sexta-feira, 20 de março de 2015

Balanço da Campanha: Não passe do limite! Abasteça só até o automático

A Campanha "Não passe do limite! Abasteça só até o automático!" proposta pelo Governo do Estado de São Paulo, fora encarado como desafio pela equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Marília, desde sua proposição.
Desafio porque acreditamos na necessidade de uma programação em saúde que compreenda especificamente a saúde dos trabalhadores dos postos de combustível pelas características do local de trabalho e riscos a que estão submetidos por exercerem atividades profissionais neste segmento econômico.
Outro ponto que nos desafiou, foi a compreensão de que teríamos que nos aproximar e nos interar da rotina e dos hábitos destes profissionais, que os colocaria em exposição aos malefícios do benzeno, antes de tomarmos qualquer iniciativa quanto a orientação desses trabalhadores. A decisão de conhecê-los, conhecer seus locais de trabalho, realizar um pesquisa de levantamento de hábitos partiu do reconhecimento de que qualquer orientação a essa classe de trabalhadores, só faria sentido para eles, se conhecêssemos minimamente este universo.
Por fim, o maior desafio fora o tempo de preparação e organização das ações, que por ser curto, exigiu que nós "corrêssemos" contra o relógio.
Realizar o levantamento dos postos de combustíveis em funcionamento no município de Marília, estudar os mecanismos de ação do benzeno e do abastecimento além do limite aos trabalhadores, clientes, veículos e ambientes, organizar um levantamento de textos e vídeos explicatívos (científicos ou comerciais) para tais estudos, criar um questionário de fácil aplicabilidade e prático que nos permitisse definir quais hábitos destes trabalhadores são mais frequentes entre eles, e quais são mais danosos ou saudáveis, realizar uma série de visitas e entrevistas com os frentistas em um número significativo de postos de combustíveis, visitando estabelecimento por estabelecimento, negociando com gerentes, fazendo contato com os trabalhadores e aprendendo sobre a cultura destes trabalhadores, seu modo operatório ao realizar tarefas e a compreensão que estes têm da realidade do comércio de combustíveis e do relacionamento com os clientes fora algo trabalhoso. Ao fim das entrevistas, o tratamento dos dados fora seguido de discussão com a equipe sobre qual a melhor abordagem. E neste momento decidiu-se que a melhor abordagem seria semelhante a já iniciada, mas agora, ao invés de trabalharmos com amostragem que refletisse o real, deveríamos orientar os trabalhadores de todos os postos de combustíveis sindicalizados o que demandaria tempo.
Também exigiu envolvimento a realização da reunião com os proprietários de postos de combustíveis, para a sensibilização destes quanto à Campanha.

E na corrida contra o relógio encontramos algumas mãos amigas, que aceitaram "correr" conosco.
O apoio do integral do Sindicato dos Frentistas, através do líder sindical Fábio Gonzales Pereira, que nos levou e apresentou a equipe aos trabalhadores dos postos de combustível.
NIEC da Secretaria Municipal de Saúde e seus componentes Dona Inês e Arnaldo que buscaram nos apoiar na execução das atividades que propomos.
O apoio da Vigilância Sanitária Municipais, através da Dra. Elma Pereira Polegato, Willy César Matias, Marília Tognoli (pelo material gentilmente compartilhado conosco) e em especial a dedicação de Valdeir dos Santos Alves e Antonio Carlos de Souza Sparapan que participaram ativamente do dia D, trabalhando na panfletagem. Lúcia Miúra da Vigilância Sanitária do Estado (pelo material gentilmente cedido) que nos permitiu ampliar a divulgação da campanha, assim como dos componentes da DRS IX que se envolveram e ajudaram na idealização e planejamento de nossas ações. 
A Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), com atenção a parceria possibilitada por José Augusto Gomes e Sr. Libânio Victor Nunes, que nos receberam na ACIM, apoiando a reunião com proprietários de postos.
A parceria da TV Marília e TV Câmara na divulgação da Campanha, bem como do jornal Diário de Marília pela divulgação escrita.
Contamos também com as visitas em nosso ponto de ação na 9 de julho do Sr. Perinette, do programa "A vida em primeiro lugar", Juliana, representante do INSS na CIST, dos integrantes do Sindicato da Construção Civil.
E outras pessoas aqui não citadas mas que colaboraram direta e indiretamente com a Campanha.
O fato é que a Campanha aconteceu com muitas mãos, em especial as da equipe do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Marília.
Foram orientados 177 frentistas de 54 postos de combustíveis.
Realizadas cerca de 400 orientações ao público.
Gravadas duas reportagem em televisão.
Feita uma reunião para sensibilização com 06 proprietários de postos de combustíveis.
Acreditamos que estar no centro da cidade, como ocorreu ontem, orientando os cidadãos marilienses é o primeiro passo para criar no povo um hábito de abastecimento consciente que preserve a saúde dos clientes, frentistas, ambiente e ainda preservar o automóvel. Acreditamos também ter contribuindo para o início do exercício deste hábito, Graças ao trabalho e equipe e ajuda dos parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário