quarta-feira, 11 de agosto de 2021

O CEREST apoia o Agosto Dourado


No dia 04 de agosto foi realizada uma live pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional de Marília e o Banco de Leite Municipal de Marília sobre o "Agosto Dourado".

A ideia foi uma iniciativa do CEREST Regional Marília em parceria, com o  Sindicato da Alimentação de Marília e Região (STIAM), o Sindicato dos Químicos de Marília e Região, Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (CISTT) junto ao Banco de Leite de Marília incentivar o aleitamento materno, as doações de leite, bem como, pensar em ações que contribuem para o fortalecimento do hábito do aleitamento materno exclusivo em Marília e região. 

A live foi conduzida por Luciana Caluz coordenadora do CEREST com a participação especial da enfermeira Sandra Domingues (Banco de Leite) que falou sobre a Semana Mundial de Aleitamento que é celebrada desde 1952 em diferentes países do mundo, mas que no Brasil, com a campanha Agosto Dourado dura o mês todo e não somente uma semana.

Sandra Domingues (Banco de Leite)


Sandra aponta que o leite materno é o melhor alimento - padrão ouro - para o desenvolvimento do bebê e o aleitamento exclusivo até os seis meses contribui para a saúde do bebê e recuperação da mãe no pós-parto evitando problemas de saúde para a dupla.

A enfermeira explica ainda, que é dever do governo e das instituições sociais, garantir e incentivar que o aleitamento materno seja realizado. 


Qual a relação aleitamento materno e saúde do trabalhador?

O CEREST se envolveu com a campanha do "Agosto Dourado" porque muitas trabalhadores, além de excelentes profissionais são também mães.

Portanto, cabe às empresas possibilitar às suas trabalhadora: 

1. Possibilitar a licença maternidade de no mínimo 120 dias - porque isso dá maior tranquilidade para realizar o aleitamento materno. 

2. No retorno ao trabalho, das mulheres/mães garantir que o aleitamento continue sendo realizado, seja com amamentação na empresa, seja com a possibilidade da mulher retirar e armazenar o leite  em recipiente limpo e no refrigerador, para posteriormente levar para o bebê.

3. Implantar a  licença maternidade de no mínimo 180 dias para trabalhadoras. 

Aliás, o item três pode garantir classificação "Empresa Cidadã" com benefícios fiscais às  empresas que incentivem com ações específicas o aleitamento materno com suas trabalhadoras. 

Se você quiser mais informação sobre essa possibilidade clique aqui!

Vale lembra que a doação de leite humano é muito importante e o Banco de Leite auxilia nesse ato de amor. 

Caso você, mulher trabalhadora, que lê este blog, tenha dúvidas sobre aleitamento materno entre em contato com o Banco de Leite de Marília, pelo telefone (14)3413-8696 e receba orientações. 

O horário de funcionamento do Banco de Leite é das 07:30 às 13:30 na R. XV de Novembro, nº 51. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário