quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Saúde do Trabalhador: ENSP forma mais de 400 alunos

 (Publicada em

"Como parte das atividades de formatura do Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP, entre os dias 24 e 25 de setembro, ocorre o primeiro Seminário de Avaliação e Acompanhamento dos Cursos de Saúde do Trabalhador na modalidade a distância dos municípios de São Paulo. Coordenado pela pesquisadora do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP) Rita Mattos, o curso visa formar profissionais em Saúde do Trabalhador para apoiar a implementação das ações de Saúde do Trabalhador no Sistema Único de Saúde, com ênfase na Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast). Desenvolvido em 16 municípios do Estado de São Paulo, ao todo formará cerca de 450 especialistas em Saúde do Trabalhador. [Entre estes municípios, está Marília, que através do CEREST Regional e do apoio dos municípios de sua área de abrangência também participou deste grande projeto de especialização em Saúde do Trabalhador.]
O objetivo do seminário é apresentar os trabalhos de conclusão de curso (TCC) desenvolvidos pelos alunos ao longo do curso. Para isso, foram escolhidos três temas centrais de discussão, sendo eles: Vigilância em Saúde do Trabalhador; Avaliação do perfil produtivo dos municípios; e Reabilitação dos trabalhadores, com foco na prevenção da incapacidade prolongada. Cada tema contará com a apresentação oral de quatro trabalhos de conclusão de curso, além de presença do orientador de aprendizado de alguns municípios nos quais o curso foi ofertado. As apresentações acontecerão também em formato de pôster. Ao todo 31 trabalhos de alunos serão expostos entre os dois dias de evento. A exposição de pôsteres ocorrerá das 11h30 às 12h30 em ambos os dias.

A abertura do evento está marcada para as 9 horas e contará com a participação da coordenadora do curso, Rita Mattos, e de pesquisadores do Cesteh/ENSP; da representante da Divisão de Saúde do Trabalhador da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo, Simone Alves do Santos; além do coordenador da Coordenação Geral em Saúde do Trabalhador do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Jorge Machado. Na palestra de abertura do seminário será abordado o Panorama da Saúde do Trabalhador no Contexto da 4ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador.

O primeiro tema a ser apresentado será a Vigilância em Saúde do Trabalhador e contará com a exposição do pesquisador do Cesteh e do Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (DHIS/ENSP), Luis Carlos Fadel de Vasconcelos. Em seguida ocorrerá a apresentação de quatro TCC’s relacionados ao tema. Na manhã do dia 25 de setembro a Avaliação do perfil produtivo dos municípios será o tema em debate. A palestra será ministrada pelo orientador de aprendizagem do município de Presidente Prudente, Raul Borges Guimarães, e posteriormente os alunos apresentaram seus trabalhos. Além disso, o orientador de aprendizagem do município de Osasco, Vilton Raile, fará um relato sobre o processo de construção dos trabalhos de conclusão de curso do município.

O terceiro e último tema em questão será a Reabilitação dos trabalhadores, com foco na prevenção da incapacidade prolongada. O tema será exposto pela professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Monica Angelim Gomes de Lima, seguido da apresentação dos alunos. A última atividade prevista para o seminário é a apresentação do Programa de Formação e Qualificação em Saúde, Trabalho e Ambiente, proferida pela coordenadora nacional do curso, Rita Mattos. O Programa será apresentado também durante o 2º Simpósio Brasileiro de Saúde e Ambiente (Sibsa) que ocorrerá de 19 a 22 de outubro em Belo Horizonte – Minas Gerais.

Sobre o Curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana nos municípios de São Paulo

Uma das atribuições da Política Nacional de Saúde do Trabalhador é promover a formação e a capacitação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). A Escola Nacional de Saúde Pública, como parte integrante da iniciativa, vem atuando na qualificação dos profissionais do SUS, em diversas regiões do país, com a Área Técnica de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (CGESAT/SVS). Entre as regiões de atuação está o Estado de São Paulo. O curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, no acordo do Estado de São Paulo, foi oferecido a 16 municípios, sendo eles: Mauá; Araraquara; Itapeva; Indaiatuba; Marília; Franca; São João da Boa Vista; Jundiaí; Bauru; Ribeirão Preto; Bebedouro; Franco da Rocha; Osasco; Presidente Prudente; Sorocaba; e Cruzeiro.

Segundo a coordenadora do curso, o projeto é de extrema importância, pois se trata do primeiro realizado em nível Estadual, resultando em novos especialistas em Saúde do Trabalhador. “Esse curso vem reforçar uma política pública de formação e fortalecimento da Renast. Na época do convênio, o gestor de São Paulo, Francisco Drummond Marcondes de Moura, entendeu que não haveria outra maneira de capacitar os profissionais senão por um macroprojeto como este curso a distância. Hoje estamos formando cerca de 450 especialistas, um número bastante exitoso para um curso a distância”, destacou Rita Mattos."

Além da participação no projeto de Especialização em Saúde do Trabalhador à distância, o CEREST Regional Marília, participou do Seminário. 
Solicitamos aos melhores autores dos melhores Trabalhos de Conclusão da Especialização que participassem do Seminário com banners. O CEREST também esteve presencialmente no evento, representado por Cristiano Marques Engenheiro de Segurança do Trabalho do CEREST que está em São Paulo expondo o banner resultante de seu trabalho de conclusão do curso de Especialização em Saúde do Trabalhador.
Cristiano também está responsável pela exposição do banner de Nastássia Uchiama A. Lopes (fisioterapeuta do CEREST) e Rogério Haber Badiz (ortopedista do CEREST) que também concluíram a especialização e enviaram ao evento os banners resultantes de seus trabalhos de conclusão de curso.


Link pro Informe ENSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário