Grupo de trabalho discutindo |
Todos os profissionais discutindo os assuntos da capacitação |
Nesta quarta-feira, ocorreu no município de Ourinhos, o 2º Encontro com a Atenção Básica da CIR Ourinhos.
Durante toda a manhã, foram apresentados conteúdos referentes à sensibilização dos profissionais que compõem a Atenção Básica dos municípios da CIR Ourinhos.
ASSUNTOS DO ENCONTRO
Durante o encontro foram abordadas questões como:
Número de notificações emitidas por cada município e perfil dos acidentes notificados.
Anamnese: definindo questionamentos importantes que realizados cuidadosamente, com uma escuta dedicada, apóia nos estabelecimento do nexo entre sintomas e queixas do usuário da unidade a atividade laboral.
Diagnóstico: discussão dos principais transtornos passíveis de notificação compulsória do SINAN como: LER/DORT, Dermatose,
Pneumoconiose, Câncer relacionado ao trabalho, PAIRO, Transtornos mentais relacionados ao trabalho, incluindo o Assédio Moral e seus reflexos.
A apresentação, seguida das discussões, foi proveitosa. Observa-se um grupo empenhado em realizar as ações relacionadas à Saúde em geral, bem como à Saúde do Trabalhador. Mas também foi possível observar um fenômeno comum à todos a rotina de grande parte dos trabalhadores da rede pública: o período de transição de governos municipais, e as equipes trabalham mas não há espaço para mudanças profundas na forma de trabalho, pois é preciso que seja feita a transição de prefeitos e secretários.
Ao mesmo tempo foi possível organizar uma agenda que norteia o trabalho com o grupo e com instâncias decisivas no trabalho desses profissionais.
AGENDA
Assim, o próximos encontros se dedicarão a capacitar os auxiliares de enfermagem, para que eles tenham uma escuta qualificada que considere os sintomas dos usuários e sua relação com o trabalho. Em outro momento serão discutidos riscos à saúde do trabalhador, fichas de notificação e trabalho infantil.
Também poderá ser realizada a capacitação com os novos gestores em assuntos diversos e também em Saúde do Trabalhador.
Trabalhar com esse grupo é interessante para o CEREST. Seja porque compõe uma das ações que o CEREST deve realizar, seja porque o grupo traz a tona discussões importantes à Saúde do Trabalhador, bem como, com seus apontamentos norteia novos encontros do CEREST de acordo com a necessidade do grupo. O que é fundamental para que o acompanhamento das equipes tenha sentido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário