sexta-feira, 10 de junho de 2022

12 de junho: Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

 O dia 12 de junho é o dia mundial de combate ao trabalho infantil. Nessa data se promovem reflexões sobre o direito de todas as crianças à infância segura, à educação e à saúde, livres da exploração infantil e de outras violações. Os eventos realizados ao redor do mundo têm objetivo de conscientizar a sociedade sobre os prejuízos causados pelo trabalho infantil e a necessidade de eliminá-lo do planeta.

No Município de Marília, retomamos as discussões com nossos pares no sentido de efetivarmos uma rede de prevenção e erradicação do trabalho infantil e foi instituída pela portaria número 41109 no dia 07 de junho de 2022 a COMISSÃO MUNICIPAL DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL.

  A comissão é composta por representantes de conselhos e secretarias do município e demais órgãos e representações da sociedade civil com as atribuições de contribuir para a sensibilização e mobilização de setores do governo e da sociedade em torno da problemática do trabalho infantil.

 Mesmo tendo sido identificada uma redução do número de trabalhadores infanto-juvenis em 2019, com o cenário pandêmico que assola o Brasil e o mundo, há um risco real de crescimento da utilização da mão de obra infantil, em razão dos impactos socioeconômicos, que persiste há mais de um ano, o que requer a adoção de medidas emergenciais por parte dos governantes estaduais e municipais visando salvaguardar estes sujeitos de direitos tão vulneráveis. 

O trabalho infantil é uma forma de violência perpetrada contra crianças e adolescentes, deixando marcas que, muitas vezes, tornam-se irreversíveis e duram a vida toda, trazendo graves conseqüências à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário