quarta-feira, 11 de outubro de 2023

Participação do CEREST nas reuniões do Grupo Condutor de Saúde Mental da DRS.



O Departamento Regional de Saúde DRS 9, é responsável por apoio técnico aos municípios em sua área de atenção à saúde. A DRS coordena, acompanha e avalia todo o processo de trabalho de saúde nos municípios de sua região adscrita.

Considerando nossa necessidade de notificação de agravos à saúde do trabalhador, em especial os de transtornos mentais relacionados ao trabalho, os TMRT; o CEREST Marília solicitou apoio da DRS 9 para realizar ações de apoio técnico aos municípios da nossa área e poder sensibilizar profissionais sobre critérios para notificação de TMRT e recebeu espaço nos grupos condutores de saúde mental.

Os grupos condutores recebem profissionais ligados à saúde mental para pensar questões sensíveis e necessárias ao cuidado na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).

Assim, participamos de uma reunião com o grupo condutor da região de Adamantina em 15/08, numa reunião online que falou sobre o que é o CEREST, o que e quais são os transtornos mentais relacionados ao trabalho além de ferramentas para identificação e a ferramenta do SINAN, como ficha de notificação.

Depois realizamos uma reunião em 13/09 com o grupo condutor da região de Marília, numa reunião presencial ocorrida no CEREST para trabalhar os mesmos pontos e estamos com uma reunião agendada para 22/11/2023 com o grupo condutor de Tupã.

Os grupos tem trabalhado o fluxo de alta qualificada em casos de internação de saúde mental, mas possibilitaram nossa participação.

Identificamos que há casos de TMRT sendo atendidos nos serviços de saúde (desde atenção primária à hospitalar) porém muitos municípios não tinham conhecimento da possibilidade e necessidade de notificação dos transtornos por ficha do SINAN.

Outro ponto é que todos os trabalhadores identificam alguma condição de sofrimento relacionado ao trabalho nos profissionais de sua rede de saúde mas não fazem o movimento de notificação.

Há o temor de notificar e isso gerar problemas ao trabalhador notificado ou ao serviço notificador, pelo fato do principal empregador ser uma figura importante na economia municipal. Há ainda uma dificuldade com a ficha de notificação pelos seus detalhes e demora em preencher diante de uma rede muito atarefada com longas listas de espera.

Há pontos positivos. Pessoas que já realizam ações de acolhimento aos trabalhadores da saúde do município ou que estão pensando em como fazê-lo. Há também muito discernimento, crítica e ética no posicionamento dos profissionais dos grupos já realizados.

Mas com o intuito de haver também notificação, foi feito um segundo encontro em 11/10/2023 com o grupo de Marília para verificar se haviam dúvidas e não houve. E então pensamos sobre encontros municipais com profissionais de saúde mental para discussão de caso e apoio na notificação. 

Assim, tentamos regionalizar ações e estender nossas ações e cuidado com trabalhadores aos municípios vizinhos de nossa área de abrangência.

Em 22/11 tem grupo condutor com profissionais da região de Tupã! Então voltamos aqui para compartilhar notícias! 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário