RELATÓRIO DE GESTÃO 2022

             O Relatório Anual de Gestão é o instrumento que apresenta os resultados alcançados com a execução da Programação Anual de Saúde.

Com esses dados construímos os indicadores locais os quais referimos na nossa Programação Anual de Saúde e os acompanhamos através do cumprimento das metas anuais.

             São fontes de dados: CROSS, SINAN, SIM, D.O, SIASUS/BPA, Sistema local:  Acolhimento, E SUS e Qualifica CEREST.

            Em relação à análise dos dados do Banco do SINAN de 2022 os casos de Acidente de Trabalho (AT) e Doenças Relacionadas ao Trabalho (DRT) segundo Lista de Notificação Compulsória GM/MS 204/2016, objeto de investigação e notificação conforme alterações na Nota Informativa nº 94/2019.

           

ATIVIDADES NA ÀREA DE ASSISTÊNCIA

Em 2022 o CEREST recebeu 428 encaminhamentos para triagem e assistência no serviço. Destes encaminhamentos, 308 foram autorizados a passar por avaliação médica no CEREST e 120 foram devolvidos com reorientação.

A devolução dos encaminhamentos referentes às doenças degenerativas baseia-se na Lei n° 8.213, de 24 de julho de 1991, artigo 20, parágrafo primeiro, alínea a e b:

Não são consideradas como doença do trabalho:

a) a doença degenerativa;

b) a inerente a grupo etário.

Essas patologias deverão ser acompanhadas nos serviços de Atenção Primária (UBS/USF) e/ou em ambulatório de Ortopedia Geral.

Com relação à atividade assistencial desse serviço, observamos um aumento significativo (113%) no número de consultas médicas ortopédicas em comparação ao ano anterior. Esse resultado se deve ao fato de que em 2022 não houve interrupções de atendimento devido à pandemia COVID-19.   

Assim, em 2022 foram realizadas 475 consultas (262 casos novos e 213 retornos), sendo que dentre os novos casos, houve grande predominância do sexo feminino (72,14% x 27,86%). Os trabalhadores que foram atendidos pelo CEREST durante o ano de 2022 se concentraram nas seguintes faixas etárias: 40 a 44 anos - 17,9%; 45 a 49 anos - 21,0% e 50 a 59 anos - 31,3%. As queixas mais freqüentes no serviço foram às patologias osteomusculares (95,42%), seguidos por sofrimento emocional (1,13%) e problemas auditivos (0,38%).

Com relação às patologias ortopédicas, destaca-se o acometimento dos membros superiores correspondendo a aproximadamente 69,55% dos atendimentos, sendo que destes, 46,26% correspondem a Síndrome do Manguito Rotador dos ombros. Os demais atendimentos se referem a patologias da coluna (18,06%), dos membros inferiores e patologias degenerativas. Esse dado corrobora a tendência percebida em anos anteriores, onde há a predominância histórica das patologias dos membros superiores.

Considerando-se os exames complementares que foram solicitados para investigação das principais queixas, houve predominância da ultrassonografia dos ombros (107), eletroneuromiografia, radiografia de coluna (54) e ultrassonografia de cotovelos (30) e punhos (30), mantendo o mesmo padrão de análise observado no ano anterior. Observamos que o número de exames de Ultrassonografias acaba sendo insuficientes por realizarmos sempre mais que um membro bem como os trabalhadores está buscando atendimento tardio chegando mais comprometidos ao Cerest.

Dos pacientes que foram encaminhados para tratamento externo devido à necessidade de avaliação de procedimentos cirúrgicos, foram mais freqüentes as especialidades de ombro e mão. Os quais aguardam agendamentos desde 2019, sendo de mão 34 usuários, 16 ombro, 07 coluna, 02 cotovelo, 01 reumatologista e 02 pequenas cirurgia.

Do total de encaminhamentos externos, 58 pacientes foram encaminhados para tratamento na Fisioterapia Central conforme a pactuação em Reunião Clínica realizada nesse serviço em 26/03/2021 que definiu que os pacientes cujos postos de trabalho não eram passíveis de intervenção pelo CEREST seriam encaminhados para tratamento fisioterápico na Fisioterapia Central.

No ano de 2022, houve 483 atendimentos gerados por encaminhamento interno, sendo que destes, 261 receberam orientação em saúde do trabalhador, 106 em fisioterapia, 99 em terapia ocupacional e 12 para realização de exame de audiometria.

Por fim, observamos que, apesar do aumento de 113% do número de consultas em 2022 com relação a 2021, o serviço mantém o mesmo padrão de perfil populacional dos usuários (sexo, faixa etária, patologias de adoecimento e exames complementares solicitados). 

Em relação aos encaminhamentos advindos das Unidades de Saúde temos as Unidades que estão Silenciosas (Unidades que não encaminharam nenhum paciente para o Cerest) como: UBS São Miguel, USF Primeiro de Maio, Amadeu Amaral, Aniz Badra, Avencas, Dirceu, Jardim Maracá, Julieta, Padre Nóbrega, Rosália, Santa Antonieta II, Santa Paula, Três Lagos e Vila Barros.

 

 

Saúde vocal e Saúde auditiva

            Em relação à assistência na área de saúde vocal, foram atendidos de forma online e presencial um total de nove pacientes, dos quais dois, foram casos novos. Desses, um caso foi encaminhando pela fonoaudióloga da UBS Planalto e outro pela fonoaudióloga da Unidade Municipal de Saúde do Trabalhador. Realizado o acolhimento e a abertura de dois SINANs para DVRT (doença vocal relacionada ao trabalho). As notificações de DVRT foram realizadas por meio do “google forms”, segundo orientações do Cerest Estadual, uma vez que o Ministério da Saúde suspendeu temporariamente o site do Formsus, onde eram feitos os registros. Ao total foram realizados 137 atendimentos vocais, equiparando com os 136 atendimentos do ano anterior. O total de agendamentos foram 187, contabilizando 50 faltas durante o ano todo. Constatou-se que com os atendimentos por vídeo conferência, o número de ausência nos atendimentos diminuiu bastante, demonstrado pela equiparação do número de atendimentos em relação ao ano de 2021, uma vez que os atendimentos também foram por vídeo conferência por conta da pandemia. Outra vantagem do atendimento via vídeo-chamada é a possibilidade de atendimento de trabalhadores de outros Municípios, uma vez que o Cerest é Regional. Em relação à saúde auditiva, foram encaminhados 18 pacientes para realização de exame de audiometria, dos quais 12 internos do Cerest, 3 do Município de Oriente,   resultante do matriciamento realizado com a fonoaudióloga do Centro de Saúde de Oriente, 1 da USF Aeroporto, 1 da USF Vila Nova e 1 da USF Vida Nova Maracá. Dos pacientes encaminhados, 1 não teve interesse (demanda interna) e 3 faltaram (2 do Município de Oriente, 1  da USF Vila Nova). Observou-se um aumento considerável do número de encaminhamentos para avaliação audiológica do ano de 2021 para 2022, de 6 para 18. Foi registrado, 1 SINAN de PAIR relativo ao paciente encaminhado por demanda interna, cuja função é jardineiro autônomo.

 

Saúde Mental

            Quanto à saúde mental, o CEREST no ano de 2021 identificou a ausência de notificações de Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) nos municípios da região adscrita. Essa percepção possibilitou a construção de uma ação de sensibilização em Saúde Mental e Trabalho junto aos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) para apoiar a identificação e notificação de TMRT. Assim, excluindo-se Marília com quem o CEREST já tem parceria de trabalho consolidada; foram identificados 9 municípios com CAPS em nossa área de atuação: Adamantina, Bastos, Flórida Paulista, Garça, Lucélia, Osvaldo Cruz, Pacaembu, Pompéia e Tupã. Foram realizados contatos com CAPS de 05 municípios, em uma conversa inicial de aproximação com um dos técnicos do serviço, em especial os profissionais de psicologia. As equipes encontram-se estruturadas, trabalhando com o serviço como “portas abertas” para triagem e atendimento de casos mais graves e encaminhando leves e moderados para a estratégia de saúde da família.

            Observamos que há um desconhecimento da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, fomos questionados sobre “quanto custaria nossa consultoria” como se a técnica não compreendesse que éramos um serviço do SUS, ou ainda se nosso contato se referia  à saúde deles enquanto trabalhadores do CAPS. Dos 05 CAPS, 03, atenderam casos de sofrimento psíquico relacionado ao trabalho como Estresse Pós-Traumático devido a um assalto no ambiente de trabalho, ansiedade relacionada à pressão por metas em uma fábrica de costuras de roupas e uma referência de trabalhador em relação conflituosa com equipe de trabalho que tem provocado um incremento de ansiedade. Os atendimentos não foram notificados por desconhecimento da possibilidade de notificação e da ficha do SINAN. Quando informados sobre a possibilidade de notificar, os técnicos referem dificuldade em fazê-lo, pelas muitas atribuições já realizadas.

            A possibilidade de apoio do CEREST junto à vigilância sanitária municipal para uma visita de inspeção e/ou investigação das condições de trabalho nas empresas – como a fábrica de roupas – foi recebida com temor pelos técnicos devido à questões políticas do município ou exposição do usuário em um município tão pequeno.

            Há que se dar continuidade no trabalho, com contato com os demais CAPS e formação em Saúde Mental e Trabalho à todas as equipes dos dispositivos CAPS identificados. Bem como encontrar modos de incentivo à notificação dos casos já atendidos de TMRT na região.

           No que se refere aos atendimentos em saúde mental do trabalhador, recebemos 07 encaminhamentos das seguintes unidades: 02 da USF Vila Barros, 01 da USF Palmital, 01 da USF Vida Nova Maracá, 02 da USF Vila Nova e 01 do CAPS/COM-VIVER. Dentre o total de encaminhados, 02 foram devolvidos às unidades, pois foram agendados e não compareceram e  01 foi devolvido por apresentar melhora do quadro com recusa do atendimento. Todos os casos foram contra referenciados para as unidades de saúde com sugestão de acompanhamento psicoterápico e não foram passíveis de intervenções pelo CEREST.

 

SITUAÇÃO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

 

Das inspeções realizadas no ano de 2022, estas somam um total de 72 inspeções com produção de relatórios, intervenções e revisitas. Destas 32 Acidentes Graves, 01 fatal, 02 denúncias, 21 Verificação das Adequações ou Auto de Infração, 05 Acidentes com Menores, 16 demandas do MPT (onde 10 delas ocorreram em municípios da região e 06 em Marília). Temos 31 finalizados e 41 em andamento.

 

TABELA 1. ACIDENTES DE TRABALHO SEGUNDO A UNIDADE NOTIFICADORA NO MUNICÍPIO DE MARÍLIA NO ANO DE 2022.

Unidade de Saúde de Notificação

2022

3856208 CENTRO DE REFERENCIA EM SAUDE DO TRABALHADOR CEREST

80

2025507 HOSPITAL DAS CLINICAS HC FAMEMA

916

2080990 HOSPITAL ESPIRITA DE MARILIA

1

2716852 HOSPITAL SAO FRANCISCO MARILIA

526

3636429 PA REGIAO SUL

25

6750311 PRONTO ATENDIMENTO UNIMED

6

2083116 SANTA CASA DE MARILIA

107

6469906 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE MARILIA

1

7892985 UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO UPA REGIAO NORTE

578

2035189 USF AEROPORTO

3

2043742 USF ANIZ BADRA

1

2059223 USF AVENCAS AMADEU AMARAL

1

3045439 USF NOVO HORIZONTE

2

2716933 USF PARQUE DOS IPES

1

2716992 USF VILA BARROS

2

2048795 USF VILA REAL HELENA BERNARDES AZALEIAS

2

Total

2252

                                                                                          Fonte: Sinan - Sistema de Informação de Agravos de Notificação

 

Observamos que o Complexo Hospital das Clínicas somadas ao Hospital São Francisco tem um número significativo de acidentes, os quais são provenientes dos olhos, notamos este aumento importante verificado em série histórica a partir de 2019 em virtude da Nota Técnica 94/MS que altera a definição da descrição do Acidente na ficha técnica. No estudo realizado quando identificamos os casos com local de ocorrência Marília encontramos 365 acidentes com olhos. Destes, acidentes com olhos 54% são com trabalhadores autônomos, mas os que possuem carteira assinada encontraram na sua maioria no ramo da Metalurgia e autônomos.

 Gráfico 1: Acidentes de trabalho ocorridos no município de Marília no ano de 2022,

Segundo, o tipo de Acidente.

 

  Fonte: Dados balcão acesso 24/01/2023             

               Observa-se que houve um aumento nos acidentes de trajeto (216), acredita-se que tenha haver com o período de pós pandemia, com o retorno das atividades presenciais. Quando analisamos os acidentes de trajeto e suas causas externas identificamos que existem possíveis inconsistências no preenchimento dos SINANs do campo 55, Tipo de Acidente (Típico e Trajeto) onde encontramos casos suspeitos de serem típicos registrados como trajeto.

 

 Tabela 2: Evolução dos casos de acidente de trabalho ocorridos no município

de Marília no ano de 2022.

Evolução do Caso

2021

2022

 

Frequência             

%

Frequência

%

Ignorado/Branco

55

3,3

148

9%

Cura

671

39.7

543

34%

Incapacidade Parcial Temporária

952

56.4

897

57%

Incapacidade Parcial Permanente

3

0.2

2

0%

Incapacidade Total Permanente

1

0.1

0

0%

Óbito pelo acidente

5

0.3

1

0%

Outra

1

0.1

1

0%

Total

1.688

100

1592

100%

                                                                               Fonte: Dados balcão, acesso 24/01/2023

 

Avaliando os dados, no campo Ignorado/branco entendemos que o aumento se justifica pelo fato do mesmo ser preenchido no primeiro momento do atendimento, muitas vezes sem clareza da evolução do caso. Como também, a falta de investigação da ficha por tratar de Acidentes Leves, enquanto neste momento do ano, a prioridade do CEREST era investigar as fichas de Acidentes de trabalho Graves.

 

Tabela 3: Descrição da causa dos acidentes de trabalho fatais ocorridos no município de Marília no ano de 2022

W 20  Impacto causado por objeto lançado, projetado ou em queda

                           Fonte: Sinan – Sistema de Informação de Agravos de Notificação

           

          Em relação ao único acidente fatal registrado, o mesmo foi investigado pela equipe do CEREST sendo identificado que ocorreu no ramo do Comércio por queda de altura. Verificou-se que tal acidente poderia ser evitado com sistemas de segurança adequados, desta forma, foram realizadas orientações técnicas para que o trabalho ocorra de modo mais seguro e confirmado que a empresa corrigiu a situação de risco envolvida no acidente.

 

Tabela 4: Acidentes de trabalho ocorridos no município de Marília no ano de 2022 com trabalhadores com idade inferior a 18 anos.

 

Idade detalhada

Freqüência

15

2

16

2

17

11

Total

15

               Fonte: SINAN - Dados balcão, acesso 24/01/23

 

Destes acidentes, foram realizadas 04 visitas em ambiente de trabalho para investigação e tomadas às medidas cabíveis, 01 acidente de trabalho resultou em orientações na residência uma vez que o mesmo ajudava o pai em uma serralheria da família. Vale lembrar, que 06 acidentes de trabalho foram notificados no SINAN, porém, não foram notificados para Cerest proceder a investigação e intervenção no local de trabalho, estes foram identificados posteriormente através da análise do banco de dados do SINAN.

 

Tabela 5:  Principais causas externas registradas nas notificações de acidentes de trabalho ocorridas no município  de Marília no ano de 2022.

CID

QUANTIDADE

2021          2022

Y96 -  Circunstância relativa às condições de trabalho

419

58

W44 - Penetração de corpo estranho ou através de olho ou orifício natural

243

366

W31 - Contato com outras máquinas e com as não especificadas

205

201

W20 - Impacto causado por objeto lançado, projetado ou em queda

99

114

W22- Impacto acidental ativo ou passivo causado por outros objetos

85

101

V23 - Motociclista traumatizado em colisão com um automóvel (carro), ""pick up"" ou caminhonete

72

53

W01 - Queda no mesmo nível por escorregão, tropeção ou passos em falsos (traspés)

58

55

V28 - Motociclista traumatizado em um acidente de transporte sem colisão

55

63

                                                    Fonte: Sinan – Sistema de Informação de Agravos de Notificação

 

          Segundo dados do Banco do SINAN dos 1592 acidentes de trabalho notificados, com campo município do acidente registrado em Marília, apenas 11% (n = 183) havia campo de abertura da Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT preenchido, sendo que 34%  (n = 537) dos casos não foi realizada abertura da CAT e 52% (n = 821) dos casos foi preenchida como ignorada/branco e 3%  (n = 51) dos casos foram classificados como não se aplica. Tais dados podem se justificar pela falta de abertura de CAT por serem classificados Acidentes de causa leve como também a falta de conhecimento por parte do Trabalhador sobre a abertura de CAT.

 

 

VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR

 

Atividades Educativas

No ano de 2022 a equipe do Cerest realizou 21 ações de apoio matricial em saúde do trabalhador, incluindo discussões de casos, construção de Projeto Terapêutico Singular e reuniões com equipes da média e alta complexidade para a integração das ações de saúde do trabalhador aos serviços. São elas as Unidades do Aeroporto, Parque do Ipês, CDHU, Parque das Nações, ESF Argolo Ferrão, Vida Nova Maracá, Julieta, Tófolli, Vila Nova, Santa Antonieta III, Castelo Branco, Nova Marília. Unidades de Saúde de Oriente, Júlio Mesquita, Sagres e Osvaldo Cruz. CAPS Com-Viver e Grupo Técnico de Saúde Mental, PA Zona Sul. Em relação a NOTA INFORMATIVA Nº 94/2019-DSASTE/SVS/MS e orientações apresentadas através do OFÍCIO CIRCULAR Nº 3/2020/DSASTE/SVS/MS de 28 de janeiro de 2020 realizamos também visita técnica aos municípios de Alvinlândia, Álvaro de Carvalho, Guaratã, Júlio Mesquita, Lupércio e Osvaldo Cruz.

 

Dentre as ações educativas realizadas no ano de 2022 podemos citar:

·                    Reunião Regional de Saúde do Trabalhador (modalidade online) para integração dos interlocutores de saúde do trabalhador da área de abrangência do Cerest Regional Marília;

·                    Palestra online “Notificação de agravos e doenças relacionadas ao trabalho: importância e desafios”;

·                    Live: “Comunicação não violenta e trabalho infantil” em parceria com o CEREST Piracicaba;

·                    Outra ação importante consistiu na realização de 16 notificações (nº 01/2022) de Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT e empresas terceirizadas de Saúde Ocupacional para que os mesmos realizem a notificação e investigação de casos de doenças e agravos que constam da lista nacional de doenças de notificação compulsória, observando-se, de forma prioritária, os agravos à saúde do trabalhador e encaminhem os dados para a vigilância epidemiológica municipal para a alimentação regular do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN);

 

 

VIGILÂNCIA EM SAÚDE DO TRABALHADOR NO ÂMBITO REGIONAL

             A área de abrangência atual do Cerest Marília é composta por 37 municípios das regiões de Marilia, Adamantina e Tupã. Ao final do ano de 2022 observamos que os municípios de Alvinlândia, Arco- Íris, Echaporã, Iacri, Inúbia Paulista, Mariápolis, Pracinha. Queiroz, Sagres e Salmorão apresentaram-se silenciosos ou seja sem nenhuma notificação de doenças e agravos relacionados ao trabalho (DART) .

            Ao longo do ano realizamos visita técnica aos municípios que se mostravam silenciosos na avaliação quadrimestral dos indicadores de saúde do trabalhador e foi possível observar um aumento da sensibilidade aos agravos e doenças relacionados ao trabalho em Álvaro de Carvalho, Guaratã, Júlio Mesquita e Lupércio.

            No ano de 2020 46% (N=17) dos municípios da nossa área de abrangência apresentavam notificações de agravos relacionados à saúde do trabalhador no Sinan, ao passo que no ano de 2021 70% (N=26) dos municípios apresentaram notificação e no ano de 2022 72% (N=27) dos municípios possuíam ao menos 01 notificação até o mês de dezembro/22.

            Através da análise do número de notificações realizadas por cada município observamos que ainda lidamos com um cenário que inspira atenção. 35% dos municípios da nossa área de abrangência possuem no ano de 2022 entre 1 e 10 casos de DART registrados.

            Em relação aos municípios da nossa área de abrangência notamos um avanço dos municípios que notificaram os ATs e DARTs, mas ainda temos municípios silenciosos a serem matriciados para identificação dos Agravos.


CAPACITAÇÕES TREINAMENTOS E EVENTOS 2022

 ·      Participação como membro efetivo na CISTT;

·      Participação do Grupo de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde;

·      Participação como Membro da Comissão do PETI em Marília;

·      Participação na Elaboração e Atuação na Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador;

·      Encontros presenciais com alunos de medicina Unimar sobre Ações do CEREST em Saúde do Trabalhador;

·      Participação do Agosto Dourado – Incentivo a Amamentação em parceria com Banco de Leite e Sindicato da Alimentação;

·        Organização em conjunto com a Secretária Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal da Educação do I FÓRUM MUNICIPAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL e

·        Participação de treinamento para identificação do trabalho escravo, realizado pelo MPT de Bauru de forma remota;

·        Realização de palestra sobre Ergonomia durante a SIPAT da UNIMAR;

·        Participação na capacitação sobre realização de testes rápidos, realizada pelo SAE de Marília;

·      Divulgação sobre o dia Mundial da Voz, cujo tema Pratas da Casa da UNESP foi: “Sua voz fala muito sobre você”, com aplicação e discussão do Protocolo Índice de Desvantagem Vocal (IDV) em todos os pacientes em fonoterapia e nas residentes da FAMEMA;

·       Live do mês abril em comemoração ao Dia Mundial da Voz com o tema: Sua voz diz muito sobre você, tendo como público alvo os Municípios pertencentes ao Cerest/Marília;

·      Realização do curso: Processamento Auditivo Central, ministrado pela professora Ana Cláudia Vieira, docente do curso de Fonoaudiologia da UNESP/Marília;

·      Visita/ Reunião ao CENTRINHO/ FUNCRAF/USP - Bauru, com a coordenadora do Serviço Municipal de Fonoaudiologia, Leiliana, a fim de conhecer a casa da AFASIA e estabelecer um convênio com o setor de Neurologia da Faculdade a fim de proporcionar capacitações para as fonoaudiólogas da rede básica de Marília;

·      Contato via e-mail e whatsapp com a fonoaudióloga Márcia Tiveron do Cerest/Estadual para apoio às ações desenvolvidas no serviço na área de fonoaudiologia;

·         Realização de palestra da Escola da Coluna durante a SIPAT da Fazenda Canamari;

·        Participação de reunião com CREFITO para Alinhamento da Assistência através de Protocolos;

·        Realização de aula sobre PAIR para alunos do Curso de Medicina da UNIMAR, à convite da Enfermeira Gabriela.

 

 

POSSÍVEIS PROPOSTAS PARA 2023

 

DA REGIÃO

 - Informar o Gestor Municipal a ausência de Notificação de SINAN do seu município;

 - Dar continuidade a ação de sensibilização das equipes CAPS para notificação de TMRT;

 - Realizar a análise das intoxicações registradas nos municípios da área de abrangência para desencadear planejamento de ações;

- Sensibilizar para a notificação de AT com menores de 18 anos (Pode estar incluso na capacitação dos interlocutores);

Conhecer o fluxo das Declarações de Óbito, buscar informações com a PM e perícia técnica do município.

Participar os gestores dos municípios da nossa área de abrangência sobre a Nota Técnica nº 94/MS quanto a responsabilidade de Notificação dos Agravos relacionados a Saúde do Trabalhador.

DO MUNICÍPIO

-  Trabalhar Unidades silenciosas (Unidades que não encaminharam nenhum paciente para o Cerest) como: UBS São Miguel, USF Primeiro de Maio, Amadeu Amaral, Aniz Badra, Avencas, Dirceu, Jardim Maracá, Julieta, Padre Nóbrega, Rosália, Santa Antonieta II, Santa Paula, Três Lagos e Vila Barros;

Ciclo de palestras com calendário anual;

Organizar o XI Encontro Regional de Saúde do Trabalhador;

- Sensibilizar responsáveis pela Assistência Farmacêutica, bem como a Gestão, sobre a necessidade de inclusão de medicações na lista de medicamentos padronizados pela secretaria, bem como implantação de protocolos da Região Lombar e Osteoartrose;

Contratação de prestadores e acompanhamento da realização de exames complementares de acordo com a demanda atualizada;

Monitorar as ações do Cerest quadrimestralmente em toda área de abrangência, e promover espaço junto a CISTT para discussão e elaboração de estratégias frente aos indicadores apontados neste relatório;

- Dar continuidade na divulgação de dados de vigilância em saúde do Trabalhador no Blog e outro meio de comunicação (e-mails das Unidades de Saúde);

Divulgar nas mídias sociais dos sindicatos, informações sobre saúde e segurança no trabalho;

Propor estratégias para melhorar a qualidade do preenchimento do SINAN em outros serviços: - CID causa externa, escolaridade, campo referente a CAT que na sua maioria vem preenchido como ignorado Temos algumas dificuldades quando encontramos o campo em branco, porém porque o trabalhador é autônomo. Solução encontrada é que neste campo quando forem autônomos identificaremos no campo empresa “autônomo” para não deixarmos em branco;

- Rever fluxo da abertura de CAT internamente no CEREST, bem como nas unidades de Pronto-Atendimento;

 - SINAN: também precisamos reavaliar o registro dos casos suspeitos e confirmados;

 - Sensibilizar os Agentes Comunitários e Agentes de Endemias no reconhecimento e notificação do Trabalho Infantil e Trabalho Escravo;

   - Implementar as visitas de nexo para os casos que permanecem em atendimento com a fisioterapia do Cerest. Incluir a TO no planejamento desta ação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário