quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Encontro Regional de Saúde do Trabalhador

 Foi realizado ontem o Encontro Regional de Saúde do Trabalhador, que teve como tema "Um alerta sobre a importância dos Agentes Comunitários nas ações de vigilância em Saúde do Trabalhador."

 


O evento recebeu cerca de 300 pessoas entre participantes e técnicos que trabalharam para que o encontro fosse um momento de acolhimento e educação. Estiveram presentes agentes comunitários da grande maioria das unidade de saúde de Marília e de 19 municípios da região de trabalho do CEREST.

A recepção do evento contou com Dança Circular sob o comando de Pamela Soares (psicóloga do CAPS Infantil de Marília) e Thais Polidoro, Juliana Alvares e Dayane Omito, que conduzem um grupo de Dança Circular na UNESP/Marília.

Após iniciar os trabalhos, com a presença de representantes do Sindicato dos Agentes Comunitários, do Secretário de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, aconteceu participação online de Thais Lacerda pesquisadora da Nescon com ampla experiência no estudo e trabalho com agentes comunitários de saúde, que abordou a concepção da função de ACS, a evolução história dessa função, a importância do agente comunitário de saúde  na saúde pública e em especial em ações específicas de mapeamento das condições de saúde do trabalhador entre os usuários de sua área.

 A fala da Thais foi seguida da fala da supervisora do CEREST Luciana Caluz Carvalho Pereira, que falou das ações do CEREST e da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, bem como da importância de retomar as ações em saúde pública que somente os Agentes Comunitários são capazes. Ela abordou ainda o olhar do trabalho dos agentes em saúde do trabalhador e sua importância. 

Então foi a vez de apresentar uma ação exitosa realizada na parceria entre CEREST e Agentes Comunitárias da ESF Vila Altaneira de Marília, que com o apoio da Terapeuta Ocupacional do CEREST Camila Costa Ribeiro Simionato, deram detalhes de como ocorreu e como foi a experiência dela no cuidado à saúde dos trabalhadores da área e no cuidado com o preenchimento de dados sobre ocupação no sistema do e-sus. 

Também foram apresentadas ações práticas do CEREST em Assistência, Vigilância e Educação e sugeridas possibilidades de encontro e ações em ST na atenção primária pela psicóloga do CEREST, Daniela Maia Veríssimo, especialmente na questão dos acidentes de trabalho envolvendo olhos, que é nosso número mais alarmante. A ideia do CEREST é cuidar dos trabalhadores autônomos e dos trabalhos domiciliares, que acidentam e adoecem e são "invisíveis" pela condição de ausência de registro formalizado; mas que podem ser visíveis aos olhos cuidadosos das agentes comunitárias, estando o CEREST disponível para ações de prevenção e cuidado com a segurança desses trabalhadores.

Ao fim, Luciana Caluz Carvalho Pereira torna a conduzir o evento para falar sobre a continuidade do processo iniciado no pré-encontro e no Encontro Regional de Saúde do Trabalhador (2023) junto aos ACS, mas de maneira regionalizada com grupos menores de orientação. 

O evento cumpre seu papel como ação do CEREST, como possibilidade de confraternização dos ACSs no dia nacional do Agente Comunitário e ainda com a função de sensibilizar os agentes para ações em saúde do trabalhador no território. Em nenhum momento esquecemos das dificuldades deste trabalho importante e árduo, mas também sabemos da potencialidade que esta função carrega. 

Para a equipe do CEREST foi muito bom estar com todos os ACSs e será um prazer reencontrá-los. 


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário