segunda-feira, 16 de março de 2015

Entenda sobre o que é a campanha "Não passe do limite! Complete o taque só até o automático!"

Campanha “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático!”

Introdução

A Campanha educativa “Não passe do limite! Complete o tanque só até o automático!” tem sido um dos instrumentos, aplicado em várias regiões do Brasil, para promover o abastecimento consciente de veículos nos Postos de Combustíveis.

Objetivo
  1.   Orientar os trabalhadores dos Postos de Combustíveis, em especial os frentistas, sobre os danos à saúde que a gasolina provoca quando seus vapores são inalados durante o abastecimento de veículos.  
  2.  Informar também a população, principalmente os condutores de veículos, sobre os danos provocados aos veículos e ao meio ambiente quando se abastece além do travamento automático da bomba, isto é, “até a boca”. 
  3.  Esclarecer que ser inflamável não é o único perigo da gasolina

Danos para a saúde

A gasolina é composta por várias substâncias químicas perigosas à saúde e, essa mistura de hidrocarbonetos pode desencadear nos indivíduos expostos a seus vapores, câncer, defeitos genéticos, prejuízo à fertilidade e ao feto. Além disso, provocará danos ao SNC, ao fígado e ao sistema sanguíneo.
Com pouco tempo de exposição já se sentirá dor de cabeça, tontura, irritação das vias respiratórias, irritação à pele e aos olhos, sonolência e vertigem. A gasolina pode ser fatal caso seja ingerida e parte dela atinja os pulmões.

Danos ao meio ambiente

Em 1986 o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA - institui um Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores, estabelecendo limites para as emissões evaporativas dos combustíveis de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio, fuligem e aldeídos, que contribuem para a deterioração da qualidade do ar
Uma das iniciativas da indústria automobilística foi a instalação de um dispositivo (cânister) que fica conectado ao tanque de combustível e tem o objetivo de reter os vapores dos combustíveis para que não sejam liberados para a atmosfera em forma de poluição.
Abastecer além do automático pode encharcar ofiltro de carvão ativado do cânister e, então possibilitar uma maior emissão de vapores de hidrocarbonetos e, ainda, ocasionar desperdício com vazamentos acidentais.

Por que essa campanha está sendo realizada em Marília?

Marília compõe o grupo de municípios que participa da campanha idealizada pelo Governo do Estado de São Paulo. Ou seja, a campanha está sendo realizada em vários municípios do Estado, nesta semana. E foi realizada em municípios do Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina...

A imagem criada pela MPT de Campo Grande, UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Su) e Secretaria de Saúde de Campo Grande, além de atestar que há outros municípios que desenvolveram essa ação, também resume de forma bastante clara o objetivo desta ação que o CEREST Regional Marília, com o apoio da Prefeitura Municipal, a Vigilância Sanitária do Estado e do município e dos sindicatos e órgãos que compõem a Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador realizará durante toda a semana.

Imagem criada pelo MPT, UFMS e Secretaria de Saúde de Campo Grande, que também desenvolveram a ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário