quarta-feira, 4 de março de 2015

Apresentação do novo Sistema Registro de Acolhimento do CEREST

 E quem olhava a sala de reunião do lado de fora, como podemos ver na foto ao lado, observa a atenção da equipe inteira as orientações do técnico Aguinaldo Alves da Silva, nesta terça-feira, 03/03/2015.
Aguinaldo apresentou à equipe do CEREST o novo software para registro dos acolhimentos realizados aos pacientes que nos procuram.
Além das facilidades no uso do software, no momento do registro de dados colhidos, o programa permite ainda uma série de cruzamento de dados que agilizará o atendimento e a qualificação da demanda de pessoas que buscam nossos serviços.

Trabalhar com dados epidemiológicos, compreender o fluxo dos pacientes que passam pelo CEREST é fundamental para que o serviço se organize para melhor atender as demandas mais frequentes, bem como para que possamos propor outras formas de atendimento a partir da identificação da necessidade, com base em dados.
Utilizar os recursos disponíveis, ou pactuar novos recursos, a partir do levantamento de dados dos atendimentos do CEREST é uma das diretrizes organizacionais do SUS e tem sido levada a sério no trabalho do Centro de Referência.
A partir do software por exemplo, dará maior visibilidade à fila de espera para tratamentos, por exemplo, porque o programa permite esse levantamento. Listas de espera sempre foram realizadas no CEREST, inicialmente era uma lista contada e escrita manualmente, passou a ser digitada via excel, e agora sairá a partir do registro do software.
Isso, agiliza o trabalho e libera a equipe de enfermagem do CEREST (quem digitava as listas) para a realização de atividades de assistência, vigilância a ambientes de trabalho e agravos relacionados ao trabalho.
Na terça, nos reunimos para aprender como se dará o manuseio da ferramenta e realizar as primeiras atividades práticas e de avaliação do funcionamento do sistema.
A equipe agradece imensamente a disponibilidade do técnico Aguinaldo na realização deste trabalho e capacitação.

Aguinaldo e Luciana Caluz (supervisora do CEREST) durante a capacitação teórcio-prática

Nenhum comentário:

Postar um comentário