segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Trabalho com a Liga de Saúde do Trabalhador da Unimar

O trabalho do ano de 2016 no CEREST tem como ponto de maior atenção o compartilhamento do espaço do CEREST, bem como a socialização do conhecimento e dos dados aqui produzidos.
O intuito principal é integração do CEREST com outros parceiros, serviços e com instituições de ensino, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde.
Um dos convites se destinou ao curso de Medicina da UNIMAR.
Foi o início de uma parceria que visa acolher os alunos em formação na UNIMAR, e compartilhar com eles nossa experiência e nossos conhecimentos a cerca de Saúde do Trabalhador. O encontro também se beneficia da proatividade do alunos, seu raciocínio e posicionamento crítico para juntos construirmos novas ideias para atendimento aos trabalhadores de Marília.
Por isso, várias datas foram agendadas, dentre elas: 23/11/2016. Nessas datas ocorreram rodas de conversa com os alunos da medicina da Unimar que compõem a Liga de Saúde do Trabalhador, discutindo diversos pontos relativos à saúde do trabalhador.
Ficou também marcado que 2017 será construída uma agenda entre a Liga de Saúde do Trabalhador e o CEREST para novas discussões, novos aprendizados e novas construções.
É um prazer receber os alunos no CEREST.
A roda de conversa tem sido muito produtiva e importante para todos.
E aguardamos por 2017 para novos encontros!

Abaixo a foto dos alunos e da Luciana Caluz que participou da roda de conversa com os alunos.

terça-feira, 22 de novembro de 2016

CEREST no Projeto Comitê Regional de Combate a Dengue da Zona Sul



No dia 17 de novembro a equipe do CEREST, a convite da Enfermeira Juliana Carvalho Bortoletto, da USF Vila Real, fez orientações aos Catadores de Materiais Recicláveis sobre a importância e uso correto de EPI’s e Prevenção de Agravos à Saúde do Trabalhador.
O Comitê Regional da Zona Sul do Programa Municipal Marília Sem Dengue através de suas reuniões considerou que a realização de ações intersetoriais com abordagens aos catadores de recicláveis se faz necessário, devido à oportunidade que um eficaz trabalho voltado a esta população pode resultar, como benefícios para o meio-ambiente, para economia, para a sociedade, assim como para os próprios trabalhadores.
O Projeto visa criar espaços de diálogo entre catadores, equipes de saúde e empresas colaboradoras com vistas a melhorias nas condições de trabalho, proteção do meio-ambiente e auxílio na diminuição de doenças.
Foi uma tarde bastante produtiva de conversa com estes profissionais autônomos que catam, selecionam e vendem materiais recicláveis. Agradecemos o convite e nos colocamos a disposição para ajudá-los no que mais for preciso!

Confira as fotos do encontro a seguir!

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

CEREST vai ao Maranhão participar do VII Encontro Nacional das CISTT

O CEREST Marília, através de sua representante e coordenadora Luciana Caluz Carvalho Pereira, está participando do VII ENcontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhador (CISTTs).
O Encontro está acontecendo entre 16 a 18 de novembro.
Segundo o site da Agência de Notícias do Governo do Maranhão, o evento é realizado pelo "Governo do Estado e Conselho Nacional de Saúde (CNS), o evento tem como o tema ‘O SUS do tamanho da necessidade do povo brasileiro’. O encontro acontece no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga. Esta é a primeira vez que o evento não será realizado em Brasília (DF).

Considerando as ações pertinentes à saúde do trabalhador e ao controle social, o Maranhão tem desenvolvido parceria com as CISTTs para fortalecimento da política no estado. Em virtude disso, a Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador e o CNS propuseram a realização do VII Encontro Nacional da CISTT em São Luís.

O encontro contará com a participação de cerca de 400 pessoas, entre membros das CISTTs nacional, estaduais e municipais, e demais atores que integram os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), voltados à assistência e à vigilância para garantia da Saúde do Trabalhador, de acordo com a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Portaria 1.823/12), e as leis Orgânicas da Saúde: Lei 8.080/90 e 8.142/90.

Encontro

A programação contará com apresentações e discussões em diálogos participativos, abordando temas relevantes para a área, como: ‘Saúde mental no trabalho’, ‘Atuação dos Cerest’, ‘Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador’, ‘Participação social’, ‘Intersetorialidade’, ‘Dados de acidentes graves, fatais e doenças relacionadas à saúde do trabalhador e da trabalhadora’, ‘Precarização do trabalho’, ‘Desenvolvimentos socioeconômicos e impactos na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora’, dentre outros.

Conferências

O Encontro contribuirá também para a qualificação dos trabalhadores na participação da 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres e da 1ª Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, que serão realizadas em 2017. A coordenadora estadual da Política de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador e chefe do Cerest/MA, Adelany da Silva França, explica que esse VII Encontro é uma forma de considerar o papel das CISTT no assessoramento aos conselhos de saúde na temática de saúde do trabalhador, ampliando o dialogo público da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora no Brasil.

“Esse encontro é de extrema importância para contribuir no apoio do funcionamento das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e dos Conselhos de Saúde nas três esferas de gestão do SUS. Além de fortalecer o controle social no processo de implementação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador (PNST) e fomentar o debate e a troca de experiências entre as CISTT nacional, estaduais e municipais, estruturando ações que possam melhorar a assistência aos trabalhadores e trabalhadoras de todo país”, completou Adelany França.

O 7º Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTTs) é realizado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador, Conselho Nacional de Saúde (CNS), e Governo do Estado do Maranhão, através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Estadual, incorporado à Secretaria de Estado da Saúde (SES)."

É uma honra pode participar de mais um capítulo da história da Saúde do Trabalhador no Brasil, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segue abaixo as fotos registradas pela própria Luciana Caluz, onde em uma delas, está com Terapeuta Ocupacional Camila que integra a CISTT de Salvador-Ba.



quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Dia de Encontrar o NASF

Segundo o Portal da Saúde, o NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) é uma equipe composta por profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das Equipes Saúde da Família, das Equipes de Atenção Básica para populações específicas, compartilhando as práticas e saberes em saúde nos territórios sob responsabilidade destas equipes.Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, o NASF deve buscar contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro dos territórios.

Hoje estiveram no CEREST profissionais dos NASFs de Marília como Assistente Social, Fisioterapeuta, Psicólogo, Nutricionista, Terapeuta Ocupacional, Educador Físico participaram de uma manhã onde foram abordados temas da Saúde do Trabalhador como:

- Ações do CEREST
- Noções sobre riscos ocupacionais e Acidentes de Trabalho
- Noções sobre LER DORT, dermatoses ocupacionais e pneumoconioses
- Noções sobre transtornos mentais relacionados ao trabalho e assédio moral
- Noções sobre PAIRO
- Trabalho Infantil e atendimento em Fisioterapeuta e Terapia Ocupacional
- Fluxo de encaminhamento do CEREST

Os temas foram abordados por Daniela Maia (psicóloga do CEREST), Cristiano Marques (engenheiro), Rogério Badiz (ortopedista), Cristian (fonoaudióloga), Camila Simionato (Terapeuta ocupacional) Cristiane Fujinaga (fisioterapeuta) e Leni Umeda (enfermeira).
Ficou acordado que em caso de necessidade, os profissionais do NASF ou mesmo as equipes da Atenção Básica, podem buscar o CERESt para apoio via telefone ou presencial nas discussões e ações em que tiverem dúvida.
Também ficou aberta a possibilidade de um novo encontro de troca, onde o NASF nos apresentará seu trabalho e ações.

Uma parceria importante e necessária, se fortaleceu com a capacitação de hoje.
Foi um prazer receber uma equipe tão atenta, tão interessada.
Esperamos ter fortalecido a parceria com o NASF hoje.

A seguir as fotos dessa manhã!