quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Vigilância em Saúde do Trabalhador na Atenção Básica


O diagnóstico situacional é uma das primeiras atividades desenvolvidas no processo de implantação da equipe de saúde em um território e tem como objetivo conhecer o perfil epidemiológico da população, os fatores demográficos, socioeconômicos, ambientais e culturais que podem influenciar na condição de saúde da comunidade. Em razão da constante mudança por que passam as comunidades, ele deve ser atualizado periodicamente.
O diagnóstico situacional é realizado pela equipe de saúde a partir dos dados coletados pelos ACS. Ele serve de base para a programação das ações de saúde a serem desenvolvidas, pois permite que a equipe conheça seu território e a população adscrita.
Pensando nisso, o Cerest Regional Marília tem realizado reuniões de matriciamento capacitando os profissionais da Atenção Básica para qualificar as ações na perspectiva da Saúde do Trabalhador de modo a garantir a integralidade da atenção.
O ACS identifica e mapeia os processos produtivos instalados no território e estabelece relações entre essas atividades e as queixas, demandas e problemas de saúde das famílias. Além disso, por meio das visitas domiciliares, conhece quem são os trabalhadores residentes na área de ocupação de atuação das equipes, suas condições de vida e saúde, bem como as situações de vulnerabilidade e risco a que estão expostos.
Pensando que para a programação das ações de saúde direcionadas aos trabalhadores é necessário discutir sobre as relações do trabalho com a saúde e o adoecimento dos trabalhadores, a Terapeuta Ocupacional do CEREST realizou atividade crítico-reflexiva com as agentes comunitárias da ESF Vila Altaneira e ESF Novo Horizonte.


ACS DA ESF NOVO HORIZONTE


ACS DA ESF VILA ALTANEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário