sexta-feira, 24 de julho de 2020

Tem notícia boa por aqui!

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador tem se dedicado à organizar suas atividades conforme necessidades identificadas no território de atuação. 

Como tem acontecido com muitos  trabalhadores e equipes nesse período de pandemia, o CEREST vem se reinventando e se reorganizando, nas ações de vigilância, educação e assistência. O futuro parece chegar toda semana!

Muito atentos aos acontecimentos, após levantamentos na internet, pensamos em uma ação com professores ao encontrar números como esses:


Fonte: Instituto Península 


Então recebemos o convite para uma ação por videoconferência com uma escola municipal de Marília e isso gerou uma postagem no facebook do CEREST. Assim, o CEREST entrou em dois novos espaços: o espaço da educação e suas necessidades e o mundo virtual das redes sociais.

Dessa soma, descobrimos que haviam muitos professores interessados que algum órgão pensasse neles. A publicação alcançou 1300 pessoas e em torno de 100 reações, comentários e compartilhamentos; números altos para o nosso facebook que ainda está engatinhando. 

Isso nos fez perceber que havia uma necessidade no território de um acolhimento cuidadoso a esses professores, o que fortaleceu a iniciativa de parceria com a Secretaria Municipal de Educação que  topou conceder a possibilidade de realizar videoconferência com outros profissionais da educação e o projeto cresceu!

Na próxima semana a ideia é "conversar" com aproximadamente 200 profissionais da educação.

Estamos em fase de estudo para unir informações que temos sobre saúde mental na pandemia e nos aproximar dos assuntos pertinentes à realidade profissional dos nossos convidados. 

Já percebemos alguns pontos: a pandemia apenas intensificou algumas fragilidades da educação e as desigualidades em todo o país. Também identificamos que as potencialidades já existentes, contribuem para superar um pouco o distanciamento social na educação: como a dedicação de cada um dos profissionais envolvidos em enfrentar esse momento.

Assim, para nossa conversa na próxima semana, estamos pensando em como interagir de modo a "ouvir" e acolher, de algum modo, os professores com quem estaremos, da maneira mais atenciosa possível. Garantimos desde já, que os microfones estarão disponíveis, formulário google para os tímidos se expressarem também e a escuta em saúde fará parte do nosso encontro.

Afinal, é tarefa do CEREST, estar com os trabalhadores em suas necessidades em saúde. 

Seguimos, unidos utilizando a tecnologia como espaço de reflexão e expressão. 





 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário