quinta-feira, 31 de março de 2016

Conversando sobre ergonomia no CEO



Hoje o CEREST esteve realizando ação no Centro de Especialidades Odontológicas, através da ação das estagiárias da UNESP. O estágio sediado no CEREST e orientado pelo professor Dr. Nilson Rogério da Silva, realizou uma palestra de orientação sobre ergonomia para dentistas e auxiliares de saúde bucal e demais funcionários constituintes do Centro de Especialidades.
A palestra proferida, tratou sobre a prevenção de problemas osteomusculares associados ao trabalho da odontologia, dedicando especial atenção a questões da coluna vertebral, riscos à saúde quando o profissional se posicionam em "posições extremas", teve especial atenção à posição de mão, punho, cotovelo e ombro. Também foi tratada a importância do auto cuidado e consciência corporal, finalizando com um momento de exercícios de alongamento.
A equipe do CEREST fora carinhosamente recebida pelos profissionais do CEO, e a foto registra o momento de descontração das equipes profissionais do CEREST, do CEO, o Prof. Nilson e algumas alunas ao fim da palestra.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Sequência de acidentes fatais, coloca CEREST Regional Marília em alerta

Segundo o Portal G1 de notícias, operários morrem soterrados em obra de galeria de esgoto em Marília.
As vítimas teriam desmaiado após serem surpreendidas por um gás.
Empresa diz que lamenta a morte dos funcionários e que presta assistência.
Dois operários de uma obra de galerias de esgoto morreram soterrados nesta quarta-feira (23) à tarde em Marília (SP). Segundo o Corpo de Bombeiros, os homens trabalhavam na limpeza do esgoto a cinco metros embaixo da terra, quando foram surpreendidos com um gás.

(Foto: G1)

O gás saia de dentro do esgoto. Edvaldo Nascimento, de 45 anos, teria sido o primeiro a descer. Ele desmaiou e o colega de trabalho Gilson Porto, de 46 anos, tentou retirá-lo do esgoto, mas a terra, que estava ao lado, caiu no buraco e soterrou os dois.
Dez homens do Corpo de Bombeiros trabalharam para socorrer os soterrados. A terra era tirada com baldes e quando um caminho era aberto, um bombeiro descia com equipamento respiratório na tentativa de chegar até as vítimas. O trabalho durou uma hora e meia, até que eles foram retirados sem vida. “Foi feito trabalho muito delicado para retirar a terra para tentar retirá-los com vida”, explica o tenente do Corpo de Bombeiros Ricardo Marçal.
A polícia esteve no local e vai investigar as causas das mortes. “Nós requisitamos perícia, será apurado o eventual delito de homicídio culposo. O problema é o gás que ocasionou o desmaio. Eu acredito que eles não usavam equipamento de segurança, mas tudo isso será apurado”, diz o Eduardo Tucunduva.
Em nota, a Replan Saneamento e Obras, diz fornece todos os equipamentos de proteção individuais e que os funcionários estavam equipados.
A empresa também lamentou a morte dos funcionários e diz que está prestando toda assistência aos familiares. Eles afirmam que a fatalidade será esclarecida após laudos técnicos e que vão prestar todas as informações necessárias e solicitadas.

Antes disso, outro acidente fatal, deixa um trabalhador ferido e leva outro a morte.
A notícia, publicada pelo Portal de G1 de Notícias, relata que peças de mármore caíram sobre os funcionários de marmoraria.
Vítimas foram socorridas, mas um homem de 36 anos não resistiu e outro ficou gravemente ferido após um acidente de trabalho em uma marmoraria no bairro Santa Antonieta, em Marília (SP), na manhã de sexta-feira 11/03/2016. De acordo com os bombeiros, os funcionários carregavam placas de mármore, quando três delas caíram em cima deles.

(Foto: G1)

Ainda segundo os bombeiros, cada placa pesa 300 quilos, ou seja, como foram três placas, 900 quilos de mármore caíram sobre eles.
Os dois foram encaminhados ao Hospital das Clínicas. Mas o hospital informou que o funcionário João Paulo Gonçalves da Silva, de 36 anos, teve uma parada cardiorespiratória e morreu. A outra vítima continua internada.
A marmoraria fechou depois do acidente e a polícia científica esteve no local para avaliar as causas.

Em fevereiro deste ano, o Portal de Notícias Diário de Marilia, refere que a Polícia Civil de Oriente (15 km de Marília) investigava as circunstâncias da morte do montador Francisco Jefferson da Silva, de 22 anos, vítima de acidente de trabalho na manhã de 15/02/2016, na zona rural. Ele foi asfixiado por uma corda, durante operação frustrada que pretendia içar e posicionar parte de uma estrutura metálica, na montagem de uma torre de transmissão de energia elétrica em alta tensão. Há suspeita de negligência.
O acidente que matou Silva também feriu, com gravidade, o montador Carlos Gonçalves do Amorim, 45 anos. Jerry Adriano Pereira de Souza, 22, teve lesões leves e não precisou ficar hospitalizado. Já Amorim continua internado no Hospital das Clínicas.
Conforme relato dos funcionários à polícia, 12 trabalhadores estavam no local no momento do acidente, a uma altura de 60 metros. Eles manobravam uma peça conhecida pelos montadores como “facão”, com peso aproximado de 800 quilos.
Porém, de acordo com o delegado Cláudio Anunciato Filho, informações preliminares indicam que o grupo usava uma corda e uma polia para sustentar a peça. A polícia quer saber se havia, pelas condições técnicas do trabalho, a necessidade de um guindaste. “Se esse material e esse método estava inadequado, pode ficar caracterizada negligência”, afirmou.
O componente da torre não chegou a ir ao solo. Os três trabalhadores feridos usavam EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e não sofreram queda livre. José Francisco e Carlos foram içados pelos colegas pelo cinto de segurança.
As vítimas foram levadas à UBS (Unidade Básica de Saúde) de Oriente, onde Francisco chegou já sem vida. Ele morreu em virtude da corda que ficou envolta em seu corpo. A Polícia Civil e o IC (Instituto de Criminalística) foram até o local para perícias e apuração do caso. O Ministério do Trabalho também foi informado sobre o acidente e deve encaminhar laudo à polícia.
A maior parte do grupo mora no Estado do Piauí e residia em Oriente, de forma temporária, para a montagem da torre de transmissão. O corpo de Francisco foi submetido à exame necroscópico e encaminhado à família. Carlos permanece internado.
Os representantes da empresa de construções e montagens, com endereço em Pindamonhangaba, serão acionados para prestar esclarecimentos. A polícia apura se os trabalhadores receberam treinamento e orientação sobre a instalação da peça, além da possibilidade ou não da utilização de polias.

A equipe do CEREST Marília, foi até os locais dos acidentes fatais coletar informações, que possam apoiar a compreensão dos motivos dos acidentes de trabalho e que permitam programar ações preventivas que visem evitar novas ocorrências como estas.