terça-feira, 16 de maio de 2017

VI Encontro Regional de Saúde do Trabalhador: “Vigilância no combate ao AMIANTO”


Amanhã, 17/05/2017, no período da manhã no anfiteatro da Secretaria de Saúde de Marília, acontece o VI Encontro Regional de Saúde do Trabalhador que terá como tema: “Vigilância no combate ao AMIANTO”.

Realizado anualmente para os profissionais da Rede SUS, o evento aborda diversos temas. A edição do Encontro Regional de Saúde do Trabalhador 2017 destina-se às Vigilâncias Sanitárias e Epidemiológicas Municipais e profissionais interessados de toda área de abrangência do DRS IX. O convite é também direcionado aos residentes de oncologia e pneumologia da instituição.

O amianto é um minério utilizado industrialmente e o Brasil está entre os cinco maiores produtores, consumidores e exportadores mundiais. O risco de contato com essa fibra é tal que sua manipulação é proibida em 56 pais (INCA) e atualmente o Estado de São Paulo estabeleceu a cessação da exposição ao amianto a partir da proibição de seu uso nos processos de produção e consumo.

A exposição ao amianto pode causar asbestose, e por ser uma fibra ser altamente cancerígena, podendo contribuir para aparecimento de câncer de pulmão, laringe, trato digestivo, ovário e mesotelioma.

Lembrando que são raras as notificações de agravos a saúde do trabalhador relacionados a exposição ao amianto (câncer relacionado ao trabalho ou pneumoconiose) na região de Marília.

Pelo exposto o Programa VISAT-AMIANTO (Vigilância em Saúde do Trabalhador - Amianto) foi incluído no conjunto de procedimentos de Vigilância Sanitária, conforme estabelecido na Portaria CVS nº 04/2011, que regulamenta a atuação das equipes municipais e estaduais que compõem o Sistema Estadual de Vigilância Sanitária (SEVISA) e foi priorizado no Plano Estadual de Saúde e na sua respectiva Programação Anual de 2017.

O Encontro tem como objetivo principal sensibilizar as Vigilâncias quanto à regulamentação do uso do mineral asbesto no território brasileiro e promover um debate social em relação aos males causados pela exposição à substância na região e no município de Marília. Espera-se que o momento proporcione a todos os participantes  novos conhecimentos e contribuir na discussão de um assunto relevante e pouco abordado no círculo da Saúde Pública.  
Para demais informações entre em contato com o CEREST pelo telefone (14)3413-4975.

Nenhum comentário:

Postar um comentário