quarta-feira, 15 de junho de 2022

O trabalho da criança é brincar, estudar, sonhar... 12 de junho - Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil

 

Abrindo a semana de combate ao trabalho infantil, tivemos um Bate Papo com o profissional Marcos Hister Pereira Gomes, onde foi abordado o tema Comunicação não violenta e trabalho infantil.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Educação representada por profissionais das EMEIS e EMEFS, Conselho Tutelar, Famema, Vigilância Sanitária dos municípios de Tupã e Lucélia, CAPS Infantil, CRAS, CAE e CEREST.

As discussões giraram em torno dos tipos de atividades que envolvem o trabalho infantil, onde são realizadas, a incidência de doenças e riscos na população infanto-juvenil relacionadas ao trabalho e quais são os programas de apoio existentes para suprir as necessidades identificadas.

Para finalizar, foi feita uma reflexão sobre o quanto o trabalho ocupa o tempo e dificulta o convívio com seus pares, o repouso, o lazer, vivências lúdicas. No limitar ou impedir o direito de brincar e a manifestação do lúdico, a jornada de trabalho interfere em pontos essenciais para o desenvolvimento de afeto e da afetividade, tão importante para o bom relacionamento na família, na comunidade e desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes.







Nenhum comentário:

Postar um comentário