sexta-feira, 28 de abril de 2023

Sobre acidentes de trabalho com ferimentos oculares em Marília

 


O movimento “Abril Verde” é uma campanha que visa a conscientização de trabalhadores, empregadores e sociedade em geral sobre a segurança nos ambientes de trabalho. A campanha tem como símbolo um laço de cor verde para marcar a importância de prevenir os acidentes e as doenças ocupacionais.

Esse movimento é celebrado principalmente no dia 28 de abril: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho e Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Marília (CEREST) se organiza anualmente para esta data.

Neste ano, a equipe do CEREST Marília, decidiu por trabalhar no nosso Abril Verde a conscientização sobre acidentes oculares em trabalhadores. Isso se deve ao fato de identificarmos em nossos bancos de dados que a ocorrência de acidentes de trabalho que causam ferimento em olhos tem sido muito freqüente. Eles ocorrem principalmente na construção civil e em atividades industriais, pelo contato com poeira, fuligem e projeções de materiais. Além desses riscos, existe também o risco de contaminação biológica na área da saúde através do contato com sangue, fluido e secreções projetados nos olhos dos trabalhadores durante um procedimento.

Em Marília, no ano de 2022 foram registrados 365 acidentes de trabalho com ferimento ocular, destes 54% acidentes de trabalho com autônomos prestadores de serviços, como pedreiros e marceneiros. Também identificamos que 10% dos acidentes aconteceram em grandes empresas, o que demonstra a importância de uma política de segurança no trabalho exigida e posta em prática pelas empresas do município.

O que mais chama atenção é que muitos destes acidentes poderiam ter sido evitados com o uso de óculos de proteção, que são equipamentos de proteção individual certificados e que podem ser adquiridos em lojas autorizadas.

Por este motivo o CEREST Regional Marília, alerta a todos os trabalhadores e empregadores para o uso de óculos protetores para prevenção de acidentes e segurança durante as atividades laborais que envolvam risco para acidentes de trabalho com ferimentos oculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário