O início do Curso de Especialização em Saúde do
Trabalhador e Ecologia Humano, promovida pela Escola Nacional de Saúde
Pública Sérgio Arouca (ENSP), com apoio do Cerest Regional de Marília,
reuniu na manhã do dia 23 de abril, no anfiteatro do Bloco II
(Direito) da Unimar (Universidade de Marília), representantes de 34
municípios.
O curso, que se dará a Distância, sob a coordenação do
CESTEH (Centro de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia
Humana, visa preparar os profissionais de saúde do SUS (Sistema Único de
Saúde) para serem capazes de reconhecer, nos ambientes e processos de
trabalho, as condições agressivas à saúde de quem trabalha e assim
intervir neste processo, ultrapassando as ações curativas e fazendo
ecoar a prevenção e promoção à Saúde do Trabalhador.Dias 23, 24 e 25 de abril, 3 e 4 de maio se deu o I Encontro Presencial do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.
A abertura do curso contou com as presenças de Rita Mattos, coordenadora do curso; Simone Alves dos Santos, coordenadora da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo/Cerest Estadual; Márcia Bueno Zonta Asperti, que representou o secretário municipal da Saúde de Marília, Júlio Cezar Zorzetto; Maria Madalena Pollon Sá Freire, interlocutora de Saúde do Trabalhador e representante do diretor técnico do Departamento Regional de Saúde IX, Ronaldo Cerci Cunha; e Luciana Caluz Carvalho Pereira, coordenadora do Cerest Regional de Marília e coordenador regional do curso.
“É o primeiro curso dessa modalidade no Estado de São Paulo e isso nos deixa muito felizes, pois conseguiremos que esses profissionais de saúde do SUS façam esse aperfeiçoamento de reconhecer as condições agressivas à saúde do trabalhador e poder intervir, fazendo também a prevenção e a promoção à Saúde do Trabalhador”, disse Luciana Caluz.
O Cerest Regional de Marília abrange 62 municípios e um total de 802.578 indivíduos em idade produtiva. Em breve, porém, será inaugurado o Cerest Tupã, que abrigará 31 desses municípios, otimizando assim os trabalhos em prol da saúde do trabalhador.
Foto: Lígia Martin Ferreira
Fonte: http://www.marilia.sp.gov.br/prefeitura/noticias/busca_noticias.php?id_noticia=3843
Nenhum comentário:
Postar um comentário