quinta-feira, 5 de outubro de 2023

Reunião ampliada da Cistt

Pra começar:


O que é CISTT?

"É uma Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, estabelecida no Artigo 12 da Lei Orgânica da Saúde 8.080, de 19 de setembro de 1990. Ela tem o propósito de assessoramento dos conselhos de saúde na temática de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. Portanto, sua instalação é OBRIGATÓRIA e indispensável nos conselhos de saúde. A CISTT tem a finalidade de articular políticas e programas de interesse para a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, cuja execução envolva ou não áreas compreendidas no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS, mas que zelam ou têm interface com a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora." (BRASIL, 2017, p. 04)



Nós temos uma CISTT que se reúne no CEREST com pessoas interessadas nas questões de Saúde do Trabalhador de Marília e neste dia 05 de outubro fizemos uma reunião ampliada. 


O que é uma reunião ampliada?

É uma reunião da CISTT mas com convidados, agregando pessoas e conhecimento sobre um determinado assunto. A ideia era reunir os principais profissionais relacionados à construção civil e às ocorrências de acidente de trabalho, para junto pensarmos sobre o número de acidentes de trabalho com queda em altura na construção civil. 

Foram 3 acidentes fatais deste tipo em Marília em 2023 e ainda 121 acidentes em 2022 porém com importante gravidade, por isso é importante reunirmos a sociedade civil para um diálogo sobre o assunto com olhar preventivo. 

O convite aqui à esquerda foi enviado e alguns atores sociais compareceram para uma importante discussão.

E a reunião aconteceu, com importantes problematizações a cerca das ocorrências e o contexto em que elas aconteceram.

                                           Aqui um registro da reunião ampliada.

O CEREST tem procurado se movimentar e estar em constante parceria com outros setores afim de pensar e propor ações em Saúde do Trabalhador. A construção civil tem sido um desafio em particular, porque é uma área em que os profissionais são autônomos e o contato com eles é bastante difícil, por sua atividade, horário e local de trabalho. Assim, temos pensado em alternativas para acessá-los. Sindicatos, CREA, equipes de saúde acessam esses trabalhadores de outros modos e é isso que temos procurado fazer. Caso você tenha alguma contribuição conte com o CEREST para que possamos unir força na prevenção de acidentes tão graves quanto as quedas que tem ocorrido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário