Aconteceu hoje, no período da manhã, no anfiteatro da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, um evento que reuniu municípios da região, e cerca de 120 participantes, para discutir questões associadas ao combate e prejuízos causados pelo amianto.
O evento teve em sua abertura representantes da DRS IX, da Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura Municipal de Marília.
As reflexões foram iniciadas por Simone Alves dos Santos - Diretora Técnica da Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho - DVST que discutiu os malefícios do contato com amianto à saúde e reiterando a necessidade de trabalharmos pela identificação e visibilidade dos casos com notificações no SINAN.
mbém orientou todos os representantes da vigilâncias nos procedimentos de auto de infração, interdição e apreensão de amianto e a legislação que fundamenta tais ações.
Luciana Caluz / CEREST Kátia Ferraz / SMS
Em seguida Elieser João de Souza e Fernanda Gianassi, ambos da Abrea (Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto) realizaram suas falas. Elieser relatou sua experiência de vida junto à ABREA e sobre as dificuldades ocasionadas pela exposição ao amianto e Fernanda em uma fala comprometida e emocionada, sobre os malefícios da fibra à saúde e seu uso indiscriminado pela indústria e versou sobre a fibra de amianto, seu uso na cadeia produtiva e ações movidas contra os produtores e fabricantes que utilizam o amianto no Brasil e no mundo.
Fernanda Gianassi / ABREA |
Mesa de abertura do evento |
Atenção!
!Aos interessados, visite o site da Abrea clicando aqui!
!Faça denúncias anônimas de comércios que ainda comercializem amianto ou locais de produção de artefatos com amianto, clicando aqui!
Nenhum comentário:
Postar um comentário