terça-feira, 15 de julho de 2014

Seis indícios de que o trabalho pode estar te fazendo mal!







As dificuldades enfrentadas pelas mulheres no trabalho, tem ganhado espaço inclusive nas revistas destinada às mulheres. A revista NOVA Cosmopolitan da editora Abril publicou a reportagem: "Seis indícios de que o trabalho está te fazendo mal" contendo índices de pesquisas da Associação Americana de Psicologia (APA) sobre problemas enfrentados por mulheres que enfrentam dificuldade no dia a dia devido seu trabalho. A reportagem leva leitoras a uma breve reflexão iniciando com o apontamento: "Seu trabalho pode estar prejudicando até mesmo seu bem-estar e sua saúde. Veja alguns indícios e analise se não é hora de mudar de emprego".
A publicação de reportagens deste tipo nos aponta que a ocorrência de adoecimentos ou ocorrências estressantes associados às atividades laborais tem atingido um grande público e a reportagem embora sucinta chama atenção para uma autoavaliação que procure identificar se o processo de trabalho ou a forma como as mulheres têm encarado o trabalho provocam sofrimento físico e emocional às mulheres. Nós do CEREST, reafirmamos a importância de refletir sobre os benefícios e malefícios que o exercício do trabalho traz às trabalhadoras, e se mudar de emprego não for a melhor escolha, que pelo menos as trabalhadoras busquem formas de conviver melhor com o trabalho. Então confira os 6 indícios!


Indício 1: Você tem ficado doente com frequência

 

Você costumava ter uma saúde de ferro, porém, nos últimos tempos, ficou gripada quase toda semana, tem dor na garganta com frequência e sua cabeça dói no final do expediente. Já nos finais de semana, longe do escritório, você fica bem - e sente vontade de chorar na noite de domingo só de pensar que está prestes a começar tudo de novo. 
  
Indício 2: Você compensa nervosismo e ansiedade com comida

Sua mesa do trabalho parece mais uma loja de doces: chocolate, bolacha e pães nunca faltam ao seu redor. Ao sinal do menor problema com seu chefe, com a equipe ou projeto, você ataca a primeira guloseima que aparecer na frente - e já notou que isso te rendeu uns quilinhos a mais.

Indício 3: Dores musculares fazem parte da sua rotina

 

Suas costas, ombros e pescoço vivem doloridos e você se sente desconfortável do momento em que senta em frente ao computador até a hora de ir embora do trabalho. Nem toda massagem do mundo é capaz de te deixar relaxada.

  
Indício nº4: Você força a vista na frente do computador

 

Você passa tantas horas na frente do computador que sua visão fica turva, os olhos parecem secos e sua cabeça dói.  

Indício nº5: Você está estressada com tudo e com todos

De acordo com um estudo da Associação Americana de Psicologia (APA), os principais sintomas do estresse causado pelo trabalho são dor de cabeça, fadiga, náuseas e respostas emocionais como raiva. O estresse também pode afetar negativamente a produtividade e aumentar o risco de doenças e lesões. 
 

Indício nº6: O trabalho está atrapalhando seu relacionamento

Segundo a Associação Americana de Psicologia (APA), 61% das mulheres com trabalho estressante reclamam que isso afeta negativamente o namoro ou casamento. 79% dos homens na mesma situação também apresentaram a queixa. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário