As profissionais Daniela Maria Maia Veríssimo e Luciana Caluz Carvalho Pereira, do CEREST Marília participaram da Oficina de Formação Permanente promovida pela Friocruz/ Escola Nacional de Saúde Pública e Núcleo de Educação à Distância.
A oficina que reuniu profissionais de CERESTs do estado de São Paulo, como: Bauru, Bebedouro, Cruzeiro, Itapeva, Jundiaí, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista dente outros.
Como objetivo principal, além da formação de tutores, orientadores e coordenadores da Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, que acontece via Educação à Distância, foi possível realizar uma avaliação do desenvolvimento do projeto que vem ocorrendo nos municípios sede e pertencentes à região dos CERESTs, que busca fortalecer a rede de atenção à saúde do trabalhador, formando especialistas no tema, que podem se tornar referência para o município onde atuam em àreas ligadas à Saúde do Trabalhador.
Na discussão, tutores, coordenadores e orientadores da Especialização listaram e discutiram potencialidades e dificuldades do processo de especialização, visando melhoria do projeto já em desenvolvimento e dos projetos subsequentes de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana à distância promovida pela Fiocruz.
Além desses grupos de trabalho, também houve momento de formação com Elizabeth Costa Dias, em sua fala sobre Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde: Desafios, Possibilidades e Perspectivas.
Elizabeth Costa Dias nos momentos iniciais de sua fala
Soraya Winchester Vasconcelos, falou sobre a RENAST e cenários de Saúde-Doença em Saúde do Trabalhador no Brasil, com foco na importância dos dados estudo e embasamentos das ações em epidemiológicos.
Sessão de perguntas e respostas entre tutores e coordenadores com Elizabeth e Soraya
A oficina contribuiu no sentido que reavaliar a Especialização, norteando ações referentes a acompanhamento de alunos e evolução dos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC), bem como de norteamento de ações em Saúde do Trabalhador na Atenção Primária a Saúde, baseado nas evidências epidemiológicas, além de promover o reencontro entre pares, que estão diretamente ligados à especialização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário