segunda-feira, 16 de setembro de 2013

O Fortalecimento do controle social no SUS é tema de Encontro organizado pela CIST/CES - SP

Com o objetivo de consolidar o SUS-Sistema Único de Saúde e fortalecer o controle social na área da Saúde do Trabalhador, o Conselho Estadual de Saúde de São Paulo (CES), acatando sugestão da sua Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), realizou, nos dias 5 e 6 de setembro deste ano, o Encontro Estadual das CIST, em São Paulo.

O tema do Encontro foi: “Implementando a Rede do Controle Social na Saúde do Trabalhador Paulista”, permitindo a compreensão da  organização atual das CIST e discutiu possibilidades de estruturá-las nos Conselhos Municipais de Saúde (Comus), acompanhadas de seus objetivos e atribuições. O panorama da organização das CIST foi traçado junto  aos 645 Comus e aos 42 Centros de Referência em Saúde do trabalhador (CEREST) Regionais do Estado, cujo resultado deverá subsidiar o planejamento de ações.
A estimatimativa de participantes do evento se cumpriu, cerca de 200 pessoas nesse evento, entre coordenadores de CEREST Regionais; representantes de Comus, das CIST de municípios-sede de CEREST, de usuários de Conselho Gestor de cada CEREST e da CIST estadual, além de seus convidados; e interlocutores de Saúde do Trabalhador de cada Departamento Regional de Saúde do Estado de São Paulo (DRS) estiveram presentes.
O CEREST Regional Marília, também participou do evento, através da presença da Técnica de Enfermagem do Trabalho, Carla Cristina Albuquerque Bazzo e a coordenadora da CIST municipal Aparecida Cidrão.


Participação Social

As CIST estão previstas na Lei Federal 8080/90. Uma de suas atribuições é de participar da formulação e da implementação das políticas relativas às condições e aos ambientes de trabalho. Seu papel consiste em discutir e articular as políticas, normas e programas das instituições e setores de interesse do Sistema Único de Saúde. O Centro de Vigilância Sanitária, por meio da Divisão Técnica de Vigilância Sanitária do Trabalho e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de São Paulo (DVST-CEREST), integra a CIST-Estadual, contribuindo para o fortalecimento dessa instância de controle social do SUS – uma das prioridades do Plano Estadual de Saúde (PES-2012-2015).
O estímulo à participação da comunidade na estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) se constitui numa das estratégias da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, instituída pela Portaria MS/GM 1823/2012 - a implementação dessa Rede, com controle social, é atribuição da DVST/CVS enquanto Coordenação Estadual da Saúde do Trabalhador.

"Na medida do possível, dentro de nossa realidade, a CIST municipal de Marília, busca realizar as atribuições que lhes são conferidas, também por isso, foi importante termos participado deste Encontro" afirma Carla Bazzo representante do CEREST Regional Marília no evento.

Você gostaria de participar da CIST?

Conheça neste blog na aba denominada CIST, quem participa da comissão atuante em Marília e caso deseje conhecer mais ou participar da comissão entre em contato conosco. Sua partipação pode ser muito importante

                                         Foto de um dos momentos do evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário