segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Defesa de TCC no CEREST Marília

Nos dias 03, 04, 05 e 12 de setembro serão realizadas no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Marília, as defesas de TCC dos alunos que participaram da Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, fruto de uma parceria entre a Coordenação da Área Técnica de Saúde do Trabalhador (COSAT), do Ministério da Saúde, com a Educação à Distância (EAD) e o Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (CESTEH), da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

A defesa é a penúltima etapa de avaliação do Curso de pós-graduação lato sensu que objetivou capacitar profissionais de saúde para atuarem na RENAST, sendo desenvolvido a distância, com momentos presenciais. 

O curso buscou capacitar profissionais para que articulem ações de saúde do trabalhador em seu município, como forma de implementar a Rede Nacionalde Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).
Os alunos em aula desde 2011, acompanhados de seus tutores, realizaram leituras, trabalhos e discussões sobre temas como:

  •  Saúde do Trabalhador na Construção das Políticas Públicas Nacionais
  • Relações de Produção, Consumo, Saúde e Ambiente
  • Introdução à Produção do Conhecimento em Saúde do Trabalhador
  • Atenção Integral à Saúde do Trabalhador 
  • Gestão da Atenção Integral à Saúde do Trabalhador 
  • Educação, Comunicação e Controle Social em Saúde do Trabalhador
 
Foram avaliados por meio das atividades propostas nas Unidades de Aprendizagem; da participação nos encontros presenciais e agora estão na penúltima fase: a defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). A última fase se trata de prova teórica, elaborada pela FIOCRUZ, que será aplicada no mês de outubro.

Os concluintes do Curso receberão o certificado de Especialista em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, expedido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). 

A conclusão deste curso é uma grande vitória para equipe de trabalho e alunos. É também uma vitória à Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador que se fortalece em todo o estado com a formação desses profissionais na área. Uma vez que o mesmo curso acontece em vários pontos do estado não só em Marília e região. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário