terça-feira, 26 de maio de 2020

Orientações para hotéis I: em tempos de coronavírus

Em ação de vigilância junto a hotéis em Marília a equipe do CEREST esclareceu algumas dúvidas sobre modos seguros de trabalho para funcionários deste setor e gostaríamos de compartilhar informações úteis para a realização desses serviços.
Com a intenção de proteger a saúde dos trabalhadores e hóspedes, elencamos algumas orientações, tais como:

✓ Os hotéis devem apresentar plano de redução das atividades, diminuindo pelo menos 50% da atividade do estabelecimento. 
✓  É necessário criar escalas de revezamento entre os funcionários, para diminuir a exposição dos mesmos;
✓ Determinar o AFASTAMENTO de funcionários com problemas de saúde, que apresentem sintomas de tosse e febre e/ou sintomas respiratórios (tosse seca, dor de garganta, mialgia, cefaleia e prostração, dificuldade para respirar e batimento das asas nasais), os quais deverão retornar somente após o término dos sintomas;
✓ Treinar os colaboradores de todos os setores, inclusive aqueles que estão retornando do período de afastamento devido terem apresentado sintomas da doença ou por outros motivos quaisquer, sobre o SARS-CoV-2 (COVID-19), através de informações sobre origem, sintomas, prevenção e transmissão, assim como, capacitando-os em relação aos procedimentos de limpeza e desinfecção de superfícies, retirada e lavagem de roupas de cama e roupas pessoais, gerenciamento de resíduos sólidos (lixo), entre outros;
✓ Deve ser disponibilizado álcool gel 70% nos quartos e em pontos estratégicos, como áreas sociais para higienização das mãos;
✓ Orientar a todos os funcionários para a lavagem das mãos com frequência, usando água e sabonete líquido, principalmente depois de tossir ou espirrar, antes e depois de ir ao banheiro e antes das refeições; alternativamente, a higienização das mãos com álcool gel a 70%; e evitar tocar o rosto com as mãos não lavadas; cobrir com lenço de papel o nariz e boca ao espirrar ou tossir;
✓ Manter nos apartamentos somente itens indispensáveis para a hospedagem com conforto e segurança, excluir itens como objeto de decoração e papelarias por serem propagadores em potencial do Novo Coronavírus;
✓ Orientar os hóspedes e funcionários quanto ao uso obrigatório da máscara de proteção facial, confeccionadas segundo as orientações do Ministério da Saúde, conforme Decreto Municipal nº 13011 (íntegra): ao sair de casa, deslocar-se por vias pública ou permanecer em espaços onde circulem outras pessoas;
✓ Orientar as pessoas, através de alertas visuais, sobre as boas práticas de uso, remoção e descarte da máscara de proteção facial, assim como alertar sobre a necessidade de higienização adequada das mãos antes e após a remoção, além de
outras informações de conscientização sobre a COVID-19;
✓ Orientar e incentivar todos os hóspedes e funcionários para o uso da etiqueta
respiratória.



Outras ações preventivas que favorecem distanciamento/isolamento social dentro do hotel: 

✓ Informar aos clientes a proibição de realização de reuniões em suas dependências, para que se evite as aglomerações;
✓ Disponibilizar acesso ilimitado (Wi-fi) por chamada telefônica, vídeo chamada ou web chamadas para que os hóspedes possam contatar amigos e parentes, ou realizar reuniões de trabalho, quando necessário;
✓ Disponibilizar maior número possíveis de canais de TV, possibilitando maior variedade de entretenimento;
✓ Orientar funcionários e hóspedes a manter distância de no mínimo 1 metro entre as pessoas;
✓ Manter os ambientes bem ventilados, se possível abra portas e janelas, utilizando menos o ar-condicionado;


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