segunda-feira, 25 de setembro de 2023

CEREST participa de disciplina de Pós-Graduação com Unesp Marília e Unimar

Docentes e alunos da disciplina
 

  O CEREST Regional de Marília participou de uma     atividade intersetorial muito interessante: integramos   uma disciplina do Programa de Pós-Graduação que   reuniu duas Universidades: A Unesp (Universidade   Estadual Paulista), a Unimar (Universidade de   Marília) em parceria com o serviço público de   saúde:  o CEREST.  


 O objetivo principal da disciplina, que teve duração de 60 horas, foi propiciar conhecimentos relativos ao  impacto da informação e do conhecimento frente à sociedade, em especial no contexto da saúde do trabalhador.

Integraram a disciplinas professores doutores das duas Universidades: Dra. Marta Lígia Pomim Valentim, representando a UNESP Marília, a Dra. Walkiria Martinez Heinrich Ferrer representando a Unimar, o Dr. Carlos Francisco Bitencourt Jorge docente representante das duas Universidades e a Dra. Daniela Maria Maia Veríssimo, psicóloga do CEREST. 


Atividade de discussão

Cada docente trabalhou sua área de conhecimento e os alunos da Pós-Graduação da Unesp Marília em Ciência da Informação e os alunos da Pós-Graduação da Unimar em Direito puderam refletir sobre:


 A Informação e o conhecimento no Contexto da Sociedade da Informação; 

O trabalho nas relações sociais; 

O trabalhador do conhecimento (e tecnologia) e seus desafios no mundo do trabalho;

Saúde do Trabalhador e saúde mental na Era da Informação. 



Entre aulas expositivas e discussões de caso, diversas ideias importantes foram debatidas, mas para o CEREST a oportunidade de divulgar conteúdos relacionados à saúde do trabalhador para um público diverso daquele com quem temos contato, sendo predominante da nossa região de ação, mas também com diálogos com profissionais e estudantes de pós-graduação de outros estados como: Rio de Janeiro,  Pará, Goiás, Acre é muito interessante.

Muitos dos advogados presentes já atuam em áreas trabalhistas e são sensíveis às questões de saúde do trabalhador. 

Ao falar de Saúde do Trabalhador, definimos o que é o CEREST, sua função, suas áreas de atuação, a importância da vigilância em saúde do trabalhador e das articulações realizadas pelo CEREST Marília.

Psicóloga do CEREST em sua aula 
Quando o assunto foi Saúde Mental e Trabalho, os principais sinais de Transtorno Mental Relacionado ao Trabalho, a necessidade notificação ao Ministério da Saúde para implantação de Políticas Públicas em Saúde e Trabalho foram amplamente dialogados.

Os principais conceitos da Psicanálise que apoiam o trabalho com Saúde Mental e Trabalho e de Dejours para análise das condições de trabalho, bem como, explicações detalhadas sobre Fatores de Risco Psicossocial para Transtornos Mentais Relacionados ao trabalho também foram abordados.

Por fim, o direito à desconexão e análise cuidadosa da condição de trabalho com tecnologia, com informação, na Era da Informação foram explanados, assim como pontos de auto-cuidado foram expostos e vividos durante as atividades da disciplina.


Alunos em discussão de temas
Foi um momento inovador para o CEREST Regional Marília, mas inovador também para os dois programas de Pós-Graduação que nunca realizaram uma disciplina híbrida como esta. O feedback dos alunos foi de satisfação com o modelo da disciplina e os temas abordados e só o CEREST orgulhoso de mais uma conquista! 

É o CEREST em ação quanto à educação em Saúde do Trabalhador e revertendo para a sociedade o conhecimento obtido nesses 24 anos de trabalho na Saúde Pública. 



Atividade de discussão

Nenhum comentário:

Postar um comentário