A ideia do Encontro Regional de Saúde do Trabalhador é retomar o contato com as unidades de saúde, após o longo período de pandemia que vivemos. Para tanto, a ideia foi também fortalecer a ação básica na sua função mais importante o trabalho com usuários no território, com o cuidado em saúde realizado pelas agentes comunitárias de saúde (pedimos licença para o uso do termo no feminino, porque as mulheres são maioria).
A partir do momento que decidimos realizar o evento com agentes comunitárias de saúde, convidamos a pesquisadora Thais Lacerda (NESCON) para pensar conosco a programação, considerando sua experiência na pesquisa e atuação com educação permanente de agentes comunitários.
Foram feitos contatos por e-mail e reunião virtual para pensar a proposta de evento que fosse mais próxima possível da realidade das agentes do município de Marília e dos 37 municípios da região. Com isso, idealizamos um pré-encontro com algumas agentes comunitárias de saúde de diversas regiões do município, incluindo representante da zona rural.
Dialogamos sobre as atividades realizadas pelas agentes, as potencialidades e dificuldades no trabalho. Também abordamos sobre as dificuldades do CEREST, especialmente na abordagem com acidentes de trabalho com trabalhadores informais.
Foi um momento rico e importante de aproximação com a realidade dos agentes comunitários por meio dessas representantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário