quinta-feira, 28 de abril de 2016

O 28 de abril do CEREST Marília

"Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa sós; leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo." (Antoine de Saint-Exupéry)

E hoje, 28 de abril, Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidente e Doenças do Trabalho, é um dia de muito trabalho em função dos trabalhadores assistidos e de vigilância à saúde do trabalhador aqui no CEREST.
Para o CEREST todos os dias é dia de pensar em todos os trabalhadores, através de nossas ações, das parcerias estabelecidas e do nosso eterno aprendizado no contato com usuários/trabalhadores do SUS.
Mas este 28 de abril foi marcado pela presença de um grupo especial: as estagiárias em Terapia Ocupacional da UNESP/Marília.
Elas estiverem conosco nas últimas semanas, realizando atendimentos em terapia ocupacional, visitas domiciliares e a empresas para nexo causal, e participaram da Campanha que marcou o 28 de abril deste ano. Mas hoje também foi também dia de nos despedir deste grupo que deixou memórias legais para nós e que esperamos que levem um pouco de nós.
Abaixo, a foto das estagiárias, utilizando o laço preto da campanha, acompanhadas do Prof. Dr. Nilson Rogério da Silva, em frente à sede do CEREST.



quarta-feira, 27 de abril de 2016

Parceria!!!

No ano de 2016 o CEREST optou por repetir a ação de utilizarmos fitinhas pretas no peito, em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho, o dia 28 de abril.
Entregamos as fitinhas especialmente para nossos parceiros de trabalho, as equipes das unidades de saúde de Marília, para que os profissionais das equipes utilizassem as fitinhas e conscientizassem os usuários de sua área quanto aos riscos de acidente de trabalho.
Como acontece em outras ações do CEREST, as equipes cooperaram e aceitaram a parceria.
O resultado da ação está aí neste foto linda da equipe de saúde da USF Aeroporto!
Todos de fitinha preta no peito, o símbolo da campanha!
Pessoal, ficamos felizes demais que vocês toparam a ideia.
E é muito bom poder contar com o apoio de vocês na conscientização dos trabalhadores.
Obrigado!!!





segunda-feira, 25 de abril de 2016

CEREST Marília, faz palestra no Hospital da Unimar

Hoje pela manhã, nas depedências do Hospital Universitário da UNIMAR, aconteceu a palestra ministrada pelos profissionais do CEREST: Cristiano Marques (engenheiro de segurança do trabalho) e Nastássia Andrade Lopes (fisioterapeuta). A palestra versou sobre segurança no trabalho no meio hospitalar. A ação integrou a programação do Abril Verde promovido pelo SESMT do hospital.

Confira as fotos:



Com presença de um grande número de funcionários a ação também fez parte da nossa programação pela semana do 28 de Abril.
Como já comentado em nosso blog o dia 28 de abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidente de Trabalho e por isso o CEREST realizará uma série de ações marcando a data.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Artigo de Aluno da Especialização, promovida pelo CEREST, é publicado em períodico

Hoje estamos aqui para falar de reconhecimento.
Recebemos a notícia de que fora publicado na revista Omnia Saúde da FAI (Faculdades Adamantineses Integradas) o artigo de Antonio Carlos de Souza Sparapan e Rose Meire Riçato Ueda.
O artigo intitulado ROTEIRO DE INSPEÇÃO: UMA FERRAMENTA PARA EFETIVAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA (SP) é fruto do trabalho de conclusão de curso da Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, promovido pelo CEREST em 2013.
Vimos este trabalho nascer nos encontros da especialização em Saúde do Trabalhador, nos primeiros questionamentos de Antonio Carlos, que teve a seu favor a solidez dos conhecimentos em Vigilância Sanitária obtidos na sua atuação no município de Marília.
A potencialidade deste trabalho é a possibilidade de contar com uma ferramenta que apoie o trabalho das vigilâncias sanitárias a realizar vigilância em saúde do trabalhador, pensado por um integrante da vigilância com experiência no assunto e com o interesse de unir essas áreas de conhecimento que embora sejam áreas afins, na prática, estão distanciadas.
Ver o Trabalho de Conclusão de Curso sendo defendido e agora este artigo publicado é um orgulho para todos os profissionais envolvidos com o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador.
Dividi-los com vocês através do link (onde é possível ler o artigo na íntegra) é uma alegria.
Vigilância Façam bom uso do presente artigo.
Parabéns Rose pelo excelente trabalho realizado na orientação do trabalho de Antônio Carlos.