O
Relatório de Gestão tem como objetivo lançar um olhar às ações realizadas
durante todo o ano, avaliar sua eficácia e propor novas ações para o ano
seguinte. Um momento de realinhar ações e problematizar as ocorrências do ano,
visando ampliar a efetividade do CEREST enquanto representante da Política de
Saúde do Trabalhador.
Considerando
os três pilares que sustentam as ações do CEREST: vigilância, assistência e
educação, podemos acompanhar de maneira geral o movimento realizado por este
Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Regional de Marília.
No
que refere a vigilância em saúde do trabalhador, o amadurecimento deste serviço
que ultrapassa uma década de trabalho, os processos de Vigilância tem sido
avaliados, ano por ano, com o intuito de verificar a eficácia.
O
Cerest também se dedica há dois anos a um trabalho com o professor Doutor
Nilson Rogério da Silva, sobre Ergonomia, com vistas a melhora do fluxo interno
de trabalho, bem como, adequação de ferramenta de trabalho para investigação de
acidentes de trabalho e nexo causal, comum a todos as equipes de trabalho do
Cerest.
Com
o curso, revimos a organização da equipe buscando agilizar a execução de
visitas e criação de relatórios, além de maior confiança nos resultados das
inspeções garantidas pela organização do relatório e uso de metodologia
adequada.
Quanto
à assistência foi implantado um trabalho de avaliação de encaminhamentos vindos
das unidades de saúde, com feedback às unidades sobre os erros solicitando
correção e novo encaminhamento do documento de referência. Este trabalho, gerou
um aumento na qualidade dos documentos de referência emitidos pelas unidades e
nos permitiu observar que mesmo diante de uma epidemia de dengue importante no
município, os encaminhamentos não sofreram quedas. Ou seja, mantém-se a atenção
à saúde dos trabalhadores que freqüentam as unidades, mesmo diante de um grande
problema de saúde pública ocorrendo.
Ainda
quanto à assistência, instaurou-se um controle rígido nas ações de assistência
dentro do Cerest, diminuiu-se o tempo e a lista de espera, bem como um cuidado
extra no envio de contra-referência no fim dos tratamentos, notificando a
unidade de saúde sobre a conclusão do trabalho com os pacientes das unidades.
A
implantação de um sistema de registro de acolhimento, também agiliza o registro
de novos pacientes e melhorar a estratégia de controle das vagas de tratamento
no Centro de Referência.
Com
referência à educação, garantimos atenção especial ao acompanhamento dos
municípios que compõem nossa área de abrangência, com o trabalho de
matriciamento com Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e portas de
entradas, que permitem que se trabalhe com os dados obtidos pelos municípios em
suas ações de saúde do trabalhador e que fundamenta o aprendizado de conceitos
teóricos mas também o aprendizado sobre a realização de visitas a ambientes de
trabalho e criação relatórios em conjunto entre equipes e CEREST.
PRODUÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR
SEGUNDO TIPO DE PROCEDIMENTO, REGISTRADOS EM 2014.
Tipo de Procedimento
|
Quantidade realizada
|
Acolhimento
|
943
|
Atendimento
Clínica Médica
|
66
|
Atendimento
Ortopedia
|
809
|
Acupuntura
|
612
|
Fisioterapia
|
5064
|
Atendimento
de Fonoaudiologia
|
111
|
Audiometria
|
87
|
Terapia
Ocupacional
|
159
|
Atendimento
Psicoterápico
|
319
|
Inspeções
em Ambientes de Trabalho
|
214
|
Visita
Domiciliar
|
891
|
Atividade
Educ. c/ grupo na Unidade
|
341
|
Atividade
Educ. c/ grupo na Comunidade
|
103
|
Atividade
Educ. individual na Unidade
|
278
|
Total
|
9997
|
|
|
Fonte: SIAl –
Sistema de Informação Ambulatorial Local e Boletim Produção Ambulatorial
Quanto à tabela acima o
dado obtido em relação ao acolhimento nos chama a atenção pela sua queda, porém,
justificada pela ineficácia do sistema existente na rede (SIAL) municipal que
foi inativado neste ano e sem substituição. O governo federal institui o uso do
BPA – Boletim de Procedimentos Ambulatoriais o qual está sendo alimentado em
toda rede municipal. Tal Sistema Nacional não comtempla todas as informações
utilizadas anteriormente, dessa forma buscamos uma maneira mais eficaz para
registro dos dados implantando em um banco específico em EPI INFO denominado
EPIACOL.
Em relação a esse banco
temos 443 registros de pacientes em primeira consulta, onde o sexo feminino
predomina em 270 atendimentos, notamos que a atividade produtiva predominante
ainda são os prestadores de serviços (faxineira, doméstica, cabeleireiro e
serviços gerais) 32%, seguidos pelos trabalhadores da indústria na área
alimentícia (16%) e comércio (12%). A faixa etária predominante é de 36 – 50
anos, grau de escolaridade predominante ensino médio completo (175) seguido do
primeiro grau incompleto (61). Notamos que os nossos pacientes estão em
atividade e que mais 72% trabalhavam a mais de um ano na mesma função o que nos
mostra que a exposição prolongada é um fator contributivo para o adoecimento.
Em relação aos atendimentos
observa-se uma queda importante na quantidade de acolhimentos realizados e um
aumento de 29% no número de faltas na primeira consulta durante o ano de 2014.
Tivemos uma queda no atendimento de terapia
ocupacional devido ao longo período de greve da UNESP principal parceira no
atendimento.
PRODUÇÃO DO CENTRO DE REFERÊNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR
SEGUNDO RESULTADO DO ATENDIMENTO REGISTRADO NO BANCO DE ACOLHIMENTO EM 2014
Resultado do Atendimento |
Quantidade
|
%
|
Alta a pedido
|
21
|
4,7
|
Alta por abandono
|
33
|
7,4
|
Alta por melhora
|
53
|
12
|
Alta sem melhora
|
0
|
0
|
Alta sem nexo
|
55
|
12,4
|
Em aberto
|
239
|
56
|
Encaminhamentos p/ outros
|
40
|
9,3
|
Fonte: Banco do
Acolhimento do Cerest – EPIACOL
Verificamos um número
expressivo (239) de casos em aberto que aguardam exames complementares ou estão
em tratamento ou ainda não iniciaram o mesmo. Em relação aos exames justificam-se
pela mesma situação do ano anterior quando da não renovação de contrato com
prestadores. Porém, notamos que este dado não permite análise mais aprofundada
devido à dificuldade do Sistema Operacional implantado que ainda está em fase
de desenvolvimento.
Durante
o ano de 2014 mantivemos a estratégia do fluxo, recebendo os encaminhamentos
gerados pelas Unidades e realizando a pré-seleção. Porém mesmo existindo uma
queda importante nas altas sem nexo, ainda temos 12% a se considerar.
No ano de 2014 tivemos um
total 606 encaminhamentos recebidos. Sendo estes solicitados por 44 Unidades de
Saúde de Marília, e das Unidades existentes, 5 não realizaram nenhuma
referência para o CEREST, são elas: Avencas, Aniz Badra, CDHU, Dirceu e Novo
Horizonte. Dos 31 municípios da área de
abrangência do Cerest recebemos somente encaminhamentos de quatro municípios (Echaporã,
Vera Cruz, Oriente e Alvinlândia). Em relação aos Sindicatos tivemos 9
encaminhamentos.
Vale ressaltar que as
Unidades que não fazem referência para o Cerest encontramos Unidades
recorrentes do ano anterior as quais receberam visitas da nossa equipe para
orientações quanto ao fluxo e protocolo existente.
O
serviço de fonoaudiologia em 2014 recebeu um total de 54 encaminhamentos para
avaliação audiológica. Desse total, 04 foram encaminhamentos advindos das
Unidades de Saúde, mantendo o mesmo número de 2013; e os outros 50 foram
gerados a partir do acolhimento do Cerest, ou seja, demanda interna,
observando-se um aumento de 24 encaminhamentos em comparação ao ano de 2013.
Dos encaminhados 22 não foram avaliados, onde 18 mostraram desinteresse por já
terem realizado os exames pela empresa e 04 faltaram por duas vezes
consecutivas sem justificativa. Das inspeções nos ambientes de trabalho foi
possível notar também um aumento das relacionadas à exposição ao ruído gerando
a abertura de uma notificação compulsória para PAIR.
Em relação à Escola da
Coluna que é um projeto de atendimento a grupos, com pacientes que buscam o
CEREST por agravos de coluna relacionados ao trabalho. Em 2014 observamos uma
dificuldade no comparecimento dos usuários nos primeiros atendimentos. Ao
convocarmos os pacientes, realizávamos muitas ligações até que atendessem os
telefonemas e sempre convocávamos cerca de 7 a 10 pacientes para cada grupo, sendo que
somente 5 pacientes compareciam. Isso resultou numa porcentagem de absenteísmo
– logo no primeiro encontro – de 36%.
Assim, conseguimos
realizar 10 grupos de Escola da Coluna, somando os grupos realizados no período
da manhã e da tarde, totalizando 51 pacientes.
Deste total temos, em média,
73% dos pacientes permaneceram durante todo o programa de atendimento da Escola
da Coluna; 25% de desistências (na primeira avaliação ou ao longo do
atendimento), e 2% de alta a pedido dos pacientes. Segundo análise destes dados
92% dos pacientes que a freqüentaram obtiveram melhora do quadro doloroso; 6%
apresentaram piora do quadro, que segundo nossa experiência pode resultar de
uma dificuldade em adquirir os novos hábitos de vida (moderação ao trabalhar,
adequação postural conforme orientado, inserção de alongamentos, fortalecimento
muscular, dentre outras orientações) e 2% dos pacientes mantiveram o quadro
doloroso.
RELAÇÃO
DE EXAMES COMPLEMENTARES REALIZADOS PELO CEREST DURANTE O ANO DE 2014
TIPOS DE EXAMES |
QUANTIDADE
|
Ultrassom de Punho
|
57
|
Ultrassom de Cotovelo
|
47
|
Ultrassom de Ombro
|
151
|
Ultrassom (outros)
|
12
|
Eletroneuromiografia
|
74
|
Raio X
|
213
|
Outros*
|
30
|
Exames laboratoriais
|
9
|
Ressonância
|
19
|
Total |
612
|
Fonte: Banco do Acolhimento do Cerest – EPIACOL
Em relação à quantidade e exames
solicitados tivemos um aumento em relação ao ano de 2013 proporcionais ao
número de consultas. Em relação às consultas temos observado que a
característica do perfil dos pacientes atendidos é de idade superior ao ano
anterior bem como com maior tempo de exposição na atividade levando ao
acometimento de mais de um segmento gerando mais de um exame para cada
paciente.
Também nesse período
tivemos alguns encaminhamentos para outros ambulatórios especializados como
Fisioterapia Central (12), Ambulatórios: Ortopedia (10), Mão (12), Coluna (8),
Ombro (9), Joelho (2) e especialidades de Reumatologia (4), Dermatologia (1) e Vascular
(1). (feito 16/03/2015)
REGISTROS DOS ACIDENTES DE TRABALHO
GERADOS PELA UNIDADE DE SAÚDE, EM MARÍLIA NO ANO DE 2014
Nº. de Fichas
|
Forma como
foram geradas as FINAT’s
|
1646 |
Através da Notificação Rápida
|
312 |
Através de Fichas do SINAN
|
92
|
Demanda Espontânea nas Unidades
|
2050
|
TOTAL
|
Fonte:
Banco de Dados da FINAT e Ficha de Notificação de Suspeita de Acidente de
Trabalho – Cerest
Recebemos um total de 4125
Fichas de Notificação Rápida de
Suspeita de Agravos de Acidente de Trabalho geradas através dos atendimentos
das portas de entradas do município de Marília, número este inferior ao ano
passado com 4405 notificações. Sabemos que 40% transformaram em FINATs e foram
investigadas a partir da Ficha de Notificação Rápida. Das fichas recebidas há um
número significativo de notificações rápidas que não se transformaram em
FINATs, pelos seguintes motivos: recusa em preencher 6%, informação
insuficiente 1%, endereço incompleto 0,5%, não era acidente 3%, não encontrado 26%,
extravio 7,5% e que não foram enviadas 16%.
Comparando-se
com o ano anterior, quando as investigações não realizadas somavam 50% do total
das notificações, em 2014 estas totalizaram 60%. Pois temos um aumento
significativo de “extravio” (de 1% para 8%) que nos leva a supor uma
organização inadequada do serviço de notificação das Unidades e o atraso na
devolução para o Cerest impossibilitando o resgaste das informações.
Observamos
também que o número de FINATs não enviadas pelas unidades teve um aumento de
100% em relação ao ano anterior, o que acreditamos que seja por falta de
Recursos Humanos, problema recorrente há vários anos, e uma situação nova para
o segundo semestre deve-se à epidemia de dengue.
Quanto
aos “não encontrados”, em comparação ao ano anterior, quase não houve alteração
em termos percentuais, desta forma a análise continua sendo a mesma, ou seja,
os trabalhadores que se acidentaram de grau leve e moderado retornam
rapidamente às suas atividades.
SUSPEITA
DE ACIDENTES DE TRABALHO NOTIFICADOS NOS ATENDIMENTOS DAS UNIDADES SENTINELAS
DO MUNICÍPIO DE MARÍLIA EM 2014
Unidade Notificante |
Nº.
|
%
|
Santa Casa
|
153
|
3,7
|
Pronto Atendimento (Zona Sul)
|
776
|
18,8
|
Hospital das Clínicas
|
1822
|
44,2
|
SAMU
|
06
|
0,1
|
Pronto Atendimento (Zona Norte)
|
1353
|
32,8
|
HU
|
08
|
0,2
|
UNIMED
|
07
|
0,2
|
Total
|
4125
|
100,0
|
Fonte: Finat –
Ficha de Notificação Rápida de Acidente de Trabalho
Das notificações rápidas
enviadas pelas Unidades o maior número
delas é do Hospital das Clínicas com 44%, confirmando um dado relatado no ano
anterior, de que os registros do SINAN se tornaram também um instrumento
gerador da FINAT. O segundo maior
notificador é o Pronto Atendimento da Zona Norte com 33%. Somados os dois
totalizam 77% das notificações rápidas enviadas. Neste ano retomamos as
orientações com as Vigilâncias Epidemiológicas dos Hospitais sobre a
importância dessas notificações e elaboração de estratégias para melhorar as
subnotificações.
ACIDENTES
DE TRABALHO REGISTRADOS NO CEREST, SEGUNDO TIPO DE ACIDENTE OCORRIDO NO
MUNICÍPIO DE MARÍLIA EM 2014
Unidades de Saúde |
Típico
|
Doença
Ocupacional
|
Trajeto
|
TOTAL
|
UAS
Santa Antonieta
|
152
|
01
|
40
|
193
|
UBS Castelo Branco
|
45
|
01
|
10
|
56
|
UBS J.K.
|
58
|
00
|
21
|
79
|
UBS Alto Cafezal
|
69
|
00
|
25
|
94
|
USF Jóquei Clube
|
11
|
00
|
01
|
12
|
CEREST
|
207
|
99
|
95
|
401
|
UBS Planalto
|
68
|
02
|
16
|
86
|
USF Padre Nóbrega
|
44
|
00
|
04
|
48
|
USF Altaneira
|
05
|
00
|
01
|
06
|
UBS Bandeirantes
|
11
|
00
|
06
|
17
|
UBS Chico Mendes
|
23
|
00
|
17
|
40
|
UBS São Miguel
|
24
|
00
|
03
|
27
|
USF Jânio Quadros
|
33
|
01
|
10
|
44
|
USF Figueirinha
|
20
|
00
|
04
|
24
|
USF Vila Barros
|
22
|
01
|
06
|
29
|
USF Lácio/A. Amaral
|
15
|
00
|
03
|
18
|
USF Aeroporto
|
02
|
00
|
01
|
03
|
USF Santa Paula
|
20
|
00
|
05
|
25
|
USF Vila Hípica
|
08
|
00
|
04
|
12
|
USF Palmital
|
23
|
00
|
09
|
32
|
USF Aniz Badra
|
20
|
01
|
08
|
29
|
USF Prim./Pq.Nações
|
30
|
00
|
10
|
40
|
USF Rosália
|
16
|
00
|
00
|
16
|
USF Avencas/Flamingo
|
10
|
00
|
02
|
12
|
USF Jd. Cavalari
|
18
|
00
|
06
|
24
|
USF Vila Real
|
17
|
00
|
07
|
24
|
USF CDHU
|
29
|
00
|
06
|
35
|
USF Tóffoli
|
38
|
01
|
06
|
45
|
USF Pq. dos Ipês
|
17
|
00
|
07
|
24
|
USF Santa Augusta
|
63
|
00
|
07
|
70
|
UBS Nova Marília
|
65
|
00
|
21
|
86
|
USF Vila Nova
|
13
|
00
|
07
|
20
|
USF Marajó
|
19
|
00
|
04
|
23
|
USF
Santa Antonieta II
|
08
|
00
|
05
|
13
|
USF Julieta
|
64
|
00
|
09
|
73
|
USF Jd. Flamingo
|
13
|
00
|
03
|
16
|
USF N. Horizonte
|
07
|
00
|
03
|
10
|
USF Jd. Marília
|
14
|
00
|
05
|
19
|
USF Três Lagos
|
10
|
00
|
04
|
14
|
UBS São Judas
|
09
|
00
|
02
|
11
|
USF Jd. América IV
|
29
|
00
|
03
|
32
|
USF
C. Belo (SH/DIR)
|
04
|
00
|
00
|
04
|
USF Jd. Renata
|
17
|
00
|
02
|
19
|
USF Jd. Teruel
|
25
|
00
|
08
|
33
|
UBS Argolo Ferrão
|
17
|
00
|
03
|
20
|
UBS Costa e Silva
|
50
|
00
|
20
|
70
|
UBS Cascata
|
15
|
00
|
02
|
17
|
USF Primeiro de Maio
|
04
|
00
|
01
|
05
|
TOTAL |
1501
|
107
|
442
|
2050
|
Fonte: Finat – Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho
Em relação ao total de
registros de FINATs advindos das Suspeitas de Notificações Rápidas temos
proporcionalmente as Unidades que mais investigaram os agravos enviando as
FINATs preenchidas corretamente para o registro no Banco, sendo elas: Jardim
América IV, Avencas, Julieta, Alto Cafezal e Santa Augusta. Em relação as não
enviadas temos as Unidades: São Judas, Figueirinha, Altaneira, Lácio/A. Amaral
e Renata.
As notificações geradas
pelo Cerest dispõe em maior número por se tratar de uma Unidade especifica da
área, com 20% dos registros. Destes, as doenças ocupacionais perfazem 93% realizadas
pelo Cerest. As quais identificamos como maior fator de risco os agentes ergonômicos com 97% dos casos, sendo
as principais causas relacionadas a movimentos repetitivos com 61% dos casos,
seguido pela postura inadequada em ambiente de trabalho com 18%.
Um fator preocupante
nestas informações diz respeito à subnotificação das Unidades de saúde que não
estão fazendo diagnósticos de doenças relacionadas ao trabalho. Das 49 unidades
de saúde, somente 7 delas notificaram LER/DORT embora acredita-se que este universo
seja bem maior inclusive para outras doenças.
ACIDENTES DE TRABALHO REGISTRADOS NO
CEREST, SEGUNDO SEXO E TIPO DE ACIDENTE NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA NO ANO DE 2014
SEXO
|
TÍPICO
|
DOENÇA
OCUPACIONAL
|
TRAJETO
|
TOTAL
|
FEMININO
|
335
|
71
|
186
|
592
|
MASCULINO
|
1166
|
36
|
256
|
1458
|
TOTAL
|
1501
|
107
|
442
|
2050
|
Fonte: Finat -
Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho
Com o intuito de
qualificar quais as principais ocorrências que motivaram os acidentes de
trajeto envolvendo o sexo masculino, levantamos que 37% dos acidentes ocorreram por queda de motocicleta, 28% foram
colisões envolvendo motocicleta e automóvel e outros 9% foram ocasionados por queda
de bicicleta. Estas três ocorrências totalizam 74% das principais causas de
acidentes de trajeto ocorridos com homens.
Em relação aos 186 acidentes
de trajeto envolvendo sexo feminino, 77 acidentes (ou 41%) estão associados à
queda de motocicleta; 51 ocorrências (27%) foram de colisão envolvendo moto e
automóvel e 20 acidentes (11%) foram motivados por queda do mesmo nível. Dessa
forma podemos concluir que essas causas totalizam 79% dos acidentes de trajeto
com mulheres.
Observamos que existe uma diminuição
das ocorrências de acidentes com trajeto com homens em relação as mulheres.
Quanto ao total de acidentes com mulheres temos um aumento de 10% em relação
aos anos anteriores.
Chamamos a atenção também
para o aumento da queda de motos de 2013 para 2014 em ambos os sexos.
ACIDENTES
DO TRABALHO REGISTRADOS ATRAVÉS DA FINAT, SEGUNDO FAIXA ETÁRIA E TIPO NO
MUNICÍPIO DE MARÍLIA EM 2014
Faixa Etária
|
TIPO
TÍPICO
DOENÇA TRAJETO
|
Quantidade de Acidentados
|
|||||
14 – 19 anos
|
|
186
|
|||||
20 – 24 anos
|
|
360
|
|||||
25 – 29 anos
|
|
300
|
|||||
30 – 34 anos
|
|
282
|
|||||
35 – 39 anos
|
|
248
|
|||||
40 – 44 anos
|
|
212
|
|||||
45 – 49 anos
|
|
178
|
|||||
50 – 54 anos
|
|
140
|
|||||
55 – 59 anos
|
|
84
|
|||||
60 – 64 anos
|
|
48
|
|||||
65 ou +
|
|
12
|
|||||
Total
|
1501
|
107
|
442
|
2050
|
|||
Fonte: Finat – Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho
Os acidentes continuam a
ocorrer em maior número na faixa etária de 20 - 39 anos, com prevalência para
os acidentes típicos, enquanto que, com relação aos acidentes de trajeto, a
faixa etária mais atingida se encontra entre 20 - 24 anos.
Dos
51 acidentes ocorridos com menores de 18 anos e registrados no Banco de Dados
FINAT, em 46 casos (90%) foi preenchida a ficha do SINAN, e apenas em 05 casos
(10%) não foi possível localizar o paciente em sua residência.
Ao
realizar uma análise dos acidentes graves ocorridos com trabalhadores menores
de 18 anos, observa-se que destes 41 acidentes (80%) foram típicos e 10 acidentes
(20%) foram no trajeto.
Em relação aos graves temos registro de
acidentes com jovens de 14 e
15 anos atuando no
mercado informal, ou seja, sem vinculo com instituições profissionalizantes que oferecem o trabalho
em condição de aprendiz. Estes são
mais difíceis de intervir, pois geralmente estão locados em empresas familiares
que fazem uso da mão de obra infantil por meio de um
discurso que confere ao trabalho caráter protetor e disciplinador.
O que nos preocupa são os
16 acidentes ocorridos
com trabalhadores menores de 18 anos que possuem vínculo com instituições profissionalizantes, pois
se observa que a empresa não garante o cumprimento das definições e condições
especiais às quais os jovens devem ser contratados uma vez que estão exercendo
e se acidentando em atividades insalubres e perigosas.
ACIDENTES DE TRABALHO
REGISTRADOS ATRAVÉS DA FINAT, SEGUNDO CLASSIFICACAO DO AGRAVO NO MUNICÍPIO DE
MARÍLIA EM 2014.
CLASSIFICAÇAO
(Grau de Risco)
|
Nº. de Registros
|
LEVE
|
1251 (61,0%)
|
MODERADO
|
517 (25,2%)
|
GRAVE
|
278 (13,6%)
|
FATAL
|
04 (0,2%)
|
Total
|
2050
|
Fonte: Finat – Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho
Dos acidentes graves,
foram classificados em 64% como acidentes típicos, 36% como acidentes de trajeto
e 0,5% como doença ocupacional.
Somado
os Acidentes de Trabalho Graves aos Acidentes Fatais, obtém-se um total de 282
acidentes que foram investigados pelo CEREST.
Das
488 notificações do SINAN o CEREST realizou 267 visitas de orientação (55%) porque
o Cerest tem como obrigação realizar visitas aos acidentados classificados como grave, fatal e menor de 18
anos.
Das outras 221
notificações, 73 acidentes foram identificados através do Sindicato da
Alimentação por meio de abertura de CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho).
A Santa Casa de Marília notificou 35 acidentes por material biológico e outras
104 notificações não geraram visita de orientação por se tratarem de Doenças
Ocupacionais.
Foram realizadas 50
inspeções em ambiente de trabalho, 32 inspeções geradas através de notificação
do Sinan ao Cerest, 10 geradas pelo Ministério Público do Trabalho de Bauru, 04
Inspeções através das capacitações dos municípios e 04 inspeções para
estabelecimento de Nexo Causal.
Quanto ao grau de
resolutividade obtivemos êxito em 50% com intervenções acatadas pelos
estabelecimentos e 50% ainda estão em aberto por necessitarem de visita de
retorno ou aguardando providências do MPT.
Com relação aos acidentes
graves, foram notificados e registrados em banco de dados 278 acidentes, sendo
estes divididos em: contusão (29), perfuração (03), entorse (05), fratura (202),
amputação (20), politraumatismo (01), TCE (01), Queimadura (03), FCC (09),
lesão ocular (04).
- Para cada acidente
moderado têm-se aproximadamente 2,5 acidentes leves;
- Para cada acidente grave
têm-se aproximadamente 2,0 acidentes moderados;
- Para cada acidente fatal
têm-se aproximadamente 70 acidentes graves.
Ao
analisarmos os acidentes leves e moderados constatamos que as lesões são pouco
impactantes à saúde do trabalhador acidentado, pois não gera afastamento ou
prejuízo de sua capacidade laboral, mas compõem 73% do total de acidentes
registrados.
Observamos
que o registro destes acidentes, gera uma demanda de trabalho às equipes das
Unidades de Saúde que pouco elucida problemas no ambiente de trabalho que
possam ser objeto de atuação do Cerest.
Dentre os acidentes leves e moderados chama
atenção as lesões oculares com 90% de registro ao ano passado.
ACIDENTES DE TRABALHO FATAIS
REGISTRADOS NO CEREST, OCORRIDOS EM MARÍLIA NO ANO 2014
Número
|
Diagnóstico
|
01
|
POLITRAUMATISMO – ACIDENTE DE
TRAJETO
|
03
|
TCE – ACIDENTE DE TRAJETO
|
Fonte:
Finat – Ficha de Notificação de
Acidente de Trabalho
Dos
acidentes com óbito notificados temos 02 acidentes ocasionados por queda de
moto, 01 por colisão carro e moto e 01 por colisão entre dois carros. Dentre
estes o que mais chamou a nossa atenção foi o de queda em moto na Rodovia
Comandante João Ribeiro de Barros onde havia um desnível no asfalto (degrau)
ocasionando a queda, acidente passível de intervenção local com intensificação
da sinalização evitando outros acidentes.
ACIDENTES DE TRABALHO SEGUNDO O RAMO
DA ATIVIDADE, DETERMINADO PELO CÓDIGO NACIONAL DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS – CNAE
OCORRIDOS EM MARÍLIA NO ANO DE
2014
Ramo da Atividade
|
Quantidade
|
Porcentagem
|
Agricultura,
Pecuária, Prod. Florestal, Pesca
|
32
|
1,6
|
Indústria Extrativa
|
00
|
0,0
|
Indústrias de
Transformação
|
563
|
27,5
|
Eletricidade e Gás
|
00
|
0,0
|
Água, Esgoto, Ativ.
de Gestão de Resíduos
|
23
|
1,1
|
Construção Civil
|
252
|
12,3
|
Comércio em Geral e
Reparação de Veículos
|
552
|
27,0
|
Transporte,
Armazenagem e Correio
|
70
|
3,4
|
Alojamento e
Alimentação
|
116
|
5,6
|
Informação e
Comunicação
|
10
|
0,5
|
Ativ. Financeiras,
de Seguros e Serviços
|
23
|
1,1
|
Atividades
Imobiliárias
|
03
|
0,1
|
Ativ.
Profissionais, Científicas e Técnicas
|
30
|
1,5
|
Ativ.
Administrativas e Serviços Complem.
|
76
|
3,7
|
Administração
Pública, Defesa e Seguridade
|
56
|
2,7
|
Educação
|
36
|
1,8
|
Saúde Humana e
Serviços Sociais
|
109
|
5,3
|
Artes, Cultura,
Esporte e Recreação
|
11
|
0,5
|
Outras Atividades e
Serviços
|
26
|
1,3
|
Serviços Domésticos
|
62
|
3,0
|
Total
|
2050
|
100,0%
|
Fonte: Finat – Ficha de Notificação de Acidente de Trabalho
De
acordo com o CNAE, os ramos de atividades se repetem em relação ao ano
anterior, dentre eles os que mais se destacaram foram:
1) Indústrias
de Transformação, com 563 (28%) acidentes;
2) Comércio,
com 552 (27%) acidentes; e
3) Construção
Civil, com 252 (13%) acidentes.
Os
três ramos somados ultrapassam 65% das notificações de acidente de trabalho no
município de Marília.
No
segmento Indústria e Transformação os acidentes tiveram a sua maior ocorrência
no trânsito (22%), seguido por outras causas – lesão ocular (21%) relacionadas
há acidentes com solda causando as ceratites, e por máquinas e equipamentos
(18%). Já no Comércio, os acidentes mais registrados também foram relacionados
a acidentes de trânsito (35%), seguido por outras causas – lesão ocular (14%)
provocados por corpo estranho e queda em nível (11%). No setor da construção
civil os acidentes com maior registro foram relacionados à outras causas – lesão
ocular (24%) provocadas por substancias irritantes, acidentes de trânsito (16%) e queda em altura
(15%).
Dentre as doenças relacionadas ao
trabalho, ressalta-se o número de SINANs de Transtornos de Saúde Mental, no ano
de 2014. Foram registrados 07 casos, destes 05 casos avaliados pelo CEREST a
partir dos encaminhamentos das unidades de Saúde e Sindicato e 02 casos
identificados pela equipe de fisioterapia do Centro de Referência, durante os
tratamentos realizados pelas profissionais.
Observa-se um aumento no
encaminhamento de casos de agravos à saúde mental relacionados ao trabalho,
para o CEREST a partir das unidades. E mais do que um simples encaminhamento,
verifica-se que os casos encaminhados tinham relação com o trabalho resultando
em SINAN.
CAPACITAÇÕES, TREINAMENTOS E EVENTOS
1.
Capacitação
de 02 integrantes da equipe através do Curso de Especialização Sírio;
2.
Participação
e apoio para elaboração do V Encontro Regional de Cipeiros;
3.
Realização
de palestra educativa na Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT
organizada pelo município de Fernão;
4.
Realização
de palestra na SIPAT ECP de Garça;
5.
Sensibilização
dos gestores do Hospital das Clínicas e Centro de especialidades Mario Covas quanto
ao diagnóstico e notificação dos agravos relacionados à saúde do trabalhador;
6.
Realização
de cine debate e distribuição de material educativo em memória das vítimas de
acidentes e doenças do trabalho lembrado no dia 28 de abril;
7.
Realização
de encontros bimestrais com 08 municípios da CIR Ourinhos com enfoque no
acompanhamento das atividades implementadas de Saúde do Trabalhador com as
vigilâncias (cerca de 37 participantes);
8.
Sensibilização
e elaboração de estratégias na CIR Ourinhos na área da Atenção Básica;
9.
Na
área de Fonoaudiologia: Realização de triagens e orientações sobre voz na UPES -
Prefeitura Municipal de Marília em comemoração ao Dia Mundial da Voz (16 de
abril); participação no III Fórum: Atuação Fonoaudiológica em Saúde do
Trabalhador;
10.
Participação
e Acompanhamento dos Fóruns Acidentes do Trabalho;
11.
Pactuação
e implementação das Ações Estratégicas do PETI (Programa de erradicação do
Trabalho Infantil);
12.
Organização
do IV Encontro Regional de Saúde do Trabalhador com o tema: Fortalecimento e
Integração das Vigilâncias;
13.
Participação
do III Encontro dos Cipeiros do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de
Alimentação;
14.
Curso
de Ergonomia para os profissionais do Cerest em parceria com a UNESP Marília
(em andamento);
15.
Realização
de Oficina preparatória para a delegação macroregional da IV Conferência
Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
16.
Elaboração
e execução da logística da participação dos delegados indicados para a Macro
Conferência, depois dos delegados eleitos para etapa Estadual e Nacional de
Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora;
17.
Participação de reuniões do Comitê Regional de
Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Marília e Região;
18.
Encontro com pais, alunos e monitores sociais
do Projeto Guri para reflexão e conscientização de questões relacionadas ao
trabalho infantil;
19.
Participação
no 1 Seminário Internacional de Análise e Prevenção de Acidentes de Trabalho;
20.
Elaboração
do projeto da Construção Civil junto ao Sindicato da Construção Civil;
21.
Participação
no Seminário com apresentação de trabalhos de conclusão de curso referente à Especialização
em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (FIOCRUZ/ENSP);
22.
Realização
de atividade para grupo de psicólogas no programa de apoio ao cuidador;
23.
Retomada
do Projeto voltado para o trânsito, com a realização de encontros com as
instituições envolvidas para elaboração e implementação de ações preventivas.
PROPOSTAS PARA 2015
1.
Intensificar
o estudo das doenças ocupacionais registradas segundo o setor produtivo mais
acometido para possíveis intervenções;
2.
Retomar a
proposta de matriciamento de Saúde do Trabalhador na Atenção Básica no
município de Marília (Projeto piloto com 4 Unidades);
3.
Levar ao
conhecimento da equipe de Apoio da Atenção Básica as questões relacionadas ao
fluxo de encaminhamento ao Cerest e elaborar estratégias junto as mesmas para
melhorar a utilização do serviço;
4.
Discussão
e elaboração de fluxo com os municípios para encaminhamentos para o Cerest;
5.
Ampliar as
estratégias de captação de suspeitos de agravos relacionados ao trabalho em
relação a perdas auditivas durante o matriciamento nas Unidades e também buscar
aproximação com outros serviços existentes de audiometria no SUS para
identificar casos novos;
6.
Contratação
de prestadores para a realização de exames complementares que ultrapassam a
demanda ofertada pela central de vagas no município de Marília (demanda
reprimida desde 2013 sem agendamento);
7.
Contração
de serviço terceirizado para desenvolvimento de programa para aprimorar o registro e análise do banco de
dados do acolhimento e Notificação;
8.
Acompanhar
as atividades “apoiador” da Atenção Básica pelo DRS IX para reestruturação das atividades do Cerest em suas atuações na
Educação, Vigilância e Assistência na perspectiva do apoio matricial (Implantar piloto AB);
9.
Retomar o
processo de educação permanente com as equipes dos municípios que compõem a CIR
Marília e prosseguir com a educação permanente nos municípios integrantes da
CIR Ourinhos;
10.
Acompanhar
as reuniões de Vigilância Epidemiológica com os Hospitais e Pronto Atendimentos
para promover a integração da Saúde do Trabalhador no processo de Vigilância em Saúde;
11.
Retomar as
reuniões do grupo de estudo relacionado aos registros de Acidentes de Transito
para elaborar estratégias frente aos resultados encontrados nos bancos de
notificações de agravos a Saúde do Trabalhador;
12.
Apoio e
acompanhamento das ações voltadas ao combate do trabalho
infantil, bem como os acidentes de
trabalho ocorridos e inserção do Cerest em ações de entidades que trabalham com
menores;
13.
Promover aproximação com escolas
técnicas e profissionalizantes a
partir dos resultados obtidos em análises do Banco de Dados disponível no
Cerest para sensibilização e
desenvolvimento de ações em Saúde do Trabalhador;
14.
Implantação
do sistema de protocolo para a realização do ato administrativo e Capacitação da
equipe do Cerest;
15.
Alteração
da ficha de notificação rápida de suspeita de acidente de trabalho, com exclusão
da investigação através da FINAT dos acidentes de trabalho de grau leve;
16.
Promover
espaço junto a CIST de discussão e elaboração de estratégias frente aos
indicadores apontados neste relatório relacionados aos acidentes com
diangnósticos de amputação e lesão ocular os quais chamam a atenção;
17.
Acompanhar
e apoiar a análise dos registros dos Acidentes de Trabalho do município de Garça;
18.
Organizar o V Encontro Regional
de Saúde do Trabalhador;
19.
Organizar as
atividades do dia 28 de Abril – Dia Mundial em memória as vítimas de Acidentes
de trabalho (propor a participação do
município de Marília no Abril Verde);
20.
Discutir e pactuar a Implementação das Ações de Saúde do
Trabalhador com os gestores locais e estaduais: como referência para exames
complementares, apoio na assistência
especializada e outros;
21.
Dar
continuidade na divulgação de dados de
vigilância em saúde do Trabalhador no Blog e outro meio de comunicação (e mails das Unidades de Saúde);
22.
Propor ao
Serviço de Imprensa da Prefeitura Municipal de Marilia o apoio para
desenvolvimento de ações para divulgação do Programa Nacional de Saúde do
Trabalhador desenvolvidas pelo Cerest (Ex: vídeo de sala de espera);
23.
Participar e
apoiar a realização do Encontro dos Cipeiros Regional no município de Marília;
24.
Avaliar os novos programas implantados referente aos bancos de dados do acolhimento, FINAT e Notificação Rápida;
25.
Elaborar e
propor estratégias para implementação de ações de Saúde do Trabalhador na área
de Saúde Mental no município de
Marília (ambulatórios e AB);
26.
Continuidade
da capacitação da equipe em ergonomia
e reorganização do serviço para o estabelecimento de nexo e investigação de acidente de trabalho;
27.
Apresentar
e discutir com a CIST os acordos coletivos existentes e identificar as questões
pertinentes aos atestados e saídas médicas para atendimentos;
28.
Organizar em parceria com o sindicato dos frentistas,
vigilância sanitária, DRS e demais parceiros
as atividades do projeto
“Não passe do limite, abasteça o tanque só até o automático”;
29.
Fortalecer
as ações intersetoriais com a Previdência Social;
30.
Execussão do projeto da Construção Civil em parceria com o Sindicato da
Construção Civil – “Construção Civil e Saúde do Trabalhador”.
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