sexta-feira, 2 de junho de 2023

CEREST na Campanha de Comabte ao Trabalho Infantil

 O CEREST compõem em Marília a Comissão de Erradicação do Trabalho Infantil no PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) integrada por profissionais da Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social, Educação, Saúde e  representantes da Educação Estadual e Conselho Municipal da Criança e Adolescente. 


Participantes da Comissão do PETI


E nesse mês de junho, o trabalho deste grupo tem sido ainda mais intenso. Isso porque 12 de junho é o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e para marcar esse mês tão importante à proteção da infância e da adolescência o município de Marília, através da Comissão organizou uma agenda repleta de atividades para a conscientização de toda a sociedade sobre as consequências do trabalho precoce. 

Já no dia 30 de maio de 2023 os Alunos da Emef Célio Corradi participaram de uma Oficina Pedagógica para confecção de cartazes sobre Trabalho Infantil e uma roda de conversa sobre o tema. Os cartazes tem destino certo: uma passeata no dia 12 de junho de 2023 na Av. São Luiz, importante endereço do comércio mariliense que reunirá diversos atores sociais envolvidos na proteção da infância, adolescência para chamar atenção da população para o Combate  ao Trabalho Infantil. 

A Camila Costa Ribeiro Simionato, terapeuta ocupacional do CEREST tem estado muito envolvida com a Comissão e nas atividades do mês de junho. Ela inclusive participou da abertura do evento conversando com as crianças sobre trabalho.


Camila conversando com as crianças da EMEF




Mas como foi dito há outras atividades sendo realizadas e vamos colocar um trecho explicativo de um texto publicado pela Secretaria Municipal de Educação de Marília: 

"A programação para o mês de combate ao trabalho infantil inclui atividades educativas tais como, capacitação dos profissionais que atuam na Secretaria dos Direitos Humanos, roda de conversa com o Grêmio Estudantil das escolas estaduais do município por meio do encontro na UNIVEM-Centro Universitário Eurípides de Marília, roda de conversa com os adolescentes da MSE/LA (Medida Sócio Educativas Liberdade Assistida) no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), passeata com os usuários do SCFV (Serviço de Convivência e Formação de Vínculos) de Padre Nóbrega na Av. São Luiz, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do no Centro de Convivência Casa do Pequeno Cidadão Santa Antonieta, Roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social )Teotônio Vilela, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do CRAS Rosa Modelli, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do Centro de Convivência Casa do Pequeno Cidadão Padre Nóbrega, roda de conversa com as crianças e adolescentes do SCFV do Centro de Convivência Casa do Pequeno Cidadão de Rosália, capacitação dos profissionais do Centro Pop, Abordagem Social e CREAS sobre o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) na ACIM (Associação Comercial de Marília)."

É isso pessoal, unindo forças chegamos mais longe! 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário