quinta-feira, 30 de outubro de 2014

CEREST no Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do PETI no Rio

O CEREST Marília, através da supervisora Luciana Caluz, esteve presente no Encontro Intersetorial de Ações Estratégias do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) - Região Sudeste, que está acontecendo no Rio de Janeiro desde o dia 30 de outubro.
O Encontro Intersetorial das Ações Estratégicas do Peti é voltado para gestores estaduais e municipais que recebem o financiamento do governo federal para executar as ações do programa. No evento, serão apresentados dados do cenário atual por estado e o redesenho do programa ocorrido em 2013.
Também estão presentes profissionais das áreas de saúde, educação, trabalho e do Ministério Público. Um dos objetivos é mobilizar as áreas para o planejamento conjunto de ações para o combate do trabalho infantil.
O programa existente desde 1996 tem trazido resultados importantes à redução do trabalho infantil, agora segundo os organizadores e palestrantes do evento nos é possível alcançar a erradicação desta forma de trabalho no Brasil.
Para o alcance desse objetivo, novas estratégias precisam ser articuladas às já existentes: mobilização da sociedade, fiscalização do trabalho, transferência de recursos às famílias condicionadas à freqüência escola, com o objetivo de diminuir ainda mais o trabalho infantil.
Até o final de 2014, serão realizados outros cinco Encontros Regionais das Ações Estratégicas do PETI, em Manaus (Norte), São Luís e João Pessoa (Nordeste), Curitiba (Sul) e Brasília (Centro-Oeste), com o intuito de propagar as orientações nacionais, com foco na realização de audiências públicas. Para tanto, os encontros irão reunir a Rede de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil dos estados e muncípios de alta incidência de trabalho infantil.

Luciana Caluz no evento no Rio
  O evento no Rio, marcou a inauguração dessa nova fase do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Brasil e a presença do CEREST Marília, nos traz orgulho e agrega responsabilidade ao trabalho que intenso que vem sendo realizado e prol da sensibilização e controle do trabalho infantil em Marília e região.

 
Os acidentes de trabalho ocorridos com menor no município e na região são notificados ao CEREST através da ficha do SINAN, pois pela fase da vida em que ocorrem já são considerados graves. Os acidentes também disparam investigação em ambiente de trabalho e checagem das condições de contratação e trabalho desses menores.
Também temos intensificado o processo de sensibilização durante capacitações das equipes de saúde da área do CEREST quanto ao tema trabalho infantil. Além disso, temos estabelecido parcerias intersetoriais, como o caso da parceria com o Projeto Guri, onde dialogamos diretamente com crianças, pais e professores sobre Trabalho Infantil.


O encontro no Rio, encheu ainda mais a supervisora do CEREST - Luciana Caluz - de vontade para se dedicar a vigilância quanto ao tema e isso, se reflete no trabalho da equipe, afinal o trabalho em conjunto tem efeitos de maior qualidade e extensão.
Se junte à nós! Entre em contato conosco em caso de denúncia ou desejo de participar desta corrente! 


Saiba mais sobre o PETI, clique aqui e visite a página do Governo Federal/Assistência Social dedicada ao PETI!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário