado por Cristiano Marques Engenheiro de Segurança do Trabalho do CEREST que está em São Paulo expondo o banner resultante de seu trabalho de conclusão do curso de Especialização em Saúde do Trabalhador.
Cristiano também está responsável pela exposição do banner de Nastássia Uchiama A. Lopes (fisioterapeuta do CEREST) e Rogério Haber Badiz (ortopedista do CEREST) que também concluíram a especialização e enviaram ao evento os banners resultantes de seus trabalhos de conclusão de curso.


Link pro Informe ENSP

FALTAM 14 DIAS!


Atenção parceiros de trabalho do CEREST Regional Marília,  representantes das Vigilâncias Sanitárias, Vigilâncias Epidemiológicas e Vigilâncias Ambientais dos municípios de:

  •  Álvaro de Carvalho, 
  • Alvinlândia, 
  • Bernardino de Campos, 
  • Campos Novos Paulista, 
  • Canitar, 
  • Chavantes, 
  • Echaporã, 
  • Espírito Santo do Turvo, 
  • Fernão, 
  • Gália, 
  • Garça, 
  • Guaimbê, 
  • Guarantã, 
  • Ipaussu, 
  • Júlio de Mesquita, 
  • Lupércio,
  • Ocauçu, 
  • Óleo, 
  • Oriente, 
  • Oscar Bressane, 
  • Ourinhos, 
  • Pompéia, 
  • Quintana, 
  • Ribeirão do Sul, 
  • Salto Grande, 
  • Santa Cruz do Rio Pardo, 
  • São Pedro do Turvo, 
  • Timburí, 
  • Ubirajara, 
  • Vera Cruz  
  • e Marília
Vocês já entraram em contato com o CEREST para realizar sua inscrição no IV Encontro Regional de Saúde do Trabalhador? Se não fizeram, entrem em contato com o CEREST. Faltam 14 dias! 

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Ação com Vigilância Sanitária com Bernardino de Campos

Hoje, as representantes da Vigilância Sanitária de Bernardino de Campos, estiveram no CEREST para a elaboração do relatório resultado da investigação de acidente de trabalho ocorrida no município.
Com o apoio da fisioterapeuta Nastássia Lopes, técnica de segurança do trabalho Sandra Santos e a psicóloga Daniela Maia, foi criado o relatório com base no modelo que o CEREST vem trabalhando com os profissionais de vigilância dos municípios pertencentes a àrea de abrangência do CEREST.
O objetivo é acompanhar os técnicos em visitas de vigilância à saúde e segurança do trabalhador e proporcionar o conhecimento a respeito da elaboração de relatórios que registrem as situações encontradas em visita e pontuem adequações necessárias para que os ambientes de trabalho se tornem gradativamente mais seguros.
Uma experiência interessante para as duas equipes.
Foto tirada durante a visita, técnicos do CEREST e da Vigilância de Bernardino

terça-feira, 23 de setembro de 2014

Folder pronto. Hora de intensificar a divulgação.

Já estão prontos os materiais de divulgação do IV Encontro Regional em Saúde do Trabalhador, que serão enviados aos municípios convidados. Se você se interessou, entre em contato pelo telefone (14)34134975 para maiores informações.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Compreendendo riscos e P.P.R.A. com ferramenta lúdica!


Não! Você não entrou no blog errado! Este é o blog do CEREST e continuamos a falar sobre temas relacionados as Políticas de Saúde e Segurança do Trabalho. Mas decidimos falar sobre um tema pertinente à Segurança e Saúde do Trabalhador por meio de uma animação, interessante, denominada no youtube como "Como nascem os bebês". Mas como toda obra artística permite diferentes interpretações, uma das integrantes da equipe do CEREST, Sandra Santos, com seu olhar direcionado à segurança do trabalho viu neste vídeo a oportunidade de compreendermos de maneira lúdica a importância do trabalho seguro, com uso de "equipamentos" que possam proteger os trabalhadores que executam determinada função. 
O filme retrata cegonhas "levando" animaizinhos recém-nascidos à terra, e o quanto a função de uma dessas cegonhas se torna complicada por envolver maiores riscos, já que os animais que se encarrega de levar à terra, são um tanto quanto perigosos. É possível, de maneira metafórica, observarmos as perdas físicas enfrentadas pela cegonha, bem como, as estratégias que ela busca para realizar o trabalho, mesmo fragilizada. Indo além, observamos suas tentativas de se adaptar à difícil tarefa que lhe é imposta por seu ofício. 
Em equipe, de maneira bem-humorada, pensamos na importância de um "Programa de Prevenção Riscos Ambientais" e do uso de "Equipamento de Segurança Individual" para a cegonha do vídeo.

Mas você, que visita o blog  do CEREST pode estar se perguntando, o que é um PPRA? Ele nada mais é que um documento que traz em seu conteúdo um programa que deve ser realizado na empresa para prevenir diversos tipos de riscos ambientais, para assegurar a saúde e segurança dos funcionários, mediante sua exposição à riscos no ambiente de trabalho . Evitando acidentes e possíveis danos à saúde dos funcionários da empresa. Veja o vídeo e veja como seria interessante ter um programa que cuidasse dessa pequena cegonha! 

Também compreendemos que esse vídeo possa ser usado em estratégias de educação com crianças e adolescentes sobre riscos e ações de prevenção em ambientes de trabalho. É isso. Um abraço, dos integrantes da equipe do CEREST.


quinta-feira, 18 de setembro de 2014

IV Encontro Regional de Saúde do Trabalhador

Parte externa do folder de divulgação

Parte interna do folder de divulgação


É com imenso prazer que divulgamos a realização do nosso IV Encontro Regional de Saúde do Trabalhador. Seu tema foi cuidadosamente escolhido, para que o encontro seja um momento de reflexão que permita maior integração das ações das vigilâncias: sanitária, epidemiológica e ambiental para a realização das ações em saúde do trabalhador previstas na Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora a serem executadas por essas instâncias vigilantes. 

Como o intuito é fortalecer e integrar vigilâncias e CEREST na realização de ações em Saúde do Trabalhador, o evento é totalmente dirigido à técnicos das vigilâncias sanitárias, epidemiológicas e ambientais dos 31 municípios pertencentes a área de atuação do CEREST Regional Marília.

Foram convidados por tanto, representantes dessas vigilâncias dos municípios de Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Bernardino de Campos, Campos Novos Paulista, Canitar, Chavantes, Echaporã, Espírito Santo do Turvo, Fernão, Gália, Garça, Guaimbê, Guarantã, Ipaussu, Júlio de Mesquita, Lupércio, Marília, Ocauçu, Óleo, Oriente, Oscar Bressane, Ourinhos, Pompéia, Quintana, Ribeirão do Sul, Salto Grande, Santa Cruz do Rio Pardo, São Pedro do Turvo, Timburi, Ubirajará, Vera Cruz e Marília. 

O evento será realizado no dia 09 de Outubro de 2014, às 08:00h nas dependências do Alves Hotel em Marília, espaço já conhecido dos frequentadores de evento e parceiros de trabalho do CEREST.
Na mesa de discussão estarão presentes Simone Alves dos Santos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador em São Paulo. 
Simone, é uma figura querida e presente nas ações mais importantes do CEREST, já esteve em Marília em outros eventos que fizemos, nos apoiou na execução da Especialização em Saúde do Trabalhador realizada pelo CEREST e Fiocruz, assim como é presente mesmo à distância com orientações técnicas sempre que necessário.   

Desta vez, Simone divide a mesa com Luiz Sérgio Ozório - que se dedica a ao estudo e ações quando aos riscos à saúde ambiente e meios urbanos - e José Carlos do Carmo (Kal) - importante ator nas ações e discussões de saúde do trabalhador no país. 
Sem dúvidas o evento contribuirá para o fortalecimento da rede de vigilância em saúde do trabalhador que o CEREST Regional Marília busca articular. 

Nós do CEREST contamos com a participação de todos os parceiros da região, em caso de dúvidas, entrem em contato com CEREST (14)3413-4975.


  



quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Dia de inspeção em Bernardino de Campos

Hoje foi dia de encarar a estrada, cerca de  120km separam Marília, de uma das cidades que compõe nosso território de trabalho: Bernardino de Campos - SP. Em parceria com a vigilância sanitária do município, realizamos uma visita de inspeção para apoiar o trabalho da Vigilância Sanitária de Bernardino na vigilância a saúde dos trabalhadores de sua área. Momento de compartilhar experiências, e fornecer apoio técnico as técnicas da VISA que participam do processo de educação permanente em Saúde do Trabalhador, coordenado pelo CEREST e que envolve capacitação e apoio técnico. Com o objetivo de fortalecer vínculo com municípios de nossa área e também de apoiar ações em vigilância. Um momento de crescimento técnico para VISA de Bernardino e CEREST. E nosso futuro encontro com as profissionais de Bernardino ja está sendo articulado para elaboração do relatório correspondente a essa visita.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Atenção Frentistas! Produto Cancerígeno faz parte de sua rotina!



Comissão estuda ampliar vigilância à saúde de trabalhadores expostos ao benzeno

Protocolo utilizado, criado em 2001, deve ser atualizado com a inclusão de mais um parâmetro para quantificar a exposição ao solvente que pode causar doenças graves
por Cida de Oliveira, da RBA (26/07/2014).




Os frentistas estão entre os trabalhadores com a saúde mais afetada pelo benzeno.
Ao abastecer um carro, o frentista está exposto aos vapores de diversas substâncias que compõem a gasolina, entre elas, o benzeno. A exposição torna-se maior com outras atividades no posto, como transferir para reservatórios subterrâneos o combustível trazido da distribuidora e se acumula conforme o tempo de serviço nesses ambientes. Não há "paninho" em volta da mangueira que dê jeito.
comum trabalhador reclamando de dor de cabeça, cansaço, tontura, irritação nos olhos e na pele, ânsia de vômito. Além de tudo isso, as frentistas correm outros perigos. A gente sabe que, durante a gravidez, o benzeno pode até causar abortos e mal formações" diz o secretário-geral do Sindicato dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados de Petróleo de Campinas e Região (Sinpospetro), Raimundo Nonato de Souza, o Biro.
Assim como os frentistas, trabalhadores da extração e refino de petróleo, petroquímicas, siderúrgicas e outras empresas que utilizam benzeno na produção estão expostos aos riscos à saúde causados pelo agente químico. Volátil, inflamável e explosiva, essa substância derivada do petróleo, também presente em óleos lubrificantes, querosene, solventes, tintas, asfalto e na queima de carvão mineral, pode causar males ainda mais graves que os listados por Biro: com o passar do tempo, podem levar a dificuldades respiratórias, convulsões, perda de consciência e diversas doenças no sangue que podem matar, como a leucemia.
Todo esse dano à saúde é conhecido desde a década de 1930, mas só em 1994 o governo brasileiro incluiu na categoria dos agentes cancerígenos a substância para a qual não existe limite seguro de exposição. No ano seguinte, trabalhadores, governo e empregadores brasileiros assinaram o Acordo do Benzeno.
O documento instituiu a Comissão Nacional Permanente do Benzeno, com comissões regionais e toda uma legislação para regulamentar a produção, uso e a segurança dos trabalhadores. Entre elas, a permissão do uso somente em setores nos quais o agente ainda não pode ser substituído, como extração e refino de petróleo, petroquímicas, indústrias gráficas, calçadistas, de couro, tintas e vernizes.
"Outro avanço trazido é a obrigatoriedade de cadastramento dessas empresas, que ficam obrigadas também a acompanhar periodicamente a saúde dos trabalhadores do setor. A cada seis meses, eles fazem exame de sangue", explica a tecnologista Elisabeth Aparecida Trevisan, da Fundação Jorge Duprat e Figueiredo (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego.

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Pensando bem... e além, muitos assuntos atuais estão ligados à Saúde do Trabalhador

Recentemente, duas importantes notícias ganharam as páginas de jornais e os noticiários de TV: a contaminação do médico, a serviço de forças humanitárias na África com o vírus Ebola e a morte do ex-candidato à presidência do Brasil Eduardo Campos. 

Atendimento a paciente com Ebola (Reuters)
Local do Acidente (Ricardo Nogueira/ O globo)


A primeira notícia fora divulgada nos últimos dias do mês de julho, relatando que um médico americano, Kent Brantly, fora contaminado pela doença ao trabalhar no combate a epidemia de Ebola a serviço da organização humanitária Samaritan's Purse. Diagnosticado com febre hemorrágica na Libéria, foi colocado em quarentana em um hospital em Monróvia. 





A segunda notícia surpreendeu o país, no início de agosto. Em um procedimento de aproximação para aterrizar o jato particular do candidato caiu no bairro Boqueirão em Santos, litoral de São Paulo.
Nosso objetivo não é explorar as trágicas características das notícias, nem mesmo, as conotações políticas envolvidas especialmente na morte de Campos.                                    




MAS O QUE ISSO TEM A VER COM SAÚDE DO TRABALHADOR? 

Nosso objetivo é chamar atenção para a relação das notícias e questões relacionadas à saúde do trabalhador. O tema segurança e saúde do trabalhador, nos parece distante de nossa realidade, não nos afeta, não nos atinge, ao menos que algum acidente ou agravo nos acometa.
Porém, o temor da expansão de uma epidemia e as mudanças provocadas pela morte de um candidato às eleições presidenciais, por acidente de trabalho afetam indiretamente a todos da sociedade.
Sim, ambos os casos ocorreram com homens a trabalho. 
O médico Kent Brantly fora vítima de um risco biológico pertinente às suas atividades laborais, e hoje sofre os sintomas de um acidente de trabalho típico à sua profissão. Já o candidato em campanha, o fotógrafo Alexandre da Silva, o assessor Carlos Augusto Leal Filho (Percol), Pedro Valadares Neto, também assessor e Marcelo Lira, staff da campanha, faleceram por um acidente de trajeto. Estavam todos indo à um reunião de campanha. Os pilotos Geraldo da Cunha e Marcos Martins, foram vítimas fatais de um acidente típico. 
Explicando de maneira mais cuidadosa, a legislação define como acidente de trabalho aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou instituição ou pelo exclusivo exercício do trabalho - no caso de autônomos, que provoque lesão corporal ou perturbação funcional, permanente ou temporária, que cause a redução ou perda da capacidade para o trabalho ou mesmo a morte do trabalhador. Equiparam-se ao acidente de trabalho, o acidente ligado ao trabalho que, embora não tenha sido a causa única, possa ter contribuído diretamente para a ocorrência da lesão; assim como a doença proveniente da contaminação acidental do empregado no exercício de sua atividade; e o acidente sofrido a serviço da empresa ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho do trabalhador e vice-versa. 
Portanto, as notícias divulgadas, foram acidentes de trabalho, que se caracterizam de maneira diferentes, mesmo quando pertencentes ao mesmo acidente, como aconteceu com a equipe do ex-candidato à presidência. Ainda de acordo com a legislação, acidentes típicos são decorrentes da característica da atividade profissional desempenhada pelo acidentado. Já os acidentes de trajeto são corridos no trajeto entre a residência e o local (ou locais) de trabalho do trabalhador.
Estes acidentes, compõe as estatísticas drásticas de acidentes de trabalho ocorridos no país e no mundo, tal qual os acidentes dos Pedros, Marias, Joãos, Paulos, e Aparecidas, com quem as equipes de saúde tem contato frequentemente. 


quinta-feira, 4 de setembro de 2014

NAPO em uma nova série de vídeos!


Os problemas de estresse e adoecimento psíquico relacionados ao trabalho têm ganhado espaço nas estatísticas de adoecimentos associados ao trabalho, pensando nisso, o personagem Napo, velho conhecido dos profissionais da área de saúde e segurança do trabalho, traz uma série de filmes sobre adoecimentos psíquicos.
Os filmes do Napo representam de forma humorada as causas e riscos associados aos problemas psicológicos associados ao trabalho como: mudanças no trabalho,  perda de autonomia, intensificação da jornada de trabalho, instruções contraditórias, questões associadas a organização do trabalho, tal qual mal planejamento causam erros, fadigas e esgotamento psíquico.
O filme destina-se a todos os ambientes laborais, e pode fundamentar debates dos principais problemas com que trabalhadores, gestores e diretores, se deparam.
A partir de hoje iremos postar uma série de vídeos do Napo com alertas às questões de saúde mental! Assista, compartilhe e verifique se você se identifica às situações propostas. A identificação do problema é o primeiro passo para a mudança.
Em caso de dúvida, o CEREST Regional Marília está à disposição para maiores esclarecimentos.
Bem como auxilia na identificação do nexo causal entre agravos de saúde mental e situações de trabalho.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Leituras de Apoio para ações em Saúde do Trabalhador

Com o intuito de apoiar a análise de acidentes e aprofundar conhecimentos relacionados à Saúde e Segurança no Trabalho, decidimos criar esse post com o link para dois materiais importantíssimos.

Com a participação do CEREST no 1º SIAPAT, já noticiada aqui no blog, tivemos acesso à 1ª publicação que iremos sugerir: a publicação eletrônica  de "Fatores huamanos e organizacionais da segurança industrial", organizado por François Daniellou, Marcel Simard e Ivan Boissières, da Fondation Pour une Culture de Sécurité Industrielle (FONCSI). Quer conferir esse material interessantíssimo? Clique aqui para download! 

O outro material é muito conhecido pela equipe do CEREST e de profissionais que buscam aprofundar conhecimentos quanto à investigação e prevenção de Acidentes de Trabalho, o "Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes (MAPA)" que descreve experiências de Cerest de Piracicaba na condução de intervenções de prevenção de acidentes com apoio de conceitos como gravata-borboleta, análise de barreiras, análise de mudanças e ampliação conceitual em oposição às abordagens comportamentalistas e que atribuem culpa às vítimas. Também pode disponível para download aqui!

Esses materiais e outros de grande relevância estão  no site do Fórum de Acidentes no Trabalho (confira o site aqui!, Esse site, segundo o próprio grupo responsável pelo projeto o define: "é um espaço de temas relacionados à análise e prevenção de acidentes do trabalho. Sua finalidade é apoiar atividades de grupo de pesquisa e de serviços da área de saúde do Trabalhador, com ênfase na segurança no trabalho, com discussões presenciais e virtuais e disponibilização de materiais de apoio, como casos e textos. [...] O projeto foi criado por iniciativa conjunta de docentes das áreas de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP e, à época, da Engenharia de Produção da UNIMEP Piracicaba, no primeiro semestre de 2008. Atualmente continua como projeto interinstitucional, sob a responsabilidade conjunta do Prof Associado Dr Rodolfo Andrade Gouveia Vilela, da Faculdade de Saúde Pública da USP, do Prof Dr Ildeberto Muniz de Almeida e da Profª Drª Maria Dionísia do Amaral Dias, da FMB-UNESP." 

E tem sido um espaço fértil à discussões e reflexões que fundamentam ações e decisões da equipe do CEREST Regional Marília. Por isso, decidimos compartilhar o material aqui no blog, para ampliar ainda mais o acesso. 

Aproveitem, boa leitura!!!


Ah! Ficou difícil compreender, quais são os links? Para facilitar, aqui estão, basta clicar:

Link para o site Fórum de Acidentes do Trabalho
Link para "Fatores huamanos e organizacionais da segurança industrial"
Link para o MAPA "Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes"