quinta-feira, 28 de agosto de 2014

CEREST Regional Marília no SIAPAT em São Paulo


O CEREST Marília, através de sua supervisora a Enfermeira Luciana Caluz Carvalho Pereira e do Engenheiro de Segurança do Trabalho, Cristiano Marques da Silva, está participando do 1º Seminário Internacional de Análise e Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIAPAT), em São Paulo-SP. O Seminário é uma continuidade e aprofundamento das atividades do Fórum de Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho que completará nesta ocasião seu 42º Encontro Presencial e conta com o apoio e participação ativa de várias instituições que atuam na área como a DVST/CVS/SES-SP e CEREST Estadual SP; CEREST Piracicaba; FUNDACENTRO; Ministério Público do Trabalho da 15ª Região; ANAMATRA.
Segundo informações dos organizadores, o objetivo do evento é discutir aspectos atuais de pesquisa e políticas públicas de prevenção de acidentes, estimular reflexões visando a renovação de agendas dedicadas ao tema e estreitar laços de cooperação com colegas de outros países. Pretende ainda ser oportunidade de difundir a abordagem sócio técnica sistêmica sobre a compreensão dos acidentes de trabalho, em crítica às abordagens reducionistas do erro humano que buscam transferir às vítimas a responsabilidade e a culpa por estes eventos. Pretende-se destacar as experiências brasileiras e de pesquisadores de diversos países do mundo no campo da análise, da vigilância, da aprendizagem organizacional e das intervenções.
Também destacamos que a iniciativa será uma oportunidade de repensar a agenda de pesquisa e da atuação das universidades brasileiras mais envolvidas com estudos do tema, bem como das instituições e dos profissionais que lidam com o desafio da prevenção em suas atividades cotidianas.
O evento conta com uma platéia integrada por pesquisadores, estudantes, profissionais dos quadros técnicos científicos das instituições parceiras, representantes de trabalhadores, e outros profissionais que lidam no cotidiano com os desafios da prevenção. E nesta platéia também estão presentes os profissionais do CEREST Marília. 
O CEREST, busca participar frequentemente das edições dos fóruns de Análise e Prevenção de Acidentes do Trabalho como uma forma de aprendizagem permanente atráves das informações divulgadas e das reflexões realizadas durante estes encontros com temas muito pertinentes à area de saúde do trabalhador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário