quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Sobre o V Encontro Regional de Saúde do Trabalhador

"Com efeito, por exemplo, se dois indivíduos absolutamente da mesma natureza se unem um ao outro, formam um indivíduo duas vezes mais poderoso que cada um deles separadamente, portanto nada mais útil ao homem que o homem." Espinoza
Espinoza em sua clareza e sensibilidade, criou essa frase, que como toda obra de um grande pensador, se adapta e ilumina diversas situações do cotidiano.
Pois bem, a frase espinoziana, é o princípio básico da ação em rede. O encontro em indivíduos, que se tornam potentes pela ocorrência deste encontro e que por estarem juntos, produzem afetos e grandes feitos.
Dizemos de grandeza, no sentido nobre desta palavra e não necessariamente nos referindo à dimensão objetiva, medida.
O V Encontro de Saúde do Trabalhador, promovido pelo CEREST fora promovido com a intenção de proporcionar um espaço potente à reflexões e encontros para que construíssemos juntos, uma rede articulada de cuidado com as crianças e adolescentes dos municípios, para que estes possam exercer atividades remuneradas que lhes sejam saudáveis, possíveis e cercada de cuidado que qualquer ser em desenvolvimento precisa.
Na execução do encontro, vivemos exatamente o que ocorre na formação de uma rede. Não basta unir pessoas. Não basta estar no mesmo espaço, uma rede não espera continuidade, harmonia todo tempo.
É preciso estar juntos e atentos para as eventualidades que irão surgir pela multiplicidade, porque a vida real é cheia de diferenças e semelhanças, facilidades e muitas dificuldades.
Ontem, nos deparamos com dificuldades para a realização de nosso evento.
Uma queda de energia, características dos últimos tempos de chuvas fortes em nossa região, tornaria o encontro impossível.
Pois foi a união da equipe e o empenho dos participantes que fez a potência de nosso encontro.
Enquanto equipe, juntos, fomos úteis a nós. Fomos potentes para vencer - ainda que parcialmente - as dificuldades.
Buscamos computador com carga, buscamos projetor - que limitado em sua definição de imagem ou luminosidade - apoiou minimamente a participação de alguns palestrantes.
Negociamos, corremos, buscamos gerador de energia.
Driblamos - na medida do possível - os ruídos que ele gera e até apoiar a equalização de som apoiamos, para que o microfone funcionasse melhor e permite o acesso às informações que os palestrantes proferiam aos integrantes da platéia.
Nos apoiamos e compartilhamos a angústia de lidar com as dificuldades, mas nada disso seria possível se não estivéssemos TODOS, JUNTOS.
Talvez a grande lição para nós e para a platéia que percebeu nossa vontade de fazer acontecer o evento, seja maior lição à ser associada no evento.
As condições não serão as melhores.
Nem sempre possibilitarão os encontros dentro da harmonia que esperamos.
Mas nem por isso devemos deixar de fazer. O empenho e investimento de realizar ações tem que existir e é a força para transpor as eventualidades e diferenças próprias de uma ação em rede que faz com que ela aconteça.
É isso o que deve ser feito para se construir uma rede de atenção à criança e ao adolescente em cada município, para que aos poucos os trabalhos inadequados a elas, ou mesmo a presença de crianças em ambiente de trabalho seja erradicada e a possamos mitigar os riscos nos ambientes que for possível que adolescentes trabalhem.
Fica aqui por tanto o nosso agradecimento ao cuidado de Cesar Patta (Secretaria de Estado da Saúde), Maria Helvira (COMETIL - Limeira) e Ângela (Assistência Social de Marília).
A atenção dos participantes do evento, que pacientemente procurar prestar atenção.
E a articulação da equipe de organização do evento.
Sem o encontro de todos nós, não sairia absolutamente nada.

Um comentário:

  1. Agradeço á todos mais uma vez pela compreensão e paciencia devido aos transtornos ocorridos neste evento.
    Gostaria de dividir meu sentimento de missão cumprida, minha satisfação em ver tanta dedicação e esforço em equipe para que a sensibilização daquele público acontecesse, para que a mensagem fosse repassada que em meio tanta dificuldade não perdemos o foco com a saúde dos trabalhadores e nesse momento em especial o cuidado com nossas crianças e adolescentes. De coração obrigado á todos ... Luciana Caluz Carvalho Pereira

    ResponderExcluir