Sobre o CEREST

Um pouco da história do CEREST Marília...

No município de Marília o campo de Saúde do Trabalhador, teve seu início a partir da necessidade de formação de um Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho que fosse naquele momento gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde, uma vez que havia dois profissionais médicos e uma auxiliar de enfermagem destinados para a realização de exames admissionais e perícia de atestados sem o devido controle dos mesmos. O gestor em questão na época entendia que a necessidade de se fazer Saúde do Trabalhador deveria ser para todos os trabalhadores, sendo estes institucionalizados ou não.
No mesmo momento havia uma grande discussão Estadual e Nacional no SUS sobre Saúde do Trabalhador, onde o CEREST Estadual / São Paulo se organizava para disseminar suas ações em Rede, sendo uma delas um projeto piloto a se realizar em sete municípios do estado. O Projeto em questão era um Ambulatório de LER/DORT, para o atendimento especializado aos portadores de Lesões por Esforços Repetitivos – LER e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho – DORT.
     Demonstrando grande interesse em participar deste projeto para fortalecer esta discussão em Saúde do Trabalhador, foi escrito um projeto o qual foi aceito e assim constituído um “ambulatório” para atendimento e estudo de casos de LER/DORT no município de Marília. Este por sua vez, ficou no mesmo local que o Serviço Municipal de Saúde da Prefeitura durante algum tempo e com isso esse grupo passou a participar das discussões do país sobre a formação da Rede - RENAST, sendo esta concretizada em 2002.
A partir daí, Marília teve a oportunidade de escrever um projeto e ter a habilitação de constituir um CEREST Regional responsável por uma área de abrangência na época de 37 municípios que compunham a Direção Regional de Saúde – DRS. Para tal foi formada uma equipe com os profissionais que já estavam no Ambulatório de LER/DORT, outros profissionais acabaram integrando a equipe posteriormente e começaram a colocar em prática o projeto e suas ações.
Hoje, passados treze anos da inauguração o CEREST Regional / Marília,  é um dos 178 CERESTS do país, e conta com uma equipe multiprofissional bem estruturada composta por Médicos, Enfermeiras, Engenheiros do Trabalho, Fisioterapeutas, Terapeuta Ocupacional, Fonoaudióloga, Psicóloga, Técnica de Segurança do Trabalho, Técnica em Enfermagem, Auxiliares de Escrita, sendo que suas ações estão voltadas para a Vigilância em Saúde do Trabalhador, ou seja, análise de dados epidemiológicos, pesquisas na área, investigações de acidente de trabalho, divulgação de informações, capacitações, e recentemente o curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana.
Desde 2007 vem solidificando banco de dados sobre acidentes de trabalho com registros detahes de acidentes de trabalho leves, moderados, graves, fatais e doenças ocupacionais que ocorrem no município de Marília, além do controle de acidentes graves e fatais de sua região - possível pela parceria com a Vigilância Sanitária Estadual. 
O trabalho do CEREST conta também, com a eficiência da rede de saúde pública do município que realiza parte das notificações e investigações de acidentes de trabalho, num esforço conjunto para por em prática a Política Nacional de Saúde do Trabalhador. 


O QUE O CEREST FAZ?


Vigilância em Saúde do Trabalhador:
Todos os acidentes ocorridos no município de Marília, que são atendidos na rede SUS, são informados ao CEREST e registrados em um banco de dados que nos permite saber onde, como e qual a gravidade dos acidentes de trabalho que acontecem em Marília e região. Isso nos permite fazer inspeções em ambientes de trabalho, para propormos intervenções que auxiliem na prevenção de novos agravos à saúde do trabalhador.


Assistência:
Realizamos atendimentos em Ortopedia,  Fisioterapia,Fonoaudiologia, Psicologia, Terapia Ocupacional e orientações quanto à Segurança do Trabalho.



Educação em Saúde:
Todos os eventos informativos relacionadas à saúde do trabalhador e educação permanente para os profissionais de saúde do SUS. 

QUEM É ATENDIDO?

Trabalhadores em geral (formais e informais) e desempregados com agravos à saúde relacionados ao trabalho referenciados da rede SUS.

QUEM ENCAMINHA OS TRABALHADORES AO CEREST?

Os trabalhadores são encaminhados pelas Unidades de Saúde da nossa área de abrangência (Regional), que após consulta e avaliação médica da sua Unidade de origem e atendendo a critérios especificado em protocolo vigente, será encaminhado para o CEREST, a fim de confirmar a relação entre doença e trabalho para possível tratamento e intervenção no ambiente de trabalho.

EQUIPE MULTIPROFISSIONAL DO CEREST

Médico Ortopedista;
Enfermeiras do Trabalho e Assistencial;
Engenheiro de Segurança do Trabalho;
Fisioterapeuta;
Fonoaudióloga;
Psicóloga;
Técnica de Segurança do Trabalho;
Terapeuta Ocupacional;
Auxiliar de Escrita;
Serviços Gerais.

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 07 às 17 horas.
 
 




 

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Bom dia Giovana, nem todos os CEREST trabalham exatamente igual. A organização de cada CEREST varia em função das necessidades e particularidades do território onde está instalado.

      Excluir