O objetivo da campanha é mobilizar 100 milhões de pessoas e estimular
especialmente os jovens a lutar pelos direitos de 100 milhões de
crianças que vivem na extrema pobreza, sem acesso à saúde, educação e
alimentação, em situação de trabalho infantil e completa insegurança.
Kailash destacou o esforço do Brasil no combate ao trabalho infantil.
“Há 20 anos, o país tinha cerca de 10 milhões crianças sem
escola e trabalhando. Agora esse número baixou para 2,8 milhões. É
resultado da combinação de políticas públicas. Mas mesmo assim esse
número mostra muitas crianças fora da escola e precisando de ajuda.
Temos que trabalhar para acabar isso”.
Ele lembrou do trabalho de sua entidade quando iniciou a lutar pelo
combate ao trabalho infantil e de outras passagens pelo Brasil. Contou
que numa fazenda de plantão de laranja encontrou dois irmãos de 9 e 10
anos trabalhando com os adultos. A eles perguntou se gostavam de suco de
laranja. “Sabe o que me responderam: nunca tomamos suco de laranja e
não sabemos o gosto”, contou ele, acrescentando que é preciso investir
em políticas públicas e incentivo à educação para evitar o trabalho
infantil.
Campanha “#ChegadeTrabalhoInfantil”
A campanha
“#ChegadeTrabalhoInfantil” é uma iniciativa do Ministério Público do
Trabalho (MPT), por meio da Coordenadoria Nacional de Combate à
Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância), que
busca o engajamento dos internautas nas redes sociais, incentivando-os a
postar o gesto da “hashtag” em seus perfis como forma de apoio à causa
contra o trabalho irregular de crianças e adolescentes.
A campanha conta também com o apoio de personalidades da música e dos
esportes - os cantores sertanejos Daniel, Chitãozinho e Xororó, o
ex-jogador de vôlei Maurício Lima e a ex-jogadora de basquete Hortência
Marcari.
Dentre os produtos disponibilizados aos internautas estão um site temático (www.chegadetrabalhoinfantil.com.br), contendo um blog com notícias, atualidades, orientações e prestação de serviços, além de um local dedicado a artigos e opiniões de especialistas. A campanha tem uma fanpage no Facebook e um canal próprio no YouTube. Os artistas gravaram vídeos com duração de 30 segundos com o mote da campanha, o “Hashtag neles”.
Dentre os produtos disponibilizados aos internautas estão um site temático (www.chegadetrabalhoinfantil.com.br), contendo um blog com notícias, atualidades, orientações e prestação de serviços, além de um local dedicado a artigos e opiniões de especialistas. A campanha tem uma fanpage no Facebook e um canal próprio no YouTube. Os artistas gravaram vídeos com duração de 30 segundos com o mote da campanha, o “Hashtag neles”.
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