segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Ação de saúde do trabalhador em Fernão


Sabe aquele momento em que você sente orgulho do trabalho que dedicou a uma ação? Pois é.
Hoje, o CEREST Regional Marília, divide com leitores do blog o orgulho que sentimos por receber notícias dos frutos de trabalho que realizamos para a formação de uma rede  regional de atenção à saúde dos trabalhadores e divide com vocês o orgulho que a equipe de saúde do município de Fernão, está sentindo da ação que realizaram.
OK! Talvez vocês não tenham entendido mas vamos explicar.
Há mais de um ano o CEREST decidiu fortalecer suas ações regionais.
Através da realização de grandes encontros, foi se criando um processo de matriciamento com os municípios que compõem a região sob responsabilidade do CEREST.
O primeiro passo para essa ação foi a capacitação dos municípios: representantes da equipe de saúde, representantes da vigilância sanitária e epidemiológica.
Outro ponto que contribuiu para o processo foi a Especialização em Saúde do Trabalhador a Distância e Ecologia Humana, resultado da parceria do CEREST e da FIOCRUZ que transformou profissionais da rede de saúde dos municípios em especialistas em Saúde do Trabalhador.
A partir disso, começamos a realizar ações com base nas necessidades e percepções de saúde do trabalhador de cada município, apoiando-os a realizar as notificações de acidentes de trabalho através de planilhas, mas especialmente nos dedicamos a fortalecer potencialidades das equipes de cada município.
O município de Fernão apresenta uma potencialidade: um interesse por ações multiprofissionais de prevenção.
Estivemos presente lá em palestra aos trabalhadores do município falando sobre Agravos à Coluna dos Trabalhadores (confira aqui)  e agora recebemos uma boa notícia.
No dia 27 de Julho de 2015, data em que se celebrou o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a equipe de saúde de Fernão realizou uma bela ação preventiva envolvendo profissionais da Saúde tais como, Fisioterapia, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Auxiliar de Enfermagem: uma
palestra educativa, com noções preventivas quanto à LER/DORT e Dengue.

Trabalhadores atentos às orientações dos profissionais de saúde

Mariane (fisioterapeuta) e Sérgio em ação


A adaptação das orientações aos diferentes espaços nas empresas foi fundamental


Orientações quanto à maneiras corretas de sentar, pegar peso, dirigir, dormir, fatores de risco, como utilizar o computador, notebook,  terminando com um alongamento foram apresentadas e como discutir prevenção de surtos de Dengue tem sido de extrema importância, a equipe aproveitou a realizou orientação também.
Os responsáveis pela  palestra foram os profissionais: Mariane, Jaqueline, Sérgio, Vanessa Martins, Dra. Anay, Olívia e Valquíria.
Hora de alongar!



E o projeto foi realizado com a equipe indo em cada empresa que abriu espaço e cederam alguns minutos do seu trabalho para a orientação.As empresas envolvidas foram: Madesil, Ronaldo Uiliana, Fábrica de bolsas (CAIC) e Sato.
Nós do CEREST ficamos felizes por poder divulgar ações como essa.
Nossos parabéns à equipe de Fernão pela iniciativa!!!


2 comentários: