Considerando a necessidade de ações preventivas à todos os trabalhadores em atividade nos serviços essenciais, o CEREST Marília, através de seus técnicos, foi até os serviços funerários e cemitérios do município de Marília para orientar e esclarecer dúvidas sobre manejo de corpo em serviços funerários. Essa ação aconteceu assim que as primeiras medidas de contenção do contágio do covid-19 foram tomadas em abril.
Para fundamentar as orientações foi utilizado como base o comunicado da Divisão de Vigilância em Saúde do Trabalhador (CVS/SP) n. 09 (leia o comunicado na íntegra).
Orientações como:
- Nos cuidados de manipulação do corpo só devem estar presentes no ambiente os profissionais estritamente necessários aos procedimentos;
- Os velórios de pacientes confirmados/suspeitos da COVID-19 não são recomendados durante os períodos de isolamento social e quarentena. Se realizados, estes devem ocorrer com o menor número possível de pessoas, preferencialmente apenas os familiares mais próximos;
- A manipulação do corpo deve ser a mínima possível;
- O preparo do corpo deve ser realizado no local de ocorrência do óbito, seja no ambiente hospitalar, domicílio ou em instituições;
- Não deve ser realizado qualquer procedimento de conservação do corpo;
- Os corpos devem ser transportados pelas funerárias sem abertura da urna;
- A higienização das mãos dos profissionais deve ser realizada antes e após o preparo do corpo, com, ao menos, água e sabão.
- Todos os profissionais que tiverem contato com o corpo devem usar equipamentos de proteção compatíveis, usados somente durante o procedimento e retirados conforme padrão de biossegurança ao fim da atividade;
- A limpeza e desinfecção de artigos e superfícies devem seguir as recomendações dos fabricantes, de acordo com os procedimentos operacionais padrão, utilizando EPIs apropriados e com produtos em conformidade com a legislação sanitária vigente.
O objetivo da ação foi dialogar e orientar sobre modos de prevenir riscos à saúde dos trabalhadores destes serviços protegendo-os da exposição a fluidos corporais infectados, objetos e superfícies contaminadas, uma vez que ainda há risco de transmissão pelo contato com a pessoa ou objetos e ambientes contaminados.
Com essa ação o CEREST realiza sua função de atuar na promoção e proteção da saúde e segurança de todos os trabalhadores de Marília e região, com especial atenção àqueles que mais necessitam de cuidados neste momento: os trabalhadores de serviços essenciais.
Autoria: Daniela Maia
Nenhum comentário:
Postar um comentário