quinta-feira, 4 de maio de 2017

CEREST participa do 57° Fórum de Acidentes de Trabalho

O Fórum de Acidentes de Trabalho, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, Universidade de Saúde Pública de São Paulo (USP) e Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP), permite a formação e atualização dos profissionais que atuam na área de Saúde do Trabalhador.
O CEREST, sempre atento com a atualização dos seus profissionais para qualificar suas práticas de vigilância à saúde dos trabalhadores, esteve presente no 57° Encontro do Fórum neste 04 de maio de 2017.
Participaram do Fórum a técnica de enfermagem do trabalho Carla A. Bazzo e o engenheiro de segurança do trabalho Cristiano Marques da Silva. 
 Essa edição do Fórum dedicou-se a discutir "Decisões e soluções de compromisso necessárias à gestão de segurança" com o palestrante René Amalberti, doutor em Medicina e Psicologia Cognitiva e chefe do Departamento de Ciência Cognitivas do Aiforce Aerospace Medical Research Institute (IMASSA).
Autor de 14 livros e mais de 100 artigos científicos sobre o assunto abordado.  

O evento trabalhou a concepção de que a segurança nos locais de trabalho deve se apoiar em três pilares:

a) O da gestão individual de riscos nos postos de trabalho,
b) O da gestão sistêmica de riscos,
c) O da governança dos sistemas sujeitos à riscos, em particular via adoção de modelo integrado de gestão dos compromissos de segurança. 

Esses pontos ajudam a pensar a situação de segurança atual nos ambientes de trabalho, uma vez que, atualmente crescem as situações para as quais existem normas de segurança, ninguém errou e nenhum sistema entrou em pane mas aconteceu o acidente.  O fato é que a segurança nunca é um fato acabado. Não existe receita para a gestão sistêmica da segurança. O sucesso vai depender da capacidade de se reinterrogar, de perceber os equilíbrios a preservar para sobreviver hoje e evoluir para permitir a sobrevivência no amanhã. 

Para maiores informações sobre o Fórum de Acidentes de Trabalho visite o site clicando aqui!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário