segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Compreendendo riscos e P.P.R.A. com ferramenta lúdica!


Não! Você não entrou no blog errado! Este é o blog do CEREST e continuamos a falar sobre temas relacionados as Políticas de Saúde e Segurança do Trabalho. Mas decidimos falar sobre um tema pertinente à Segurança e Saúde do Trabalhador por meio de uma animação, interessante, denominada no youtube como "Como nascem os bebês". Mas como toda obra artística permite diferentes interpretações, uma das integrantes da equipe do CEREST, Sandra Santos, com seu olhar direcionado à segurança do trabalho viu neste vídeo a oportunidade de compreendermos de maneira lúdica a importância do trabalho seguro, com uso de "equipamentos" que possam proteger os trabalhadores que executam determinada função. 
O filme retrata cegonhas "levando" animaizinhos recém-nascidos à terra, e o quanto a função de uma dessas cegonhas se torna complicada por envolver maiores riscos, já que os animais que se encarrega de levar à terra, são um tanto quanto perigosos. É possível, de maneira metafórica, observarmos as perdas físicas enfrentadas pela cegonha, bem como, as estratégias que ela busca para realizar o trabalho, mesmo fragilizada. Indo além, observamos suas tentativas de se adaptar à difícil tarefa que lhe é imposta por seu ofício. 
Em equipe, de maneira bem-humorada, pensamos na importância de um "Programa de Prevenção Riscos Ambientais" e do uso de "Equipamento de Segurança Individual" para a cegonha do vídeo.

Mas você, que visita o blog  do CEREST pode estar se perguntando, o que é um PPRA? Ele nada mais é que um documento que traz em seu conteúdo um programa que deve ser realizado na empresa para prevenir diversos tipos de riscos ambientais, para assegurar a saúde e segurança dos funcionários, mediante sua exposição à riscos no ambiente de trabalho . Evitando acidentes e possíveis danos à saúde dos funcionários da empresa. Veja o vídeo e veja como seria interessante ter um programa que cuidasse dessa pequena cegonha! 

Também compreendemos que esse vídeo possa ser usado em estratégias de educação com crianças e adolescentes sobre riscos e ações de prevenção em ambientes de trabalho. É isso. Um abraço, dos integrantes da equipe do CEREST.


Nenhum comentário:

Postar um comentário