segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Alunos da Medicina da Unimar conhecem o CEREST Marília

Uma das funções principais do CEREST é ser pólo irradiador de cultura em saúde do trabalhador. Para isso, nossa sede sempre está de portas abertas para receber visitantes que tenham interesse em conhecimentos da área de saúde do trabalhador e queiram compreender quais ações são desenvolvidas, em Marília e região, na proteção e vigilância à saúde dos trabalhadores de nossa área de abrangência.
Por esse motivo recebemos cerca de 100 alunos do curso de Medicina da UNIMAR, acompanhados da professora Gabriela Gazetta, para conhecerem o espaço físico do CEREST e conversar um pouco sobre saúde do trabalhador, na última quinta-feira, 26/09/2019.
Professora Gabriela Gazetta (em primeiro plano) e parte de seus alunos  no CEREST
Como o grupo de alunos era muito grande, foram agendadas visitas por horário para dividir o grande grupo em 4 pequenos grupos e atender de modo mais personalizado possível as necessidades e dúvidas dos alunos. 
Daniela, psicóloga do CEREST com um dos grupos de alunos

O objetivo principal da visita, para nós do CEREST, é sensibilizar os estudantes a compreender que os pacientes que atenderão no futuro, terão sua saúde marcada pelo seu exercício laboral e pelo ambiente em que desempenham suas atividades profissionais. 
Assim, buscamos despertar nos graduandos o interesse pelo olhar integral à saúde daqueles de quem irão cuidar. 
Foram também apresentados pontos importantes da legislação do Programa Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, e explicou-se como são executadas as ações de vigilância no município e na região, através de capacitações da rede, das fichas de notificação e sensibilização dos pontos pronto-atendimento, unidades de saúde e especialidades na identificação de agravos à saúde do trabalhador. Exemplificamos ações de inspeção em ambiente de
trabalho e de assistência à saúde dos trabalhadores.

Daniela e outra turma de alunos minutos antes da palestra
A ideia é formar nos estudantes a consciência sobre saúde do trabalhador ainda na graduação. 
Por fim, como este dia de visitas foi coordenado pela psicóloga do CEREST Daniela Maia Veríssimo, foi realizado um alerta sobre a importância do cuidado dos estudantes com sua saúde física e mental atual e no futuro, apontando para os altos índices de ocorrência de burnout em trabalhadores da saúde, o que pode levar quadros de sofrimento psíquicos graves. Estamos no setembro amarelo e nunca é demais falarmos sobre prevenção em saúde mental, não é mesmo?
A conversa foi boa e receber visita é sempre muito importante para a equipe do CEREST.


Uma das discentes de medicina (em primeiro plano) e os demais alunos visitantes de medicina 


Nenhum comentário:

Postar um comentário