segunda-feira, 28 de abril de 2014

Sobre o 28 de abril...

Hoje é um dia de extrema importância para todos os profissionais que atuam direta e indiretamente com Saúde e Segurança no Trabalho, mas é também um dia de grande importância a TODOS OS TRABALHADORES independente de estarem ou não ligados à Saúde e Segurança. É a grande massa de trabalhadores, composta por todos os cidadãos, que acorda diariamente e segue rumo ao seu trabalho e se expõe a inúmeros riscos próprios de sua função ou intensificados por reestruturação produtiva, busca por lucratividade etc.
Hoje, os trabalhadores da Saúde de Marília, especialmente os componentes das Unidades de Saúde, usam um laço negro em luto pelas vidas perdidas ou prejudicadas por dias "comuns" de trabalho. Hoje os trabalhadores do CEREST utilizam o mesmo laço. 
Nesta noite, estaremos reunidos com estudantes do grupo EJA - "Educação para Jovens e Adultos" que trabalham durante o dia todo e a noite, se esforçam em busca de aprender conteúdos que os façam progredir no nível de escolaridade e podem trazer melhores condições de vida. 
O encontro entre CEREST e integrantes do EJA ocorrerá na Biblioteca Municipal de Marília, situada na esquina de duas importantes avenidas da cidade: Av. Rio Branco e Av. Sampaio Vidal.
Lá por volta das 19:30h será exibido o filme "Carne e Osso" de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, com fotografia de Lucas Barreto para pensarmos as situações de trabalho que arriscam a integridade física e mental de trabalhadores. 
Nossa proposta, envolve a mesa de discussão que pretende ir além das situações de frigorífico, mas pensar nos custos pessoais que acidentes e adoecimentos gerados pelas condições inseguras e insalubres de trabalho provocam em qualquer setor. A mesa será composta por Luciana Caluz Carvalho Pereira, supervisora do CEREST Regional Marília, com os também integrantes do CEREST: Cristiano Marques da Silva, engenheiro de segurança do trabalho e Daniela Maria Maia Veríssimo.
 A discussão de hoje se une às reflexões realizadas com pais do Projeto Guri realizadas na última sexta-feira no período da noite no Sindicato da Alimentação de Marília, sobre o trabalho infantil. Também faz elo com a tarde vivencia com os integrantes do projeto Guri, que com o apoio da equipe do CEREST pensar sobre questões relacionadas ao trabalho infantil. 
Mas as movimentações desta semana, tem elo e relação com o trabalho realizado diariamente pela equipe do CEREST, das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Municipal, Estadual, dos Sindicatos, Ministério Público e até mesmo os trabalhadores que lutam por seus direitos e que agem em Marília e região.
O trabalho não é solitário. É realizado passo a passo. E precisam ser reconhecidos todos os atores envolvidos.
Fica aqui o convite para irem até o Anfiteatro da Biblioteca Municipal de Marília hoje, as 19:30, ou mesmo, novas propostas de discussão do filme "Carne e Osso" ou outro que sejam relacionados à Saúde do Trabalhador em outros lugares, com outros participantes interessados no assunto. 

Aguardamos vocês.

Equipe do CEREST!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário