terça-feira, 28 de agosto de 2012


 Cerest e Acim organizam esclarecimentos práticos


Reunião entre Acim e Cerest define ação em conjunta de esclarecimento aos empresários da cidade
 
O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Regional de Marília e a Associação Comercial e Industrial de Marília (Acim), realizarão na segunda quinzena de setembro, evento em conjunto como forma de esclarecimentos aos empresários de Marília e região sobre os riscos que o empresariado corre quanto aos acidentes com trabalhadores em geral. "Vamos procurar esclarecer aos empregadores a importância de um trabalho preventivo, quanto aos cuidados com a saúde dos empregados e as condições de trabalho", disse o presidente da associação comercial, Libânio Victor Nunes de Oliveira ao recepcionar um grupo de profissionais do Cerest, Regional de Marília, para um primeiro contato sobre a importância de uma ação em conjunto neste sentido.

De acordo com Luciana Caluz, coordenadora do Cerest, Regional de Marília, o foco do trabalho desenvolvido pela equipe multiprofissional existente no órgão existente na cidade é fazer com que todos os acidentes ocorridos no município de Marília, que são atendidos na rede do Sistema Único de Saúde (Sus), sejam informados e registrados em um banco de dados que seja permitido saber onde, como e qual a gravidade dos acidades de trabalho que acontecem em Marília e região. "Isso nos permite fazer inspeções em ambientes de trabalho, para propormos intervenções que auxiliem na prevenção de novos agravos a saúde do trabalhador", disse a coordenadora do órgão na cidade.

Uma série de dados levantados entre as empresas da cidade de Marília neste sentido foram entregues ao presidente da Acim, no sentido de ajudar na conscientização dos empresários quanto a preocupação com a saúde do trabalhador. "Seguimentos varejista, da construção civil e atacadista são os mais comuns a terem ocorrências com empregados tendo atendimento médico em período de trabalho", constatou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao verificar os dados apresentados pela representante do Cerest Regional de Marília. "Trabalhadores em geral, formais ou informais, com agravos a saúde relacionados ao trabalho são atendidos pelo Cerest", disse Luciana Caluz.

Na segunda quinzena de setembro os comerciantes serão convocados pelo Cerest local para um encontro na sede da Acim quando os empresários serão orientados sobre os riscos que correm quanto aos descuidos com a saúde do trabalhador e as exigências da lei e as penalidades. "Acredito que sejam poucas as empresas que são conscientes com os cuidados que necessitam ter com a saúde do trabalhador", opinou Libânio Victor Nunes de Oliveira ao convidar a coordenadora do Cerest de Marília para um trabalho neste sentido. "Vamos informar e conscientizar sobre este trabalho importante para a classe empreendedora, afinal os empregados precisam ter cuidados especiais para a produção da empresa seja uniforme", ressaltou o dirigente da Acim. "Naturalmente neste encontro os empresários terão consciência dos riscos que correm, das exigências da lei e como prevenir acidentes de trabalho", disse o dirigente que aguarda a confirmação do dia e horário. "Queremos todo o comércio de Marília adequado as normas da Lei e sem riscos de fiscalização e penalidades", afirmou.


Fonte: Assessoria de Imprensa Acim

Nenhum comentário:

Postar um comentário