terça-feira, 28 de abril de 2015

Os resultados de muito trabalho em 2014!




            O Relatório de Gestão tem como objetivo lançar um olhar às ações realizadas durante todo o ano, avaliar sua eficácia e propor novas ações para o ano seguinte. Um momento de realinhar ações e problematizar as ocorrências do ano, visando ampliar a efetividade do CEREST enquanto representante da Política de Saúde do Trabalhador.
            Considerando os três pilares que sustentam as ações do CEREST: vigilância, assistência e educação, podemos acompanhar de maneira geral o movimento realizado por este Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Regional de Marília.
            No que refere a vigilância em saúde do trabalhador, o amadurecimento deste serviço que ultrapassa uma década de trabalho, os processos de Vigilância tem sido avaliados, ano por ano, com o intuito de verificar a eficácia.
            O Cerest também se dedica há dois anos a um trabalho com o professor Doutor Nilson Rogério da Silva, sobre Ergonomia, com vistas a melhora do fluxo interno de trabalho, bem como, adequação de ferramenta de trabalho para investigação de acidentes de trabalho e nexo causal, comum a todos as equipes de trabalho do Cerest.
            Com o curso, revimos a organização da equipe buscando agilizar a execução de visitas e criação de relatórios, além de maior confiança nos resultados das inspeções garantidas pela organização do relatório e uso de metodologia adequada.
            Quanto à assistência foi implantado um trabalho de avaliação de encaminhamentos vindos das unidades de saúde, com feedback às unidades sobre os erros solicitando correção e novo encaminhamento do documento de referência. Este trabalho, gerou um aumento na qualidade dos documentos de referência emitidos pelas unidades e nos permitiu observar que mesmo diante de uma epidemia de dengue importante no município, os encaminhamentos não sofreram quedas. Ou seja, mantém-se a atenção à saúde dos trabalhadores que freqüentam as unidades, mesmo diante de um grande problema de saúde pública ocorrendo.
            Ainda quanto à assistência, instaurou-se um controle rígido nas ações de assistência dentro do Cerest, diminuiu-se o tempo e a lista de espera, bem como um cuidado extra no envio de contra-referência no fim dos tratamentos, notificando a unidade de saúde sobre a conclusão do trabalho com os pacientes das unidades.
            A implantação de um sistema de registro de acolhimento, também agiliza o registro de novos pacientes e melhorar a estratégia de controle das vagas de tratamento no Centro de Referência.
            Com referência à educação, garantimos atenção especial ao acompanhamento dos municípios que compõem nossa área de abrangência, com o trabalho de matriciamento com Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e portas de entradas, que permitem que se trabalhe com os dados obtidos pelos municípios em suas ações de saúde do trabalhador e que fundamenta o aprendizado de conceitos teóricos mas também o aprendizado sobre a realização de visitas a ambientes de trabalho e criação relatórios em conjunto entre equipes e CEREST.
 
PRODUÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR SEGUNDO TIPO DE PROCEDIMENTO, REGISTRADOS EM 2014.
   
Tipo de Procedimento                                       
Quantidade realizada
Acolhimento                                                                                                                                                                    
943
Atendimento Clínica Médica                                                     
66
Atendimento Ortopedia                                                          
809
Acupuntura                                                                              
612
Fisioterapia                                                                           
       5064
Atendimento de Fonoaudiologia                                             
111
Audiometria                                                                               
87
Terapia Ocupacional                                                              
159
Atendimento Psicoterápico                                                      
319
Inspeções em Ambientes de Trabalho                              
214
Visita Domiciliar                                                                  
891
Atividade Educ. c/ grupo na Unidade                                   
341
Atividade Educ. c/ grupo na Comunidade                           
103
Atividade Educ. individual na Unidade                            
278
Total                                                                                  
9997


    Fonte: SIAl – Sistema de Informação Ambulatorial Local e Boletim Produção Ambulatorial
           
Quanto à tabela acima o dado obtido em relação ao acolhimento nos chama a atenção pela sua queda, porém, justificada pela ineficácia do sistema existente na rede (SIAL) municipal que foi inativado neste ano e sem substituição. O governo federal institui o uso do BPA – Boletim de Procedimentos Ambulatoriais o qual está sendo alimentado em toda rede municipal. Tal Sistema Nacional não comtempla todas as informações utilizadas anteriormente, dessa forma buscamos uma maneira mais eficaz para registro dos dados implantando em um banco específico em EPI INFO denominado EPIACOL.
Em relação a esse banco temos 443 registros de pacientes em primeira consulta, onde o sexo feminino predomina em 270 atendimentos, notamos que a atividade produtiva predominante ainda são os prestadores de serviços (faxineira, doméstica, cabeleireiro e serviços gerais) 32%, seguidos pelos trabalhadores da indústria na área alimentícia (16%) e comércio (12%). A faixa etária predominante é de 36 – 50 anos, grau de escolaridade predominante ensino médio completo (175) seguido do primeiro grau incompleto (61). Notamos que os nossos pacientes estão em atividade e que mais 72% trabalhavam a mais de um ano na mesma função o que nos mostra que a exposição prolongada é um fator contributivo para o adoecimento.
Em relação aos atendimentos observa-se uma queda importante na quantidade de acolhimentos realizados e um aumento de 29% no número de faltas na primeira consulta durante o ano de 2014.
                         Tivemos uma queda no atendimento de terapia ocupacional devido ao longo período de greve da UNESP principal parceira no atendimento.

PRODUÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR SEGUNDO RESULTADO DO ATENDIMENTO REGISTRADO NO BANCO DE ACOLHIMENTO EM 2014

Resultado do Atendimento
Quantidade
%
Alta a pedido
21
4,7
Alta por abandono
33
7,4
Alta por melhora
53
12
Alta sem melhora
0
0
Alta sem nexo
55
12,4
Em aberto
239
56
Encaminhamentos p/ outros
40
9,3
Fonte: Banco do Acolhimento do Cerest – EPIACOL

Verificamos um número expressivo (239) de casos em aberto que aguardam exames complementares ou estão em tratamento ou ainda não iniciaram o mesmo. Em relação aos exames justificam-se pela mesma situação do ano anterior quando da não renovação de contrato com prestadores. Porém, notamos que este dado não permite análise mais aprofundada devido à dificuldade do Sistema Operacional implantado que ainda está em fase de desenvolvimento.
            Durante o ano de 2014 mantivemos a estratégia do fluxo, recebendo os encaminhamentos gerados pelas Unidades e realizando a pré-seleção. Porém mesmo existindo uma queda importante nas altas sem nexo, ainda temos 12% a se considerar.
No ano de 2014 tivemos um total 606 encaminhamentos recebidos. Sendo estes solicitados por 44 Unidades de Saúde de Marília, e das Unidades existentes, 5 não realizaram nenhuma referência para o CEREST, são elas: Avencas, Aniz Badra, CDHU, Dirceu e Novo Horizonte. Dos 31 municípios da área de abrangência do Cerest recebemos somente encaminhamentos de quatro municípios (Echaporã, Vera Cruz, Oriente e Alvinlândia). Em relação aos Sindicatos tivemos 9 encaminhamentos.
Vale ressaltar que as Unidades que não fazem referência para o Cerest encontramos Unidades recorrentes do ano anterior as quais receberam visitas da nossa equipe para orientações quanto ao fluxo e protocolo existente.
                        O serviço de fonoaudiologia em 2014 recebeu um total de 54 encaminhamentos para avaliação audiológica. Desse total, 04 foram encaminhamentos advindos das Unidades de Saúde, mantendo o mesmo número de 2013; e os outros 50 foram gerados a partir do acolhimento do Cerest, ou seja, demanda interna, observando-se um aumento de 24 encaminhamentos em comparação ao ano de 2013. Dos encaminhados 22 não foram avaliados, onde 18 mostraram desinteresse por já terem realizado os exames pela empresa e 04 faltaram por duas vezes consecutivas sem justificativa. Das inspeções nos ambientes de trabalho foi possível notar também um aumento das relacionadas à exposição ao ruído gerando a abertura de uma notificação compulsória para PAIR.
Em relação à Escola da Coluna que é um projeto de atendimento a grupos, com pacientes que buscam o CEREST por agravos de coluna relacionados ao trabalho. Em 2014 observamos uma dificuldade no comparecimento dos usuários nos primeiros atendimentos. Ao convocarmos os pacientes, realizávamos muitas ligações até que atendessem os telefonemas e sempre convocávamos cerca de 7 a 10 pacientes para cada grupo, sendo que somente 5 pacientes compareciam. Isso resultou numa porcentagem de absenteísmo – logo no primeiro encontro – de 36%.
Assim, conseguimos realizar 10 grupos de Escola da Coluna, somando os grupos realizados no período da manhã e da tarde, totalizando 51 pacientes.
Deste total temos, em média, 73% dos pacientes permaneceram durante todo o programa de atendimento da Escola da Coluna; 25% de desistências (na primeira avaliação ou ao longo do atendimento), e 2% de alta a pedido dos pacientes. Segundo análise destes dados 92% dos pacientes que a freqüentaram obtiveram melhora do quadro doloroso; 6% apresentaram piora do quadro, que segundo nossa experiência pode resultar de uma dificuldade em adquirir os novos hábitos de vida (moderação ao trabalhar, adequação postural conforme orientado, inserção de alongamentos, fortalecimento muscular, dentre outras orientações) e 2% dos pacientes mantiveram o quadro doloroso.         
RELAÇÃO DE EXAMES COMPLEMENTARES REALIZADOS PELO CEREST DURANTE O ANO DE 2014

TIPOS DE EXAMES

QUANTIDADE
Ultrassom de Punho
57
Ultrassom de Cotovelo
47
Ultrassom de Ombro
           151
Ultrassom (outros)
12
Eletroneuromiografia
74
Raio X
213
Outros*
30
Exames laboratoriais
9
Ressonância
19

Total

612

           
Fonte: Banco do Acolhimento do Cerest – EPIACOL

Em relação à quantidade e exames solicitados tivemos um aumento em relação ao ano de 2013 proporcionais ao número de consultas. Em relação às consultas temos observado que a característica do perfil dos pacientes atendidos é de idade superior ao ano anterior bem como com maior tempo de exposição na atividade levando ao acometimento de mais de um segmento gerando mais de um exame para cada paciente.
Também nesse período tivemos alguns encaminhamentos para outros ambulatórios especializados como Fisioterapia Central (12), Ambulatórios: Ortopedia (10), Mão (12), Coluna (8), Ombro (9), Joelho (2) e especialidades de Reumatologia (4), Dermatologia (1) e Vascular (1). (feito 16/03/2015)


REGISTROS DOS ACIDENTES DE TRABALHO GERADOS PELA UNIDADE DE SAÚDE, EM MARÍLIA NO ANO DE 2014

      Nº. de Fichas
Forma como foram geradas as FINAT’s

1646

Através da Notificação Rápida

312

Através de Fichas do SINAN
92
Demanda Espontânea nas Unidades
2050
TOTAL
                      Fonte: Banco de Dados da FINAT e Ficha de Notificação de Suspeita de Acidente de Trabalho – Cerest

Recebemos um total de 4125 Fichas de Notificação Rápida de Suspeita de Agravos de Acidente de Trabalho geradas através dos atendimentos das portas de entradas do município de Marília, número este inferior ao ano passado com 4405 notificações. Sabemos que 40% transformaram em FINATs e foram investigadas a partir da Ficha de Notificação Rápida. Das fichas recebidas há um número significativo de notificações rápidas que não se transformaram em FINATs, pelos seguintes motivos: recusa em preencher 6%, informação insuficiente 1%, endereço incompleto 0,5%, não era acidente 3%, não encontrado 26%, extravio 7,5% e que não foram enviadas 16%.
Comparando-se com o ano anterior, quando as investigações não realizadas somavam 50% do total das notificações, em 2014 estas totalizaram 60%. Pois temos um aumento significativo de “extravio” (de 1% para 8%) que nos leva a supor uma organização inadequada do serviço de notificação das Unidades e o atraso na devolução para o Cerest impossibilitando o resgaste das informações.
Observamos também que o número de FINATs não enviadas pelas unidades teve um aumento de 100% em relação ao ano anterior, o que acreditamos que seja por falta de Recursos Humanos, problema recorrente há vários anos, e uma situação nova para o segundo semestre deve-se à epidemia de dengue.
Quanto aos “não encontrados”, em comparação ao ano anterior, quase não houve alteração em termos percentuais, desta forma a análise continua sendo a mesma, ou seja, os trabalhadores que se acidentaram de grau leve e moderado retornam rapidamente às suas atividades.

SUSPEITA DE ACIDENTES DE TRABALHO NOTIFICADOS NOS ATENDIMENTOS DAS UNIDADES SENTINELAS DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA EM 2014

Unidade Notificante
Nº.
%
Santa Casa
153
3,7
Pronto Atendimento (Zona Sul)
776
18,8
Hospital das Clínicas
1822
44,2
SAMU
06
0,1
Pronto Atendimento (Zona Norte)
1353
32,8
HU
08
0,2
UNIMED
07
0,2
Total
4125
100,0
       Fonte: Finat – Ficha de Notificação Rápida de Acidente de Trabalho

Das notificações rápidas enviadas pelas Unidades o maior número delas é do Hospital das Clínicas com 44%, confirmando um dado relatado no ano anterior, de que os registros do SINAN se tornaram também um instrumento gerador da FINAT. O segundo maior notificador é o Pronto Atendimento da Zona Norte com 33%. Somados os dois totalizam 77% das notificações rápidas enviadas. Neste ano retomamos as orientações com as Vigilâncias Epidemiológicas dos Hospitais sobre a importância dessas notificações e elaboração de estratégias para melhorar as subnotificações. 

ACIDENTES DE TRABALHO REGISTRADOS NO CEREST, SEGUNDO TIPO DE ACIDENTE OCORRIDO NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA EM 2014

Unidades de Saúde
Típico
Doença
Ocupacional
Trajeto





TOTAL

UAS Santa Antonieta
152
01
40
193
UBS Castelo Branco
45
01
10
56
UBS J.K.
58
00
21
79
UBS Alto Cafezal
69
00
25
94
USF Jóquei Clube
11
00
01
12
CEREST
207
99
95
401
UBS Planalto
68
02
16
86
USF Padre Nóbrega
44
00
04
48
USF Altaneira
05
00
01
06
UBS Bandeirantes
11
00
06
17
UBS Chico Mendes
23
00
17
40
UBS São Miguel
24
00
03
27
USF Jânio Quadros
33
01
10
44
USF Figueirinha
20
00
04
24
USF Vila Barros
22
01
06
29
USF Lácio/A. Amaral
15
00
03
18
USF Aeroporto
02
00
01
03
USF Santa Paula
20
00
05
25
USF Vila Hípica
08
00
04
12
USF Palmital
23
00
09
32
USF Aniz Badra
20
01
08
29
USF Prim./Pq.Nações
30
00
10
40
USF Rosália
16
00
00
16
USF Avencas/Flamingo
10
00
02
12
USF Jd. Cavalari
18
00
06
24
USF Vila Real
17
00
07
24
USF CDHU
29
00
06
35
USF Tóffoli
38
01
06
45
USF Pq. dos Ipês
17
00
07
24
USF Santa Augusta
63
00
07
70
UBS Nova Marília
65
00
21
86
USF Vila Nova
13
00
07
20
USF Marajó
19
00
04
23
USF Santa Antonieta II
08
00
05
13
USF Julieta
64
00
09
73
USF Jd. Flamingo
13
00
03
16
USF N. Horizonte
07
00
03
10
USF Jd. Marília
14
00
05
19
USF Três Lagos
10
00
04
14
UBS São Judas
09
00
02
11
USF Jd. América IV
29
00
03
32
USF C. Belo (SH/DIR)
04
00
00
04
USF Jd. Renata
17
00
02
19
USF Jd. Teruel
25
00
08
33
UBS Argolo Ferrão
17
00
03
20
UBS Costa e Silva
50
00
20
70
UBS Cascata
15
00
02
17
USF Primeiro de Maio
04
00
01
05

           TOTAL

1501
107
442

2050
        Fonte: Finat – Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho

Em relação ao total de registros de FINATs advindos das Suspeitas de Notificações Rápidas temos proporcionalmente as Unidades que mais investigaram os agravos enviando as FINATs preenchidas corretamente para o registro no Banco, sendo elas: Jardim América IV, Avencas, Julieta, Alto Cafezal e Santa Augusta. Em relação as não enviadas temos as Unidades: São Judas, Figueirinha, Altaneira, Lácio/A. Amaral e Renata.
As notificações geradas pelo Cerest dispõe em maior número por se tratar de uma Unidade especifica da área, com 20% dos registros. Destes, as doenças ocupacionais perfazem 93% realizadas pelo Cerest. As quais identificamos como maior fator de risco os  agentes ergonômicos com 97% dos casos, sendo as principais causas relacionadas a movimentos repetitivos com 61% dos casos, seguido pela postura inadequada em ambiente de trabalho com 18%.
Um fator preocupante nestas informações diz respeito à subnotificação das Unidades de saúde que não estão fazendo diagnósticos de doenças relacionadas ao trabalho. Das 49 unidades de saúde, somente 7 delas notificaram LER/DORT embora acredita-se que este universo seja bem maior inclusive para outras doenças.

ACIDENTES DE TRABALHO REGISTRADOS NO CEREST, SEGUNDO SEXO E TIPO DE ACIDENTE NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA NO ANO DE 2014
  
SEXO
TÍPICO
DOENÇA
OCUPACIONAL
TRAJETO
TOTAL
FEMININO
335
71
186
592
MASCULINO
1166
36
256
1458
TOTAL
1501
107
442
2050
  Fonte: Finat - Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho


Com o intuito de qualificar quais as principais ocorrências que motivaram os acidentes de trajeto envolvendo o sexo masculino, levantamos que 37% dos acidentes  ocorreram por queda de motocicleta, 28% foram colisões envolvendo motocicleta e automóvel e outros 9% foram ocasionados por queda de bicicleta. Estas três ocorrências totalizam 74% das principais causas de acidentes de trajeto ocorridos com homens.
Em relação aos 186 acidentes de trajeto envolvendo sexo feminino, 77 acidentes (ou 41%) estão associados à queda de motocicleta; 51 ocorrências (27%) foram de colisão envolvendo moto e automóvel e 20 acidentes (11%) foram motivados por queda do mesmo nível. Dessa forma podemos concluir que essas causas totalizam 79% dos acidentes de trajeto com mulheres.
Observamos que existe uma diminuição das ocorrências de acidentes com trajeto com homens em relação as mulheres. Quanto ao total de acidentes com mulheres temos um aumento de 10% em relação aos anos anteriores.
Chamamos a atenção também para o aumento da queda de motos de 2013 para 2014 em ambos os sexos.

ACIDENTES DO TRABALHO REGISTRADOS ATRAVÉS DA FINAT, SEGUNDO FAIXA ETÁRIA E TIPO NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA EM 2014

                 
Faixa Etária
TIPO
   TÍPICO     DOENÇA   TRAJETO
Quantidade de Acidentados
14 – 19 anos
134
01
51
186
20 – 24 anos
242
05
113
360
25 – 29 anos
222
02
76
300
30 – 34 anos
215
10
57
282
35 – 39 anos
183
19
46
248
40 – 44 anos
157
16
39
212
45 – 49 anos
141
16
21
178
50 – 54 anos
97
25
18
140
55 – 59 anos
61
08
15
84
60 – 64 anos
38
05
05
48
65 ou +
11
00
01
12
Total
1501
107
442
2050





Fonte: Finat – Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho

Os acidentes continuam a ocorrer em maior número na faixa etária de 20 - 39 anos, com prevalência para os acidentes típicos, enquanto que, com relação aos acidentes de trajeto, a faixa etária mais atingida se encontra entre 20 - 24 anos. 
            Dos 51 acidentes ocorridos com menores de 18 anos e registrados no Banco de Dados FINAT, em 46 casos (90%) foi preenchida a ficha do SINAN, e apenas em 05 casos (10%) não foi possível localizar o paciente em sua residência.
            Ao realizar uma análise dos acidentes graves ocorridos com trabalhadores menores de 18 anos, observa-se que destes 41 acidentes (80%) foram típicos e 10 acidentes (20%) foram no trajeto.
Em relação aos graves temos registro de acidentes com jovens de 14 e 15 anos atuando no mercado informal, ou seja, sem vinculo com instituições profissionalizantes que oferecem o trabalho em condição de aprendiz. Estes são mais difíceis de intervir, pois geralmente estão locados em empresas familiares que fazem uso da mão de obra infantil por meio de um discurso que confere ao trabalho caráter protetor e disciplinador.
O que nos preocupa são os 16 acidentes ocorridos com trabalhadores menores de 18 anos que possuem vínculo com instituições profissionalizantes, pois se observa que a empresa não garante o cumprimento das definições e condições especiais às quais os jovens devem ser contratados uma vez que estão exercendo e se acidentando em atividades insalubres e perigosas.


ACIDENTES DE TRABALHO REGISTRADOS ATRAVÉS DA FINAT, SEGUNDO CLASSIFICACAO DO AGRAVO NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA EM 2014.

CLASSIFICAÇAO
(Grau de Risco)
Nº. de Registros
LEVE
1251 (61,0%)
MODERADO
  517 (25,2%)
GRAVE
  278 (13,6%)
FATAL
  04 (0,2%)
Total
2050
            Fonte: Finat – Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho

Dos acidentes graves, foram classificados em 64% como acidentes típicos, 36% como acidentes de trajeto e 0,5% como doença ocupacional.
            Somado os Acidentes de Trabalho Graves aos Acidentes Fatais, obtém-se um total de 282 acidentes que foram investigados pelo CEREST.
            Das 488 notificações do SINAN o CEREST realizou 267 visitas de orientação (55%) porque o Cerest tem como obrigação realizar visitas aos acidentados  classificados como grave, fatal e menor de 18 anos.
Das outras 221 notificações, 73 acidentes foram identificados através do Sindicato da Alimentação por meio de abertura de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho). A Santa Casa de Marília notificou 35 acidentes por material biológico e outras 104 notificações não geraram visita de orientação por se tratarem de Doenças Ocupacionais.
Foram realizadas 50 inspeções em ambiente de trabalho, 32 inspeções geradas através de notificação do Sinan ao Cerest, 10 geradas pelo Ministério Público do Trabalho de Bauru, 04 Inspeções através das capacitações dos municípios e 04 inspeções para estabelecimento de Nexo Causal.
Quanto ao grau de resolutividade obtivemos êxito em 50% com intervenções acatadas pelos estabelecimentos e 50% ainda estão em aberto por necessitarem de visita de retorno ou aguardando providências do MPT.
Com relação aos acidentes graves, foram notificados e registrados em banco de dados 278 acidentes, sendo estes divididos em: contusão (29), perfuração (03), entorse (05), fratura (202), amputação (20), politraumatismo (01), TCE (01), Queimadura (03), FCC (09), lesão ocular (04).
- Para cada acidente moderado têm-se aproximadamente 2,5 acidentes leves;
- Para cada acidente grave têm-se aproximadamente 2,0 acidentes moderados;
- Para cada acidente fatal têm-se aproximadamente 70 acidentes graves.
Ao analisarmos os acidentes leves e moderados constatamos que as lesões são pouco impactantes à saúde do trabalhador acidentado, pois não gera afastamento ou prejuízo de sua capacidade laboral, mas compõem 73% do total de acidentes registrados.
Observamos que o registro destes acidentes, gera uma demanda de trabalho às equipes das Unidades de Saúde que pouco elucida problemas no ambiente de trabalho que possam ser objeto de atuação do Cerest.
 Dentre os acidentes leves e moderados chama atenção as lesões oculares com 90% de registro ao ano passado.


ACIDENTES DE TRABALHO FATAIS REGISTRADOS NO CEREST, OCORRIDOS EM MARÍLIA NO ANO 2014

Número
Diagnóstico
01
POLITRAUMATISMO – ACIDENTE DE TRAJETO
03
TCE – ACIDENTE DE TRAJETO
Fonte: Finat – Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho


            Dos acidentes com óbito notificados temos 02 acidentes ocasionados por queda de moto, 01 por colisão carro e moto e 01 por colisão entre dois carros. Dentre estes o que mais chamou a nossa atenção foi o de queda em moto na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros onde havia um desnível no asfalto (degrau) ocasionando a queda, acidente passível de intervenção local com intensificação da sinalização evitando outros acidentes.


ACIDENTES DE TRABALHO SEGUNDO O RAMO DA ATIVIDADE, DETERMINADO PELO CÓDIGO NACIONAL DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS – CNAE
 OCORRIDOS EM MARÍLIA NO ANO DE 2014
      
Ramo da Atividade
Quantidade
Porcentagem
Agricultura, Pecuária, Prod. Florestal, Pesca
32
1,6
Indústria Extrativa
00
0,0
Indústrias de Transformação
563
27,5
Eletricidade e Gás
00
0,0
Água, Esgoto, Ativ. de Gestão de Resíduos
23
1,1
Construção Civil
252
12,3
Comércio em Geral e Reparação de Veículos
552
27,0
Transporte, Armazenagem e Correio
70
3,4
Alojamento e Alimentação
116
5,6
Informação e Comunicação
10
0,5
Ativ. Financeiras, de Seguros e Serviços
23
1,1
Atividades Imobiliárias
03
0,1
Ativ. Profissionais, Científicas e Técnicas
30
1,5
Ativ. Administrativas e Serviços Complem.
76
3,7
Administração Pública, Defesa e Seguridade
56
2,7
Educação
36
1,8
Saúde Humana e Serviços Sociais
109
5,3
Artes, Cultura, Esporte e Recreação
11
0,5
Outras Atividades e Serviços
26
1,3
Serviços Domésticos
62
3,0
Total
2050
100,0%
        Fonte: Finat – Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho

De acordo com o CNAE, os ramos de atividades se repetem em relação ao ano anterior, dentre eles os que mais se destacaram foram:
1)    Indústrias de Transformação, com 563 (28%) acidentes;
2)    Comércio, com 552 (27%) acidentes; e
3)    Construção Civil, com 252 (13%) acidentes.
Os três ramos somados ultrapassam 65% das notificações de acidente de trabalho no município de Marília.
No segmento Indústria e Transformação os acidentes tiveram a sua maior ocorrência no trânsito (22%), seguido por outras causas – lesão ocular (21%) relacionadas há acidentes com solda causando as ceratites, e por máquinas e equipamentos (18%). Já no Comércio, os acidentes mais registrados também foram relacionados a acidentes de trânsito (35%), seguido por outras causas – lesão ocular (14%) provocados por corpo estranho e queda em nível (11%). No setor da construção civil os acidentes com maior registro foram relacionados à outras causas – lesão ocular (24%) provocadas por substancias irritantes,  acidentes de trânsito (16%) e queda em altura (15%).
            Dentre as doenças relacionadas ao trabalho, ressalta-se o número de SINANs de Transtornos de Saúde Mental, no ano de 2014. Foram registrados 07 casos, destes 05 casos avaliados pelo CEREST a partir dos encaminhamentos das unidades de Saúde e Sindicato e 02 casos identificados pela equipe de fisioterapia do Centro de Referência, durante os tratamentos realizados pelas profissionais.
            Observa-se um aumento no encaminhamento de casos de agravos à saúde mental relacionados ao trabalho, para o CEREST a partir das unidades. E mais do que um simples encaminhamento, verifica-se que os casos encaminhados tinham relação com o trabalho resultando em SINAN.
          

CAPACITAÇÕES, TREINAMENTOS E EVENTOS

1.            Capacitação de 02 integrantes da equipe através do Curso de Especialização Sírio;
2.            Participação e apoio para elaboração do V Encontro Regional de Cipeiros;
3.            Realização de palestra educativa na Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT organizada pelo município de Fernão;
4.            Realização de palestra na SIPAT ECP de Garça;
5.            Sensibilização dos gestores do Hospital das Clínicas e Centro de especialidades Mario Covas quanto ao diagnóstico e notificação dos agravos relacionados à saúde do trabalhador;
6.            Realização de cine debate e distribuição de material educativo em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho lembrado no dia 28 de abril;
7.                  Realização de encontros bimestrais com 08 municípios da CIR Ourinhos com enfoque no acompanhamento das atividades implementadas de Saúde do Trabalhador com as vigilâncias (cerca de 37 participantes);
8.                  Sensibilização e elaboração de estratégias na CIR Ourinhos na área da Atenção Básica;
9.            Na área de Fonoaudiologia: Realização de triagens e orientações sobre voz na UPES - Prefeitura Municipal de Marília em comemoração ao Dia Mundial da Voz (16 de abril); participação no III Fórum: Atuação Fonoaudiológica em Saúde do Trabalhador;
10.         Participação e Acompanhamento dos Fóruns Acidentes do Trabalho;
11.         Pactuação e implementação das Ações Estratégicas do PETI (Programa de erradicação do Trabalho Infantil);
12.         Organização do IV Encontro Regional de Saúde do Trabalhador com o tema: Fortalecimento e Integração das Vigilâncias;
13.         Participação do III Encontro dos Cipeiros do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação;
14.         Curso de Ergonomia para os profissionais do Cerest em parceria com a UNESP Marília (em andamento);
15.         Realização de Oficina preparatória para a delegação macroregional da IV Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
16.         Elaboração e execução da logística da participação dos delegados indicados para a Macro Conferência, depois dos delegados eleitos para etapa Estadual e Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
17.         Participação de reuniões do Comitê Regional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Marília e Região;
18.         Encontro com pais, alunos e monitores sociais do Projeto Guri para reflexão e conscientização de questões relacionadas ao trabalho infantil;
19.         Participação no 1 Seminário Internacional de Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho;
20.         Elaboração do projeto da Construção Civil junto ao Sindicato da Construção Civil;
21.         Participação no Seminário com apresentação de trabalhos de conclusão de curso referente à Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (FIOCRUZ/ENSP);
22.         Realização de atividade para grupo de psicólogas no programa de apoio ao cuidador;
23.         Retomada do Projeto voltado para o trânsito, com a realização de encontros com as instituições envolvidas para elaboração e implementação de ações preventivas.



PROPOSTAS PARA 2015
1.            Intensificar o estudo das doenças ocupacionais registradas segundo o setor produtivo mais acometido para possíveis intervenções;
2.            Retomar a proposta de matriciamento de Saúde do Trabalhador na Atenção Básica no município de Marília (Projeto piloto com 4 Unidades);
3.            Levar ao conhecimento da equipe de Apoio da Atenção Básica as questões relacionadas ao fluxo de encaminhamento ao Cerest e elaborar estratégias junto as mesmas para melhorar a utilização do serviço;
4.            Discussão e elaboração de fluxo com os municípios para encaminhamentos para o Cerest;
5.            Ampliar as estratégias de captação de suspeitos de agravos relacionados ao trabalho em relação a perdas auditivas durante o matriciamento nas Unidades e também buscar aproximação com outros serviços existentes de audiometria no SUS para identificar casos novos;
6.            Contratação de prestadores para a realização de exames complementares que ultrapassam a demanda ofertada pela central de vagas no município de Marília (demanda reprimida desde 2013 sem agendamento);

7.            Contração de serviço terceirizado para desenvolvimento de programa para  aprimorar o registro e análise do banco de dados do acolhimento e Notificação;
8.            Acompanhar as atividades “apoiador” da Atenção Básica pelo DRS IX para reestruturação das atividades do Cerest em suas atuações na Educação, Vigilância e Assistência na perspectiva do apoio matricial (Implantar piloto AB);
9.            Retomar o processo de educação permanente com as equipes dos municípios que compõem a CIR Marília e prosseguir com a educação permanente nos municípios integrantes da CIR Ourinhos;
10.         Acompanhar as reuniões de Vigilância Epidemiológica com os Hospitais e Pronto Atendimentos para promover a integração da Saúde do Trabalhador no processo  de Vigilância em Saúde;
11.         Retomar as reuniões do grupo de estudo relacionado aos registros de Acidentes de Transito para elaborar estratégias frente aos resultados encontrados nos bancos de notificações de agravos a Saúde do Trabalhador;
12.         Apoio e acompanhamento das ações voltadas ao combate do trabalho infantil, bem como os acidentes de trabalho ocorridos e inserção do Cerest em ações de entidades que trabalham com menores;
13.         Promover aproximação com escolas técnicas e profissionalizantes a partir dos resultados obtidos em análises do Banco de Dados disponível no Cerest para sensibilização e desenvolvimento de ações em Saúde do Trabalhador;
14.         Implantação do sistema de protocolo para a realização do ato administrativo e Capacitação da equipe do Cerest;
15.         Alteração da ficha de notificação rápida de suspeita de acidente de trabalho, com exclusão da investigação através da FINAT dos acidentes de trabalho de grau leve;
16.         Promover espaço junto a CIST de discussão e elaboração de estratégias frente aos indicadores apontados neste relatório relacionados aos acidentes com diangnósticos de amputação e lesão ocular os quais chamam a atenção;
17.         Acompanhar e apoiar a análise dos registros dos Acidentes de Trabalho do município de Garça;
18.         Organizar o V Encontro Regional de Saúde do Trabalhador;
19.         Organizar as atividades do dia 28 de Abril – Dia Mundial em memória as vítimas de Acidentes de trabalho (propor a participação do município de Marília no Abril Verde);
20.         Discutir e pactuar a Implementação das Ações de Saúde do Trabalhador com os gestores locais e estaduais: como referência para exames complementares,  apoio na assistência especializada e outros;
21.         Dar continuidade na divulgação de dados de vigilância em saúde do Trabalhador no Blog e outro meio de comunicação (e mails das Unidades de Saúde);
22.         Propor ao Serviço de Imprensa da Prefeitura Municipal de Marilia o apoio para desenvolvimento de ações para divulgação do Programa Nacional de Saúde do Trabalhador desenvolvidas pelo Cerest (Ex: vídeo de sala de espera);
23.         Participar e apoiar a realização do Encontro dos Cipeiros Regional no município de Marília;
24.          Avaliar os novos programas implantados referente aos bancos de dados do acolhimento, FINAT e Notificação Rápida;
25.         Elaborar e propor estratégias para implementação de ações de Saúde do Trabalhador na área de Saúde Mental no município de Marília (ambulatórios e AB);
26.         Continuidade da capacitação da equipe em ergonomia e reorganização do serviço para o estabelecimento de nexo e investigação de acidente de trabalho;
27.         Apresentar e discutir com a CIST os acordos coletivos existentes e identificar as questões pertinentes aos atestados e saídas médicas para atendimentos;
28.         Organizar em parceria com o sindicato dos frentistas, vigilância sanitária, DRS e demais parceiros as atividades do projeto “Não passe do limite, abasteça o tanque só até o automático”;
29.         Fortalecer as ações intersetoriais com a Previdência Social;
30.         Execussão do projeto da Construção Civil em parceria com o Sindicato da Construção Civil – “Construção Civil e Saúde do Trabalhador”.




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