sexta-feira, 27 de setembro de 2019

CEREST vai ao Atacadão, conversar sobre saúde mental com trabalhadores

Setembro é o mês destinado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio e todos os profissionais de saúde de Marília estão empenhados nesse movimento de conscientização e valorização da vida, assim como, participando de formações e capacitações para cuidar adequadamente da população mariliense. 
O CEREST como órgão do SUS e integrante da rede pública de saúde de Marília, também aderiu a campanha conhecida como "Setembro Amarelo" e uma das ações do Centro de Referência ocorreu na filial de Marília do Atacadão, supermercado atacadista, com os trabalhadores da unidade.
A atividade foi realizada, esta semana, 23/09 pela psicóloga do CEREST Daniela Maia, na sala de integração e reuniões do mercado com funcionários de diversos setores, a pedido da equipe do Atacadão.
Foram abordados temas sobre o que é depressão, ansiedade, sintomas e tratamento, como modo de prevenção ao suicídio.
Também foram apresentadas mitos e verdades sobre suicídio, fatores de risco, mas a conversa teve como foco ações cotidianas preventivas de sofrimento psíquico e sua consequência mais grave: o suicídio.    

Foi discutida a importância em lidar com a vida e suas dificuldades, compreendendo que sofrimentos fazem parte do dia a dia, além de enfatizar que auto cuidado, hábitos como dormir o suficiente para descanso, alimentar-se para nutrir o corpo, realizar atividades físicas como caminhadas, buscar momentos de lazer e conversar com pessoas próximas sobre situações que incomodam são fundamentais para uma vida com qualidade. 






A conversa foi bastante produtiva, nas fotos, tiradas na apresentação da atividade, vemos o contato entre funcionárias do RH e os trabalhadores que participaram da palestra, contato importante para uma melhor qualidade de vida no trabalho.
Pois a ação contemplou inclusive apontamentos sobre qualidade de vida no trabalho, que é o principal foco de trabalho no CEREST.
O encontro permitiu por fim,  resolver dúvidas dos trabalhadores e receber orientações sobre como procurar ajuda no serviço público de saúde, quando se está em sofrimento psíquico. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário