segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Leituras de Apoio para ações em Saúde do Trabalhador

Com o intuito de apoiar a análise de acidentes e aprofundar conhecimentos relacionados à Saúde e Segurança no Trabalho, decidimos criar esse post com o link para dois materiais importantíssimos.

Com a participação do CEREST no 1º SIAPAT, já noticiada aqui no blog, tivemos acesso à 1ª publicação que iremos sugerir: a publicação eletrônica  de "Fatores huamanos e organizacionais da segurança industrial", organizado por François Daniellou, Marcel Simard e Ivan Boissières, da Fondation Pour une Culture de Sécurité Industrielle (FONCSI). Quer conferir esse material interessantíssimo? Clique aqui para download! 

O outro material é muito conhecido pela equipe do CEREST e de profissionais que buscam aprofundar conhecimentos quanto à investigação e prevenção de Acidentes de Trabalho, o "Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes (MAPA)" que descreve experiências de Cerest de Piracicaba na condução de intervenções de prevenção de acidentes com apoio de conceitos como gravata-borboleta, análise de barreiras, análise de mudanças e ampliação conceitual em oposição às abordagens comportamentalistas e que atribuem culpa às vítimas. Também pode disponível para download aqui!

Esses materiais e outros de grande relevância estão  no site do Fórum de Acidentes no Trabalho (confira o site aqui!, Esse site, segundo o próprio grupo responsável pelo projeto o define: "é um espaço de temas relacionados à análise e prevenção de acidentes do trabalho. Sua finalidade é apoiar atividades de grupo de pesquisa e de serviços da área de saúde do Trabalhador, com ênfase na segurança no trabalho, com discussões presenciais e virtuais e disponibilização de materiais de apoio, como casos e textos. [...] O projeto foi criado por iniciativa conjunta de docentes das áreas de Saúde do Trabalhador do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP e, à época, da Engenharia de Produção da UNIMEP Piracicaba, no primeiro semestre de 2008. Atualmente continua como projeto interinstitucional, sob a responsabilidade conjunta do Prof Associado Dr Rodolfo Andrade Gouveia Vilela, da Faculdade de Saúde Pública da USP, do Prof Dr Ildeberto Muniz de Almeida e da Profª Drª Maria Dionísia do Amaral Dias, da FMB-UNESP." 

E tem sido um espaço fértil à discussões e reflexões que fundamentam ações e decisões da equipe do CEREST Regional Marília. Por isso, decidimos compartilhar o material aqui no blog, para ampliar ainda mais o acesso. 

Aproveitem, boa leitura!!!


Ah! Ficou difícil compreender, quais são os links? Para facilitar, aqui estão, basta clicar:

Link para o site Fórum de Acidentes do Trabalho
Link para "Fatores huamanos e organizacionais da segurança industrial"
Link para o MAPA "Modelo de Análise e Prevenção de Acidentes"

Nenhum comentário:

Postar um comentário