segunda-feira, 4 de maio de 2020

Atenção agente de endemias!

Os trabalhadores de serviços essenciais permanecem em atividade e portanto é necessário um cuidado especial na realização de atividades de rotina.
Esse é o caso dos agentes comunitários de endemias (ACE).
Esses agentes, são muito importantes no SUS, porque trabalham com a comunidade da área e bairro para facilitar o cuidado em saúde à população e a prevenção de doenças. 
O agente de endemias promove ações de educação em saúde junto à comunidade e informa à cada cidadão, em visitas à sua residência informações sobre riscos de doenças. Isso é feito através de visitas aos imóveis e localidades.
O objetivo é sempre trabalhar com prevenção e controle de doenças como dengue, leishmaniose... no controle de roedores e na prevenção de acidentes com cobras, escorpiões, aranhas. 
Os agentes de endemias não param no período de pandemia porque há outras doenças acometendo nossa população, como é o caso da dengue em nossa região, por esse motivo o CEREST em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, desenvolveu um material especialmente para agente de endemias, para uma orientação a ser realizada com agentes e distribuição de panfleto informativo, para que cada agente possa cuidar dos usuários do SUS de sua área de trabalho, mas principalmente, possam cuidar de si. E aqui vão nossas recomendações...



RECOMENDAÇÕES PARA O USO CORRETO DE MÁSCARAS CIRÚRGICAS DESCARTÁVEIS

01. Quais as vias de transmissão do novo coronavírus?

As principais vias de transmissão são a via de contato e a via respiratória (por gotículas e aerossóis). O doente ou portador, quando fala, tosse ou espirra, dispersa agentes etiológicos de doenças de transmissão aérea. Deste modo, qualquer pessoa pode ser exposta a esses agentes quando em contato com o doente ou portador, ao entrar em ambientes contaminados, ou ainda ao realizar procedimentos nestas pessoas.

02. O que é uma máscara cirúrgica e qual sua indicação de uso?

 A máscara cirúrgica é uma barreira de uso individual que cobre o nariz e a boca. Deve ser utilizada para evitar a contaminação da boca e nariz do profissional por gotículas respiratórias, quando o mesmo atuar a uma distância inferior a 1 (um) metro do paciente suspeito ou confirmado de infecção pelo novo Coronavírus (2019-nCoV)


03. Cuidados a serem seguidos ao utilizarem as máscaras cirúrgicas

- higienize as mãos com água e sabão ou utilize o álcool em gel antes de pegar ou tocar a máscara;
- coloque a máscara cuidadosamente para cobrir a boca e o nariz e ajuste com segurança para minimizar os espaços entre a face e a máscara;
- enquanto estiver em uso, não toque na parte da frente da máscara;
- substitua a máscara por uma nova máscara limpa e seca assim que a antiga tornar- se úmida, molhada.
- remova a máscara usando a técnica apropriada (ou seja, não toque na frente da máscara, que pode estar contaminada,  remova sempre pelas tiras laterais);
- após a remoção da máscara ou sempre que tocar de maneira descuidada na máscara usada, deve-se realizar a higiene das mãos;
- durante o o descarte envolva a máscara utilizada em um saco plástico e descarte em um lixo comum, esse cuidado é para evitar infectar coletores de lixo e outros locais. 
- não reutilize máscaras descartáveis.






Nenhum comentário:

Postar um comentário