quinta-feira, 29 de junho de 2017

CEREST vai à UNESP Marília para falar sobre Estresse e Depressão em trabalhadores

O CEREST Marília, com o intuito de divulgação de informações referentes à Saúde do Trabalhador em toda sua área de ação, aceitou, através da psicóloga Daniela Maia Veríssimo, realizar a palestra no último dia 27.
Lá foi possível encontrar trabalhadores interessados no tema,  apontar os principais sintomas de Estresse e Depressão, os fatores causadores presentes na rotina dos funcionários, assim como instrumentalizá-los com possíveis estratégias de enfrentamento. Como os trabalhadores vivenciam um período de diversos colegas aposentando, bem como, baixo número de contratações para substituições, a fala na palestra objetivou apontar ações que podem ser realizadas pelos próprios trabalhadores que incidam diretamente na qualidade de vida, contribuindo no alívio do estresse e diminuição da possibilidade de ocorrência de depressão.
Além de ser uma ação obrigatória do CEREST, participar de experiências desse tipo é gratificante para nós, e sempre que possível estaremos a disposição para ações pertinentes à Saúde do Trabalhador no território.  
  
 Veja abaixo a reportagem veiculada no site da unesp no link ou confira o texto de  Luiz Gustavo Leme na íntegra diretamente pelo blog do CEREST aqui abaixo:
 
"Estresse e depressão no trabalho é tema de palestra na Unesp
Seção Técnica de Saúde promove atividade para servidores do câmpus no dia 27/6
[21/06/2017]
O estresse no trabalho tem sido um tema amplamente discutido e pesquisados neste século. O interesse sobre o tema se deve à preocupação dos pesquisadores com as várias consequências negativas que podem decorrer do estresse. Teóricos afirma que o estresse no local de trabalho resulta em custos muito elevados para indivíduos, para organizações e para a sociedade. Além do que, o estresse intenso ou prolongado pode ter impacto negativo na saúde física e mental de uma pessoa, podendo, em situações extremas, causar doenças cardíacas, dores generalizadas, distúrbios gastrointestinais, ansiedade, depressão etc.

Uma pesquisa realizada pela FGV e publicada na Revista de Administração Pública sobre o estresse e a depressão no serviço público confirma como estressores organizacionais fatores intrínsecos ao trabalho e relacionados ao papel do indivíduo na organização. A pesquisa mostra que apenas o fator emocional presente no ambiente de trabalho nas organizações públicas já influencia o estresse ocupacional psicológico. 

Com base nessas preocupações, a Seção Técnica de Saúde da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp, Câmpus de Marília, convida os servidores técnico-administrativos e docentes para participar de uma palestra no próximo dia 27 de junho, com o tema "Estresse e Depressão no Trabalho", que será proferida pela psicóloga Daniela Maria Maia Veríssimo, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Marília.

Atividade será realizada no Auditório da Sala 64, no Prédio de Atividades Didáticas, a partir das 14h30. Os interessados devem se inscrever enviando um e-mail para sts@marilia.unesp.br.

Sobre a palestrante
Daniela Veríssimo é doutoranda em Psicologia na Unesp em Assis, com mestrado e graduação na área na mesma Instituição. Atualmente, além de psicóloga no CEREST de Marília, é docente no curso de Psicologia da Faculdade da Alta Paulista FAP/FADAP, onde também é supervisora do Estágio de Formação em Saúde, em Psicologia Hospitalar. Atua também como Psicóloga Clínica em consultório particular. Possui aprimoramento profissional em Psicologia Hospitalar e Saúde Pública pela Faculdade de Medicina de Marília (Famema). Desenvolve pesquisas em Psicanálise e Saúde do Trabalhador, Saúde Mental e Trabalho, Relação mãe-bebê, Psicologia Hospitalar e Saúde Pública.

depress-cartaz.png
Luiz Gustavo Leme"

Nenhum comentário:

Postar um comentário