quinta-feira, 9 de outubro de 2014

IV ENCONTRO REGIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR - resumo das atividades



Já se encerrou o IV Encontro Regional de Saúde do Trabalhador, promovido pelo CEREST Regional Marília. O evento que contou com a participação de 29 municípios, com a presença especial de grande parte da equipe de Vigilância Sanitária de Marília, permitiu a todos os presentes um momento de reflexão à respeito das ações de vigilância em saúde do trabalhador.




O evento, teve na mesa de abertura, a presença do Dr. Luís Carlos de Paula e Silva da DRS IX - Marília, que em sua fala reforçou a importância da saúde do trabalhador, por ter interesse profissional e acadêmico no assunto. 


 



Contamos ainda com a presença do Secretário Municipal de Saúde de Marília, Dr. Luiz Takano, que relacionou o trabalho de Vigilância em Saúde do Trabalho, como um importante eixo de trabalho da Vigilância em Saúde.
                                  ***





Durante o encontro, foi exibido um vídeo com as ações do CEREST, e alguns números que dão concretude e clareza a compreensão das ações desenvolvidas pela equipe do Centro de Referência.    

       
A mesa de discussão foi aberta por Simone Alves dos Santos, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador em São Paulo, trazendo em sua fala uma reflexão sobre a importância da Vigilância em Saúde do Trabalhador, concluindo o seu momento no IV Encontro, com um vídeo sobre o corte da cana-de-açúcar, que oportunamente sensibilizou e disparou uma série de reflexões nos profissionais presentes no curso.

                                     ***

 


Após a primeira fala, foi realizado coffee-break, e os participantes, puderam assistir a uma pequena apresentação de viola e viola caipira do Projeto Guri que encantou a todos.
O Projeto Guri é um importante parceiro do CEREST nas ações de conscientização e erradicação do trabalho infantil.



 


Em seguida, Luiz Sérgio Ozório, realizou sua fala, com uma série de apontamentos sobre o trabalho da vigilância sanitária e meio ambiente. Pontuando a necessidade de discussões e ampliação do olhar dos técnicos das vigilâncias, para os novos riscos presentes no ambiente urbano, devido à modernização das cidades e processos produtivos.

                               ***
 

Depois, foi o momento de Rosemary Inamine, que trouxe apontamentos interessantes quanto aos número dos registros de SINAN. A possibilidade de obter um retorno a respeito dos dados que produzimos em termos de notificação é importante, pois justifica boa parte da tarefa de registro de dados. Saber que o CEREST Marília está entre os CEREST que mais notificam Acidentes de Trabalho, Dermatoses Ocupacionais, LER/DORT e Intoxicação Exógena, também foi bastante gratificante.


A manhã, foi encerrada com uma mesa para esclarecimento de dúvidas dos participantes. E a sensação, por parte da equipe de que cumprimos da melhor forma nosso trabalho enste IV Encontro Regional em Saúde do Trabalhador.

Palestrantes e Luciana Caluz, supervisora do CEREST no encerramento do IV Encontro
Participantes atentos às informações





Nenhum comentário:

Postar um comentário